Neste texto, continuarei falando da história de Paulo e Silas em sua ida até Filipos.
Sem tristeza, vergonha ou medo, eles foram e falaram do evangelho, ganhando a vida de Lidia e sua família e, como continuavam, falavam de Jesus para muitas outras pessoas. Até que isso chegou até uma mulher possuída pelo espirito da adivinhação.
“Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.”
Atos 16:16-18
Forte, hein? A mulher os perseguia falando a verdade, mas aquilo irritou a Paulo! A situação se repetia já a dias... e Paulo, já cansado de assistir aquela cena de ter uma mulher possuída e gerando lucros às suas custas, expulsou o demônio!
Você certamente pensaria: GLÓRIAS A DEUS! (eu também), mas não foi o que aconteceu lá, apesar de ter sido um ato lindo!
Os homens que perderam seus lucros se irritaram e revoltaram contra Paulo e Silas e os levaram às autoridades para serem presos! (e eles pagaram muito mais por isso!).
“Vendo os seus senhores que se lhes desfizera a esperança do lucro, agarrando em Paulo e Silas, os arrastaram para a praça, à presença das autoridades; e, levando-os aos pretores, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbam a nossa cidade, propagando costumes que não podemos receber, nem praticar, porque somos romanos. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança. Este, recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco.”
Atos 16:19-24
E aí? Você acha justo o que aconteceu? O que eles fizeram de errado?
NADA, né?
Mas e ai? Viram que eles foram PROVADOS (texto 1) por não ter VERGONHA de falar do evangelho (texto 2) e sendo BOCA DE DEUS (texto 3) na vida das pessoas? Eles foram injustamente castigados, pelo nome de Cristo!
E como mencionado nos outros textos, devemos ficar ALEGRES no lugar de reclamar! E foi EXATAMENTE o que eles fizeram! Eles passaram por esta prova DANDO GLÓRIAS A DEUS! E continuaram em alto e bom tom, para que as outras pessoas ouvissem, dentro da prisão!
“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.”
Atos 16:25
E aí? Você faria o mesmo? Ou ficaria murmurando e reclamando? Pense na sua situação atual e reflita: você está dando glória a Deus?
Não? Então vamos começar AGORA MESMO! Pegue a música abaixo e cante em meio às provas: EU VOU PASSANDO PELA PROVA DANDO GLÓRIA A DEUS!
-I.
...continua...
Texto 1
Texto 2
Texto 3
Texto 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário