5º dia do propósito
-T.
“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.” Gálatas 5:22-23
Hoje iremos falar sobre DELICADEZA, em outras traduções AMABILIDADE, BENIGNIDADE.
Delicadeza:
1. qualidade de quem ou daquilo que é delicado
2. fragilidade
3. suavidade
4. manjar fino
5. perfeição
6. suscetibilidade
7. gesto de atenção ou carinho; mimo
8. cortesia; boa educação
9. atenção minuciosa; cuidado
Amabilidade:
1. Característica ou atributo de ser amável; afabilidade, ternura ou delicadeza: proferiu-lhe amabilidades;
2. Vocábulo ou comportamento que revela educação, cortesia ou fineza; educação, graciosidade ou cordialidade: demonstrando grande amabilidade, cedeu-lhe o lugar.
Benignidade:
Característica do que é benigno, generoso ou benevolente.
Bondade; particularidade do que é afável ou indulgente.
Atitude gentil: 1 gentileza, amabilidade, cortesia, educação, fineza, afabilidade, polidez, elegância, civilidade, urbanidade, distinção, tato, política. Comportamento meigo: 2 meiguice, doçura, carinho, ternura, brandura, afeto.
Benignidade é a palavra grega “chrestotes” que significa amabilidade, afetuosidade, gentileza, delicadeza, suavidade, cortesia, brandura, carinho, meiguice, ternura e doçura no modo de tratar as pessoas.
Empatia fazer o bem sem olhar a quem, ser amável com todos, delicadeza ao tratar aos pessoas.
Quando entramos no deserto tudo que queremos saber é do final dele, a hora de receber o prêmio, todos querem a bênção, mas poucos querem o processo, que é doloroso eu sei. As vezes você pode pensar que esse processo é na verdade uma tortura, que você já entendeu tudo e que já está pronto, mas na verdade é muito mais do que isso, Deus não quer apenas te fazer entender o que você fez ou deixou de fazer, Deus quer mudar o SEU CARÁTER, não apenas no deserto mas para sempre. Mudança de caráter verdadeira e genuína, onde todos possam perceber e você se torne um testemunho vivo. Deus quer que sejamos imitadores de Cristo e pra isso precisamos passar por esse processo, que as vezes é tão doloroso mas só através dele, nos tornaremos imitadores de Cristo e teremos em nós os frutos do Espírito Santo, como Jesus em sua perfeição nos mostrou como ser, em amor, delicadeza, amabilidade e benignidade.
Fala com sabedoria e ensina com amor. (Provérbios 31:26)
Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade. (2 Timóteo 2:24-25)
Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. (Romanos 12:10)
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. (Filipenses 4:5)
Não caluniem ninguém, sejam pacíficos, amáveis e mostrem sempre verdadeira mansidão para com todos os homens. (Tito 3:2)
Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. (Tiago 3:17)
O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito. (Provérbios 15:4)
Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus. (Lucas 6:35)
Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem. (Romanos 12:14)
Quem faz o bem aos outros, a si mesmo o faz; o homem cruel causa o seu próprio mal. (Provérbios 11:17)
Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; ao contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança. (1 Pedro 3:9)
Com um pouco de ira escondi a minha face de ti por um momento; mas com benignidade eterna me compadecerei de ti, diz o Senhor, o teu Redentor. (Isaías 54:8)
Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? (Romanos 2:4)
Propósito completo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário