(Êxodo 14:1-14)
Disse o Senhor a Moisés:
"Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom.
O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.
Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor". E assim fizeram os israelitas.
Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de ideia e disseram: "O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas sair e perdemos os nossos escravos!"
Então o faraó mandou aprontar a sua carruagem e levou consigo o seu exército.
Levou todos os carros de guerra do Egito, inclusive seiscentos dos melhores desses carros, cada um com um oficial no comando.
O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente.
Os egípcios, com todos os cavalos e carros de guerra do faraó, os cavaleiros e a infantaria, saíram em perseguição aos israelitas e os alcançaram quando estavam acampados à beira-mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.
Ao aproximar-se o faraó, os israelitas olharam e avistaram os egípcios que marchavam na direção deles. E, aterrorizados, clamaram ao Senhor.
Disseram a Moisés: "Foi por falta de túmulos no Egito que você nos trouxe para morrermos no deserto? O que você fez conosco, tirando-nos de lá?
Já tínhamos dito a você no Egito: 'Deixe-nos em paz! Seremos escravos dos egípcios!' Antes ser escravos dos egípcios do que morrer no deserto!"
Moisés respondeu ao povo: "Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem.
O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se".
Antes do mar vermelho ser aberto para que os israelitas pudessem passar para fugir de Faraó, eles se encontraram literalmente em um beco SEM SAÍDA, não tinham para onde correr estavam cercados. E como eles quantas vezes nós já passamos por situações assim, ou estamos passando, do qual não vemos saída, do qual estamos em um beco sem saída, do qual só o Senhor pode nos livrar.
Deus fez com que os israelitas voltassem e fossem pelo caminho MAIS LONGO e sem saída, e assim Deus muitas vezes nos permite voltar para trás, para nos mostrar que existem milagres que vem com cara de derrota. Deus nos permite voltar para trás para nos trazer experiências, dependência, confiança. Ele nos coloca em becos sem saída, para contemplarmos a sua glória e entender de uma vez por todas que somente Ele pode nos livrar. POIS COM DEUS SEMPRE TEM UMA SAÍDA! DEUS ABRIU O MAR VERMELHO, ESSE SEU BECO SEM SAÍDA, TEM SAÍDA SIM!
Deus sempre terá uma saída para nós, para os nosso problemas, para os nossos becos sem saída, mas muitas vezes para agir em nossos vidas primeiro Ele quer que aja mudança em nós, mudança de posicionamento, de atitude, dos velhos "eus" por isso nos permite passar por becos sem saída, onde a nossa única esperança esteja Nele. Deus quer fazer muitos milagres em nossas vidas, abrir muitos mares, Deus quer nos abençoar, mas antes quer a nossa mudança, pois...
...DEUS NÃO QUER APENAS QUE SAIAMOS DO EGITO, MAS QUE O EGITO SAIA DE DENTRO DE NÓS.
HOJE DEUS MANDA TE DIZER, ESSE BECO SEM SAÍDA, TEM SAÍDA!
PI-HAIROTE NUNCA MAIS!!!!
{[Mas lembre-se que antes de Deus abrir o mar vermelho para o povo passar, Deus pediu para que os israelitas marchassem e que Moisés estende-se o seu cajado e fende-se o mar e assim ele se abriu (Êxodo 14:15-16) - Eles deram o primeiro passo, e você ? Qual é o primeiro passo que Deus quer que você dê para que Ele possa fazer o seu milagre ? Pense nisso!]}
Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje veem. (Êxodo 14:13)
-T.
Nenhum comentário:
Postar um comentário