sábado, 9 de novembro de 2019

CAMPANHA RECONSTRUINDO OS MUROS


CAMPANHA RECONSTRUINDO OS MUROS :


Neemias é conhecido como o reconstrutor das muralhas de Jerusalém. Neemias significa: ‘Deus conforta’ ou ‘Deus consola’. Através desse livro, Deus nos chama a edificar nossa alma e nossa vida onde os nossos muros foram destruídos e nos dá 18 estratégias para isso
O autor do livro de Neemias talvez seja Esdras, que o escreveu juntamente com o livro de Esdras por volta de 430 AC. É um livro que fala de restauração de muros, de almas, de relacionamentos; enfim, do que já se perdeu.
Os babilônicos conquistaram Judá em 586 AC. A Pérsia, por sua vez, conquistou a Babilônia (539 AC) e depois permitiu que os judeus retornassem a Jerusalém. Em 445 AC os desafios da reconstrução da terra natal lhes haviam baixado o moral. Sob a liderança de Esdras, eles haviam reconstruído o templo (458 AC), mas os muros da cidade permaneciam em ruínas.
Susã era a capital de inverno do Império Persa, localizada cerca de duzentos e quarenta quilômetros ao norte do Golfo Pérsico, onde hoje é a fronteira entre Irã e Iraque. Susã ficava a sudoeste de Bagdá e distava de Jerusalém cerca de mil e seiscentos quilômetros. Foi também cenário da história de Ester. O mês de Quisleu corresponde a novembro-dezembro no calendário cristão.
Neemias era o copeiro do rei Artaxerxes, que corresponde hoje aos serviços secretos que os países mantêm para a proteção do seu presidente, ou seja, ele provava a comida e a bebida servida ao rei. Ele chorou quando soube da notícia sobre os muros destruídos e as portas queimadas, por isso orou e jejuou por quatro meses (o mês de Nisã descrito em Ne 2: 1 corresponde a março-abril no calendário cristão), pediu a direção de Deus e achou graça aos olhos do rei para voltar à sua terra e reconstruir. Da mesma forma, quando o Espírito nos mostra nossa alma e nossa vida destruída, choramos, oramos, pedimos a direção de Deus e nos dispomos a reedificar nossas portas e nossos muros. Quando falamos de muros, estamos falando biblicamente da proteção do nosso espírito e da nossa alma. Portas significam (neste caso de Neemias): poder e autoridade, limite ao avanço do inimigo, assim como coluna (que vemos em outros textos bíblicos) significa: vida de oração. O templo é o nosso espírito, assim como Jerusalém é a nossa alma, a cidade que precisa ser reconstruída. Torre significa: vigilância, lugar de comunhão com Deus, que nos avisa de ataques e estratégias.
Neemias obedeceu a alguns princípios básicos para reconstruir, e é o que vamos estudar com mais detalhes agora, pois são princípios a serem obedecidos para a nossa reconstrução interior:
1º) Humilhou-se diante de Deus e confessou os seus pecados e os do povo. 
2º) Pediu o que necessitava para realizar sua viagem e seu trabalho de reconstrução com sabedoria e certeza.
3º) Declarou a carta do rei aos governadores liberando o trabalho, ou seja, depois que o rei lhe tinha dado cartas, ele só teve que entregá-las aos governadores das províncias como uma ordem real que não poderia ser revogada (Ne 2: 9). Da mesma forma é conosco. Quando Deus nos autoriza a reconstruir, passamos a profetizar Sua palavra para que ela se cumpra. Ela vai à nossa frente preparando o caminho para que executemos Sua vontade no mundo natural. É claro que ao profetizarmos nossa vitória, o inimigo vai ficar sabendo. Sambalá, o horonita, e Tobias, o amonita, ficaram sabendo e se opuseram. Sambalá poderia ser o governador de Samaria, região imediatamente ao norte de Jerusalém. Tobias, possivelmente, era governador de Amom, região a leste de Jerusalém, do outro lado do rio Jordão, e amigo e parceiro de Sambalá nos negócios. Embora sob jugo persa, esses homens haviam-se tornado poderosos e ricos, exercendo controle sobre Jerusalém e seus habitantes. É provável que não apreciassem a entrada de ninguém em seu território. Sambalá significa: ódio disfarçado, força, violência. Tobias significa: YHWH é Deus, Deus é bom. Figuradamente, representa: acomodação, ou seja, faz-nos achar boa a situação em que estamos. Mais adiante no texto, vamos encontrar outro personagem chamado Gesém, o arábio. Gesém significa chuva e, biblicamente falando, chuva é a presença do Espírito em nós, resposta de oração do céu. 
4º) Não falou com ninguém antes de inspecionar o estrago (Ne 2: 11-16). 
5º) Só depois de avaliar a destruição, pediu ajuda dos que queriam edificar com ele (Ne 2: 17-18). 
6º) Não deu atenção aos que zombavam (Ne 2: 19-20). Neemias deu uma resposta à altura das zombarias e provocações colocando Deus na frente de tudo.
7º) Colocou mãos à obra (Ne 3: 1-32). Neemias separou o povo em grupos para reconstruir cada parte dos muros. 
8º) Vigiou e trabalhou ao mesmo tempo (Ne 4: 1-23), com ânimo, força e perseverança; mesmo debaixo das ameaças, eles não deixaram o trabalho por nada. Como o muro foi significa continuar orando, profetizando.
9º) Não se rendeu ao inimigo nem tirou vantagem dos que o ajudavam (Ne 5: 1-19). 
10º) Pediu discernimento a Deus para não cair nas ciladas do inimigo e não se deixou distrair por coisas fúteis e sem importância que foram colocadas em seu caminho para que ele 
11º) Manteve vigilância para evitar roubo e invasão até que Deus enchesse plenamente o lugar (Ne 7: 1-14). 
12º) Deixou a glória do trabalho para Deus (Ne 6: 16). Neemias reconheceu que por intervenção de Deus é que completou a obra, 
13º) Depois de reconstruir, viveu como nova criatura (Ne 8 e 9). 
14º) Consagrou o trabalho ao Senhor e manteve o louvor (Ne 12: 27-47). Louvar o Senhor é uma forma de manter nossos muros no lugar.
15º) Deixou de fora a imundícia e manteve dentro somente o que era santo (Ne 13: 1-3). O espírito do mundo, com idolatria e obras da nossa vida.
16º) Não deixou mais o comodismo e a estagnação tomarem conta do seu espírito em relação à obra de Deus (Ne 13: 4-9). 
17º) Não carregou jugo nem fardo, não fez o trabalho de Deus, mas descansou nele (Ne 13: 15-22).
18º) Não fazer acordo com o que é impuro (Ne 13: 23-31).
Início da Campanha em 10/11/19
Término em 30/11/19
Campanha em jejum  onde diariamente estará sendo postado no Blog um devocional diário da Campanha.
Estaremos em oração para que Deus reconstrua os muros quebrados em nossas vidas durante 21dias.
Tipos de jejum que podemos fazer:
Jejum parcial: neste você irá escolher uma refeição e jejuar sobre ela, por exemplo, se escolher jejuar o café da manhã, só poderá alimentar após o horário do almoço, isto é, pode almoçar, lanchar e jantar, mas cuidado para mão comer em excesso tentando recuperar o que não comeu no café da manhã, sejamos honestos com o Senhor.
Jejum integral: com este, você escolhe apenas uma refeição para se fazer durante o dia e o resto se alimenta com líquidos, exemplo: caso queria tomar o café da manhã, você faz sua refeição de manhã normalmente, e após isso não come mais nenhum alimento, apenas ingeri líquidos, podendo ser café, chá, leite, suco (desde que não seja alimentos batidos ficando mais uma pasta do que líquido), ou qualquer que seja o líquido. Pensem bem antes de escolher este pois, ele é mais difícil de se fazer e por isso a chance de abandona-lo é maior.
Jejum seletivo: já neste, você pode escolher um alimento ou mais que gosta muito e tem o hábito de comer todos os dias, e então jejua sobre ele, por exemplo: carne, doce, café, refrigerante, enfim, qualquer coisa, mas como eu disse se esse alimento for consumido todo o dia e que goste muito, caso contrário não será sacrifício.
Que Deus na sua infinita misericórdia e bondade  se agrade de nós e que tenhamos muitos testemunhos para a honra e glória de Deus .


Um comentário:

  1. Amém, vamos começar mais uma batalha e nossa vitória será certa em nome de Jesus Cristo,

    ResponderExcluir