quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Terceiro Devocional da Campanha:


  “Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a       sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado” (2 Re 5:14)
Ler o texto: 2 Re 5:1-17
Naamã era o general dos exércitos do rei da Síria. A Palavra do Senhor nos mostra que este era um grande homem, não apenas diante do seu rei mas também diante do povo, já que por ele o Senhor dera livramento à Síria. Naamã era um homem de respeito e de coragem.
No entanto podemos ver neste texto que nem tudo era perfeito na vida do general Naamã. A Palavra também nos mostra que este mesmo homem valente e respeitoso padecia de um terrível mal: ele era leproso!
Um contraste na vida de um homem, que estava acostumado com os melhores lugares na mesa de seu rei, acostumado com roupas finas, honras e glórias, mas que vivia envolvido em um quadro de humilhação e vergonha, pois essa era a vida de um leproso, uma vida de humilhação e vergonha!

mergulho-no-jordaoMas essa realidade pode ser transformada!
A Bíblia diz, que chega a casa de Naamã uma escrava, uma menina jovem, da terra de Israel. Ela traz as “boas novas” a Naamã, dizendo que havia nas terras de Samaria um profeta que poderia mudar a sua sorte!
Está diante de Naamã um “caminho” para alcançar a sua vitória. Da mesma forma, esse mesmo caminho é colocado diante de nós.
O exemplo da caminhada de fé e da obediência de Naamã nos ensina 3 coisas importantes:
1) Dar um passo de fé (Vs 4-5).

Ao ouvir as palavras daquela moça, de que havia em Israel uma esperança de cura para a sua vida, Naamã toma uma decisão, dando um passo de fé. O texto nos mostra que ele pediu autorização e conselho de seu rei e partiu.
O Senhor nos tem dado uma direção, um caminho de vitória que é colocado diante de nós. O que precisamos de fazer é simplesmente darmos um passo de fé, crendo e confiando que Ele nos conduzirá nessa caminhada.
“Andamos por fé, e não por vista.” (2 Co 5:7)
2) Dar ouvidos a voz de Deus (Vs 10-13).

Chegando a casa do profeta Eliseu, Naamã recebe uma direção do que haveria de fazer para ser curado, porém nesse momento a voz do orgulho começa a sussurrar nos ouvidos de Naamã, colocando em causa aquilo que o profeta, direcionado pelo Senhor ordenara para que ele fizesse!

Precisamos dar ouvidos à voz do Senhor, seguindo a direção que Ele nos dá. Somente através disso alcançaremos a nossa vitória e não andaremos confundidos.
“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Rm 10:17)
3) Obedecer (V14)

Depois de se indignar, Naamã decidiu dar ouvidos à direção do homem de Deus. Ele desceu no rio Jordão mergulhando 7 vezes como o profeta ordenara, e a sua carne fora totalmente restaurada, ele ficou totalmente purificado, e sua pele se tornara como a pele de um bebé!
A chave da vitória na vida de Naamã foi a obediência.

Por vezes temos vivido uma vida de sacrifícios sem vitórias, porque não seguimos esses princípios importantes: FÉ E OBEDIÊNCIA – a chave para a nossa vitória!
“Obedecer é melhor do que sacrificar…” (1 Sm 15:22b)
Oração: Oh, Senhor, Tu és aquele que nos cura e nos livra de todo o mal. Neste momento eu clamo a ti em o nome de Jesus, pedindo que me possas ajudar a viver uma vida de fé e obediência a ti e aos líderes que tu colocaste em minha vida. Tira de mim todo espírito de autossuficiência. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário