segunda-feira, 22 de junho de 2020

LIMITES NO NAMORO







*Fuja dos desejos malignos da juventude. 2 Timóteo 2:22*

Quando estamos apaixonados, desejamos passar a maior parte do tempo ao lado da pessoa amada. Mais que isso, com o aumento da intimidade, desperta-se o desejo de tocar o corpo do outro.

Isso é perigoso. Se der vazão, o casal será fortemente manipulado por seus hormônios. E a vontade de Deus é que tenhamos domínio próprio. Em 1 Tessalonicenses 4:3 a 8, Paulo diz que o crente tem que aprender a viver no centro da vontade de Deus. Ele ensina que devemos ter controle sobre o próprio corpo, não podemos ser dominados por paixões desenfreadas nem viver na impureza. Jovens namorados que têm relacionamento sexual antes do casamento perdem o que há de mais bonito no amor.

Paulo diz que o instrumento mais forte para resistir às tentações sexuais são as pernas. Corra! Fuja! O jovem que aprende a fugir do sexo livre, da pornografia, das más companhias e coisas do tipo terá uma vida abençoada e feliz.

E por que Deus pede para esperarmos até o casamento? Não quer que desfrutemos o prazer que Ele mesmo criou? Nada disso. Deus nos ama e deseja o melhor para nós. Ele estabeleceu princípios e valores cristãos para desfrutarmos plenamente a sexualidade no contexto do matrimônio.

Como em geral os rapazes são mais tentados para avançar o sinal, aconselho às moças a terem uma posição clara e firme sobre isso. Elas devem defender a própria honra e a de sua família. O corpo delas pertence a Deus e, por isso, é Ele, e não o namorado, quem dita as regras. Aos rapazes, meu conselho é que sejam homens de verdade e respeitem a honra alheia. Não façam com a filha e irmã dos outros o que não gostariam que fizessem com sua filha ou irmã. Além disso, consagrem a vida a Deus e não permitam que os hormônios tenham uma voz mais forte em sua vida do que a influência do Espírito Santo.

Um alerta final para hoje: namorar mais pessoas significa que você enfrentará mais tentações e mais oportunidades de abrir mão de seus princípios. Se até as pessoas mais bem-intencionadas cedem (e as estatísticas provam que a maioria cede), então namorar um número maior de pessoas significa que elas acabarão tendo mais parceiros sexuais. E ter mais parceiros sexuais significa que você levará mais bagagem sexual para o casamento, e isso é péssimo! Seja sábio. Fuja disso. O plano de Deus é melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário