terça-feira, 20 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 17 TRANSFORMADOS POR JESUS

 


“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.”  Mateus 6:14

Vivemos em uma sociedade que tem como a verdade o individualismo e o egoísmo, e esse comportamento tem nos levado a cometermos muitos pecados. A palavra de Deus nos adverte que nenhuma raiz de amargura deve brotar em nosso coração. Falta de perdão, ódio e vingança, nunca levaram ninguém a uma vida melhor. Mas, Deus tem promessas maravilhosas de vitórias para aqueles que deixam o Espírito Santo agir e perdoar a quem o feriu. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”. (Mateus 6: 14-15)

Saibam que a falta de perdão pode virar uma doença real e levar à morte, se não à física, à morte espiritual, psíquica e moral, nos mantendo em cativeiro. A falta de perdão mata sonhos, projetos, perspectivas. A falta de perdão abre a porta para doenças físicas e mentais e fortalezas demoníacas. Muitos não acreditam nisso, mas é a mais pura verdade. Além de doenças, a sua falta impede o perdão do Pai. Fomos perdoados de uma dívida que nunca poderíamos pagar, qualquer dívida para nós é minúscula em comparação ao que recebemos de Jesus.

Pode limitar ou até mesmo bloquear as bênçãos em nossa vida. Podemos bloquear nosso próprio perdão. A falta de perdão é um pecado que bloqueia a prosperidade. “E não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do Maligno. Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.  Pois, se perdoardes aos homens as suas ofensas, assim também vosso Pai celeste vos perdoará.  Entretanto, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Jejuar é adorar a Deus” (Mateus 6: 13-15). Problemas maus resolvidos no presente podem voltar para nos assombrar no futuro, tenha muito cuidado!

O perdão é um princípio essencial e fundamental para cada um de nós, mas nunca realmente executam o seu pleno significado. A falta de perdão na vida de uma pessoa é uma escravidão destrutiva que causa muitas consequências. Não existe perdão parcial ou pela metade ou ele é total ou não é. O perdão é como remédio, na hora pode ser amargo, mas faz bem, alivia o mal-estar interior, traz alívio para alma. Com o perdão subimos aos degraus que nos elevam e aproximam do nosso Senhor Jesus Cristo que tomou sobre si nossas culpas, mas também nos perdoou dos nossos pecados.

Tenha em mente que o perdão é uma ordem e não uma sugestão. Deus não quer falar conosco até que reconciliemos nossas diferenças com o outro. Ou seja, Deus não ouve oração de quem não perdoa. “Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta”. (Mateus 5:24). O perdão é um ato de querer, não um sentimento, mas uma decisão. É contínuo e vem do espírito - e não da carne, não a alma. Sei que é difícil, mas você não deve ver aquele que o machucou com inimigo, não como um desafio no caminho da vida, não como um obstáculo no seu caminho para o paraíso. Você também erra, entenda que não somos iguais, e nunca seremos. Prefira a paz sempre como a resposta. Não permita que áreas da sua vida falte o perdão. Devemos manter nossa consciência limpa e manter-nos em comunhão com os demais. 

Guarde no seu coração que o perdão é uma graça que Deus nos concedeu para seguirmos no caminho após um ferimento, e ele age como uma cauterização, curando de dentro para fora. Sim, a cicatriz permanece, pois as lembranças são a garantia de que, sempre teremos uma história. “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” (Colossenses 3:12-13).

Entendam, que não há limite para o perdão. Em Mateus 18:21-22, diz que: “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”. Devemos aprender a perdoar como Deus perdoa. Você deve estar se perguntando: como assim, como nosso Criador perdoa?  Sim, meus irmãos, assim como Deus está constantemente nos perdoando, mesmo conhecendo todos os nossos atos e pensamentos, pois aqueles que se encontram em total sintonia com Ele sentem naturalmente o mesmo amor, isso é a verdadeira intimidade com Deus, esse amor transformador. 

Em seu coração precisa brotar a compaixão, aquela mesma que possibilitou a Jesus dizer: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Seu imenso amor abrange tudo. Reflitam, Deus poderia ter destruído seus inimigos a qualquer momento, mas, não o fez. Essa seja a média de vezes que Ele nos perdoa a cada dia, e por isso nos orienta assim fazer. Perdão é medida, revela o quão raso ou o quão profundo podemos ser. “Com a mesma medida que medirdes vós sereis medidos.” (Mateus 7:2)

Há pessoas que estão sempre prontas para receber benefícios e defender os próprios interesses, porém, não procedem da mesma forma para com o próximo. Comportando-se de forma contraditório, mesmo cientes de que somos carentes do perdão e da misericórdia de Deus. Não foi por acaso que Jesus incluiu na oração “Pai Nosso” a sentença: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12). Quem perdoa não conserva ressentimentos, pelo contrário, ajuda o ofensor, sem que este saiba, na maioria das vezes. 

Nosso mestre Jesus nos deixa um antídoto: “Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento” (Efésios 4:26). A esse antidoto se aplica tanto no externo, que é a pratica do perdão para com o outro, como internamente, que é o perdão para consigo mesmo.  Você nunca parou para pensar assim, mas saiba que as vezes, a falta de perdão é de nós para nós mesmos. Nos Culpando por tantas coisas, por isso, por aquilo, guardamos mágoa, tristeza, ressentimento, medos de nós mesmos, mas nos esquecemos de nos perdoar. O inimigo faz a festa quando nos sentimos assim, e você sem perceber, começa a morrer espiritualmente. 

Sem mencionar que deixamos para “amanhã” as conversas de reconciliação, os pedidos de perdão a um amigo, um irmão, o cônjuge. Essa demora, vai abrindo espaço para a mente criar situações irreais e até mesmo destruir relações. Errou, reconheça, seja humilde, peça perdão. Porém, seja sábio, não se deve atropelar nada, é preciso dar tempo para si mesmo e aquele a quem machucamos, entender os sentimentos e até as reações diante de uma situação que exija reconciliação. Ore e busque a Deus, Ele dará as direções certas, até as palavras certas a serem ditas. Perdão é chave que abre e fecha as portas das relações, dos sentimentos, a porta da confiança e da esperança. Quando você perdoa de coração, você nunca mais será o mesmo, é libertador. 

Segredo para este dia: O perdão é CHAVE, REMÉDIO e DOM. A ira e o ódio nada constroem, só nos leva para mais fundo do abismo. O amor traz recompensa, e uma via de mão dupla, a única maneira de conquistar é pelo amor. E quando não puder conquistar, apenas guarde silêncio, ore pela pessoa, deixe Deus trabalhar. Esse é o modo como você tem de amar. Se colocar isso em prática na sua vida, você terá uma paz maior do que possa imaginar. Peça sempre a Deus que o ajude a perdoar, se para você é tão difícil, você fará grandes descobertas. 

Nosso Pai conhece você verdadeiramente, não finja perdão, seu coração é a chave para o reino dos céus. Mas lembre-se, atitudes valem mais do que palavras, permita-se ser transformado de dentro para fora. Deixe o Espirito Santo o instruir nessa caminhada, você abrirá muitas portas que se fecharam em sua vida. A escolha é sua, viver amargurado e cheio de rancor, em uma vida infeliz e sem Deus, ou escolhe o perdão, que é libertador! 

Somos um jardim diante do Senhor

Jardim regado pela Sua graça e Seu amor

Somos o bom perfume de Cristo

Exalando o cheiro de vida

Somos um jardim diante do Senhor

Jardim regado pela Sua graça e Seu amor

Sempre que você precisar, irmão

O perdoarei de coração

Essa é a vontade do Pai

Que me perdoou em Cristo Jesus

Somos devedores uns dos outros

No amor que flui de Deus

Que nos tem feito um em Cristo

Tendo tudo em comum

Meu querido irmão, se na caminhada

Algo se levantar para quebrar a comunhão

O meu coração, na força do Senhor

Pra você vai liberar perdão

Perdão - Fernandinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário