Vida Ministerial
“E aconteceu que, indo eles pelo caminho,
lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vais e anuncias o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus”. (Lucas 9:57-62)
Vemos em Lucas 9:57-62, importantes segredos para a vida de todo aquele que se aproxima de Jesus desejando segui-lo, trabalhar com Ele, e para Ele é muito mais que estar sempre aposto, deve haver uma entrega verdadeira. Vemos neste versículo, que há três personagens que mostram três importantes cuidados que todos devemos ter diante do Senhor, que é a precipitação, procrastinação e a hesitação. Nos versículos 57-58, apesar de ter sido declarado palavras notáveis e impactantes, o que se nota é como o ser humano, demonstra ser ansioso, precipitado, sem entendimento do custo de suas palavras. Conhecendo o coração das pessoas, Jesus responde colocando o pé no chão, deixando de lado os milagres, poder, e mostrando o lado real do preço de ser discípulo: negação, sofrimento, sacrifício, serviço. Jesus não se agrada do trabalho que começa e logo termina. Por isso, pense bem antes de se oferecer ao Senhor.
Nos versículos 59-60, mostra algo que infelizmente é muito comum nas pessoas, a procrastinação. Muitos homens estão tão ocupados com as coisas do mundo, que quando Deus os chamam, sempre usam frases do tipo: "Em alguma outra hora seguirei. Não sei quando, mas no futuro." "Quando ficar mais velho." "Quando me aposentar." Isso é feito com um motivo nobre e aparentemente justo: "Tenho que aguardar meu pai falecer. Depois disto, seguirei." Jesus foi direto em palavra de ordem: vai e prega o reino de Deus. Em outras palavras: simplesmente, faça. Jesus não se agrada do trabalho que nunca começa. Por isso, pare de enrolar e comece a trabalhar para o Senhor.
Quem começa a arar pra frente e, de repente, olha pra trás, não conseguirá traçar direito o sulco na terra. Fará um trabalho mal feito, por isso, tomem cuidado com a hesitação, relatado nos versículos 61-62. Com o coração dividido jamais conseguiremos avançar no principal trabalho que temos de revolver a terra dos corações com o objetivo de prepará-los para receber a semente do evangelho. Não dá para dirigir com os olhos no espelho retrovisor. Jesus não se agrada do trabalho que é feito, mas mal feito. Por isso, já que começou a fazer o trabalho, faça bem feito.
Ministério significa servir, então quando você busca na sua igreja um ministério para se encaixar, você está buscando uma forma de servir a Deus. Mas não apenas a Deus, mas também ao seu irmão, ao seu próximo, em suma TODOS. Todos nós sabemos desse importante ministério do qual a própria bíblia fala em Efésios 4.11, que Deus chamou pessoas para uma vida ministerial. Em toda a Bíblia, vemos que muitos homens foram chamados para exercerem uma vida ministerial, podemos citar alguns exemplos:
Um deles é Moisés que ouviu a voz de Deus em uma sarça e logo percebeu que o Senhor o estava chamando para uma vida ministerial a fim de guiar o povo até a terra prometida que emanava leite e mel. Moisés viveu até o dia em que o Senhor permitiu e poderia ter vivido muito mais ainda se não fosse sua desobediência. Um homem quando é chamado por Deus recebe poder e autoridade para exercer aquilo que o Senhor lhe destinou. Vemos Moisés sendo vitorioso em suas lutas simplesmente por que foi chamado pelo Senhor Deus de Israel.
O profeta Isaías é outro que foi chamado pelo Senhor para viver um grande ministério. Isaías realizou seu ministério com grande sucesso porque era aprovado pelo Senhor. Creio firmemente que Moisés, Isaías, Davi, Pedro, Paulo e tantos outros foram chamados realmente pelo Senhor para exercerem uma vida ministerial; uns para pastores, e outros para profetas, outros para evangelistas e outros para doutores (Ef. 4.11).
Nós somos resposta da oração dos discípulos de Jesus. O evangelista Lucas relata que, em seguida a estas palavras – voltando para o capitulo 9 de Lucas-, Jesus envia outros setenta discípulos de dois em dois para a missão, lembrando-os que rogassem ao Senhor da seara que mandasse trabalhadores, pois a seara é grande. Vamos, pois, começar com muita consciência, desempenhando imediatamente nosso papel ministerial, sem jamais olhar pra trás, mas tendo nossos olhos fixos no Senhor, avançando na obra que é dEle.
A palavra é bem clara, devemos nos aperfeiçoar para que a cada dia sejamos melhores naquilo que fazemos. E devemos ter cuidado, pois há muitas pessoas que se dizem cheias de Deus, mas que vivem uma vida de comodismo total, não focam no aprimoramento de seu ministério, em uma vida mais honrada diante de Deus.
Temos muitos "Homens de Deus" mas poucos dispostos a serem classificados na contra mão do comodismo atual. A cada dia que passa, os vasos cheios de Deus, vão se acomodando. Entram na igreja e lá ficam parados, na espera de um dever ser e não de um agir ser. Seja um vaso diferente, que verdadeiramente está aqui não só como peregrino, mas para servir a esse Deus maravilhoso. Faça valer a pena cada minuto em sua vida, para que assim o seu ministério viva e brote, como toda boa árvore que dar frutos, e todas as demais situações acontecerá. Assim como eu e você, todos nós temos grandes propósitos aqui na terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário