Um maiores desafios que temos é o autocontrole.
A Bíblia considera um homem que consegue dominar a si mesmo como alguém mais poderoso que aquele que domina uma cidade (Pv16:32)
As maiores guerras que travamos são internas, e tem pessoas que perdem para elas mesmos todos os dias.
Davi envolveu-se em 8 guerras num periodo de 20 anos para consolidar seu reino, se tornando o Rei com maior conquistas de Israel, mas perdeu uma batalha para si mesmo por falta de domínio próprio.
A Bíblia diz que precisamos dominar:
Nossas vontades: (Gn 4.7)
Nossa língua: (Tg 3.2-8)
Nossos pensamentos: (Fp 4.8)
Nossas ações: (ICor 9.25)
Quer aprender a dominar a si mesmo?
(Sm 119.133) “Firma os meus passos na tua Palavra, e não me domine iniquidade alguma”.
A palavra original no grego bíblico para Domínio Próprio é egkrateia (ἐγκράτεια), que tem o sentido de colocar restrições a si próprio e se controlar.
Jesus disse que quem quisesse segui-lo deveria tomar a sua cruz todos os dias e “negar a si mesmo” (Mc 8.35). Esta deve ser a cruz do cristão. Aprender a negar os desejos da carne. Infelizmente vivemos em um mundo onde as pessoas são controladas pela própria carnalidade (II Tm 3.3) e o cristão deve seguir o caminho oposto do mundo (Tito 1.8). Mas através do fruto do Domínio Próprio, o Espírito Santo frutifica na nossa vida um caráter moldado por Deus (II Pe 1.6).
Não adianta ganhar do lado de fora e ser vencido dentro de si.
Não adianta vencer mil batalhas e perder o embate contra você mesmo. Não seja escravo da sua ansiedade, do seu desejo de controlar situações que não estão no seu controle. Não seja escravo do seu ímpeto, do seu orgulho, do seu ego que te escraviza.
Não seja escravo da mágoa, do ódio, do rancor, da sua impulsividade, deixe a amargura e se liberte!
O maior inimigo de Davi provou ser ele mesmo, o maior gigante que ele enfrentou era aquilo que gritava dentro de si. Aprenda a calar a você mesmo. Aprenda a pôr limite em você e entenda: os maiores riscos estão onde menos se espera.(2 Sm 11). “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” (Pv 25:28)
Nenhum comentário:
Postar um comentário