segunda-feira, 28 de junho de 2021

2 dia, Salmos 23

 

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

(Salmos 23:1-6)

Como é bom saber o quanto somos amados e que há um Deus que cuida de nós a todo instante. Vemos isso neste lindo salmo, suas palavras e imagens nos asseguram que não estamos sós, que nosso Pastor está sempre conosco. Na verdade, o nosso Pastor é o tema central. Em pelo menos treze lugares o salmo faz referência ao nosso Pastor. “Ele me faz repousar… Ele me conduz… Ele me guia… Tu estás comigo… a tua vara e o teu cajado me protegem… eu habitarei na casa do Senhor para sempre”.

Quero que você atente para o momento em que Jesus diz que elas ouvirão a voz dele, ou seja, quem ouve a voz do Pastor é porque pertence ao rebanho Dele! “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” (João 10:26-29). Davi era um homem rico e poderoso, mas sabia que nem o seu poder, nem as suas riquezas, e muito menos suas próprias forças, poderiam suprir suas necessidades. Ele se enxergava como uma frágil ovelha que dependia do cuidado ininterrupto de seu pastor para sobreviver. Somente o nosso Deus é quem poderia lhe fazer descansar em pastos verdejantes e conduzi-lo às águas tranquilas, mas é preciso uma entrega total, estar por inteiro dependente de Deus, entenda que a obra precisa do seu criador.

Convido você a entrar na profundidade deste salmo e a entender a dimensão do cuidado do nosso Pai com cada um de nós. Entenda que não temos necessidades que nosso pastor não possa satisfazer. “O Senhor é o meu pastor, da nada terei falta”, que forte! Isso significa uma afirmação de sua total dependência do Senhor e sua confiança inabalável. Qualquer desafio ou dilema que enfrentamos, a resposta para a nossa dificuldade é encontrada em nosso Pastor. Ele tem cuidado de nós, e reforça que devemos estar constantemente na sua dependência, confiando na sua providência. Isso, no entanto, não significa que eu ou você estamos isentos de passar por dificuldades e provações. Não digo que é fácil, pois a carne grita, mas você é quem escolhe do que se alimenta, jejum, oração e leitura da Palavra ou prazeres da carne? O banquete está servido!

Não andamos por vales que Ele não vá conosco. “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo”. Em outras palavras, não importa o desafio que você tenha que enfrentar hoje, você não precisa enfrentar sozinho. Não há vale em que o pastor não vá com você, e independentemente de qualquer circunstância, o cuidado do Senhor está sobre eu, você, nossa família, amigos. 

Nós não enfrentaremos o futuro sem a sua presença. “e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias.” A boa notícia que o evangelho nos oferece, através da graça de Jesus, é a promessa da eternidade em Sua presença. Essa promessa pode sustentar-nos através de qualquer escuridão, pois o nosso Pai é a luz que nos guia em todos os nossos caminhos. Estamos aqui de passagem, nossa casa é com o nosso Pai. Mas o que você está fazendo hoje para a construção da sua morada no Alto? Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti". (Efésios 5:14)

Cristo é o grande Pastor que deu a vida por suas ovelhas, mas que foi ressuscitado poderosamente dos mortos. Outrora éramos ovelhas desgarradas, mas agora temos o nosso Sumo Pastor a quem aguardamos ansiosamente. Nele encontramos tudo o que precisamos. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” (João 10:14-16). Jesus não só nos salvou. Mas também nos permite enxergar, todos os dias, a sua bondade e misericórdia, presentes diante de qualquer situação que passamos.


Quando confiamos em Jesus e assumimos que é Ele quem nos cuida e nos mantém na caminhada pelo caminho certo, compreendemos qual é Seu desejo e como Ele direciona nossa vida. Não somente isso, somos capazes de reconhecer quais são os indivíduos ou situações que tentam impedir-nos de seguir caminhos planos, propondo fugas ou rebeldia. O conhecimento e a Fé em Deus nos levarão a verdadeiramente escutar e conhecer Sua maravilhosa e insondável vontade. Mesmo que andemos por caminhos arriscados ou desconhecidos, sempre haverá cuidado por nossa vida. Jesus não deseja seu sofrimento, medo ou frustração.  Ele espera que sua atitude seja de humildade e paciência, entendendo que é necessário buscar os trajetos corretos.

A proteção de Jesus como Pastor e protetor, nos guia cheios de amor e atenção e jamais permite que nos sintamos abandonados. Jesus conduz um rebanho, não uma única ovelha. Apesar de todo o cuidado disponibilizado quando uma determinada ovelha se perde, o grande objetivo do pastor é trazê-la novamente para a companhia de todas as outras. É muito mais fácil sobreviver ao lado de seus irmãos em Cristo, que enfrentam também as lutas do caminho – juntos somos realmente mais fortes. Com alguém maravilhoso cuidando de todos os detalhes. Mesmo quando ainda estamos perdidos, em uma luta difícil, a graça do Senhor nos alcança e nos sustenta para continuarmos em direção à vitória. O nosso Pai nos busca e mantém levantadas as nossas cabeças, para caminharmos rumo ao alvo. O alvo da cruz, para sermos Justificados mediante a fé que temos em Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário