terça-feira, 31 de agosto de 2021

CUIDADO COM AS PALAVRAS





👩‍❤️‍👨💛Tome cuidado com as palavras que você fala em momentos de crise ou no calor da emoção. As palavras são poderosas, e da mesma forma que conseguem aproximar as pessoas e acalentar o coração da pessoa amada, podem também ferir e afastar as mesmas para sempre de nossas vidas. Por isso, analise com cautela aquilo que pretende dizer a alguém, para não criar nesse alguém danos irreparáveis. Você é totalmente responsável por aquilo que diz, e uma vez que as palavras sairam da sua boca, não voltam mais. Além do mais, da boca só sai aquilo que o coração está cheio. (Mateus 12:34)

📖 Provérbios 15:1
"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. A língua dos sábios adorna a sabedoria, mas a boca dos tolos derrama a estultícia".


sexta-feira, 27 de agosto de 2021

GENTILEZA GERA GENTILEZA

Meditação da palavra:
*1Co 13:4; Fp 4:19.*


_“O Amor é Paciente e Bondoso”_

✔️Hoje, seja determinante uma vez mais, em não dizer nada negativo sobre o seu marido, noivo ou namorado.

✔️Converse com ele carinhosamente e com palavras de ânimo.

✔️Se ele demonstra consideração por você, deixe-o saber que você nota.

✔️Agradeça-o pelas considerações.

✔️Agradeça a Deus por que seu amor pode ser tanto sensível, como forte e severo.

Às vezes é difícil para o homem ser gentil, sensível e bondoso, principalmente se ele não teve modelos em quem se espelhar. Caso ele não seja uma pessoa atenciosa, suplique a ele sem reclamar.

Demonstre a ele que fica difícil para você lidar sozinha com algumas coisas. E quando ele tentar te ajudar, não insista em querer fazer tudo do seu jeito, fique contente, diga que sim e o agradeça. Não tenha expectativas de que ele deva fazer com que você se sinta mais segura, amada, etc. Lembre-se que só Deus pode preencher as necessidades mais profundas do seu coração.

📌 *DESAFIO*
Declare o seu amor com um bilhete por escrito e no final escreva um dos dois versículos acima para ele.

📝 _Escreva no caderno qual foi a reação dele ao receber seu bilhete._

*Deus te abençoe!*



 

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ EM CIMA DO MURO ?

 


Você já deve ter ouvido falar do Cristão em cima do muro.

         Essa tirinha representa muito bem o que isso significa... estar em cima do muro não significa estar entre dois caminhos. Para Deus, isso não existe. Ou você se dá 100% para Ele, ou você não dá nada. Muitas pessoas entregam só uma parte de suas vidas para Deus, ou até mesmo ficam em cima do muro, em situações que não sabem o que fazer. Muitos cristãos vivem em cima do muro pelo fato de, irem a igreja, louvarem a Deus, mas no colégio, durante a semana, são pessoas totalmente diferentes! Isso é hipocrisia, e Deus não gosta desse tipo de pessoal Gabriely Leivino: Nesse caso, o frio representa o lado do diabo, e o quente, o lado do anjo. E o morno? O morno é o muro. E Deus despreza tanto esse tipo de pessoa, que diz que está prestes a vomitá-la. 


         Galera...uma coisa que temos que tomar cuidado, é com as influências do mundo. Imagine um amigo seu (não cristão), do outro lado do muro... aí você cria intimidade com ele, começa a conversar, a querer saber o que ele faz. Quando de repente você está em cima do muro, vendo o que seu amigo faz do outro lado. Aí você fica na dúvida, se acompanha ele, ou volta pro seu lado do muro. Quando você menos percebe, seu “amigo” te puxa para o outro lado do muro, e você está totalmente do lado errado, o lado do diabo! 


         E qual o problema de ser morno?      

         Deus não gosta tanto de pessoas mornas, como frias. Mas eu acho que, o fato de Deus desprezar mais pessoas mornas, é por que isso representa o caráter da pessoa. Uma pessoa hipócrita, com vida dupla, que não sabe o que quer! Tanto para Deus quanto para a sociedade, esse não é o melhor tipo de pessoa. A pessoa morna é aquela que um dia já foi quente, e acabou se esfriando... até chegar ao frio total! Uma pessoa morna é aquela que já se acostumou com a mensagem, não aceita correção, acha que sabe de tudo, não se surpreende com as coisas de Deus... é aquele Cristão que, quer servir a Deus, mas não quer abandonar os prazeres mundanos! 


         “Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.”Tiago 4:4 


         Como saber se você é um crente frio? 


         Quando você não sente vontade de ir para a igreja, orar, ler a palavra, quando não sente o poder de Deus em alguma pregação, quando não tem compromisso com as coisas de Deus, quando não tem vontade de ir aos cultos, quando você não sente mais vontade de glorificar a Deus, é por que está frio espiritualmente. Um exemplo de crente frio era Tomé, que, quando Jesus ressuscitou, não acreditou até que visse a marca dos pregos em suas mãos. (Jo 20:24-29) 


         Quando uma pessoa fica muito tempo em um lugar frio ela pode sofrer hipotermia, passando por um congelamento lento, que provoca sono e depois mata a pessoa congelada. Com Deus é assim! Se nos sentimos frios espiritualmente, devemos pedir para Deus aquecer nosso coração novamente, com fogo do Espírito Santo. 


         Diferença do crente morno, frio e quente. 

         O quente é aquele que é cheio da presença de Deus em sua vida enquanto o frio, não se alegra mais com as coisas de Deus. O morno, por sua vez, já foi alegre, mas vive na indecisão. 

Diferença do crente morno, frio e quente. 

         O quente é aquele que é cheio da presença de Deus em sua vida enquanto o frio, não se alegra mais com as coisas de Deus. O morno, por sua vez, já foi alegre, mas vive na indecisão. 


         “A temperatura do corpo pode ser medida com um termômetro, a temperatura espiritual é medida pelas nossas atitudes”


         Quer saber como alguém é frio, morno ou quente? 

         Chame-o para fazer coisas voltadas para Deus! Orar, ler a bíblia, evangelizar, organizar eventos, vigílias, etc. 


         Não dá para servir a dois senhores! Não da para servir 99% Deus e 1% do mundo!

         “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” 1 João 1:5-7 


         Uma das principais coisas para se manter quente é obedecer a Deus! Mesmo não entendendo seus planos, suas vontades, sabemos que a vontade dEle é melhor do que a nossa! Não podemos orar dizendo “Senhor, meu Deus”, se realmente não o tratamos como nosso Senhor, obedecendo-o. E a obediência tem que ser 100%, até quando você não gosta do que Ele ordena, ou quando você não entende. 


         “Demorar a obedecer é o mesmo que desobedecer.”

 De que lado do muro você está? A quem você serve? Será que você realmente pode dizer que Deus é o seu Senhor?   

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

BATALHA ESPIRITUAL

 

No livro de Efésios , no capítulo 6, a partir do versículo 10 fala sobre a necessidade de nos revestirmos *de toda* a armadura de Deus. A armadura possui várias partes e a bíblia nos orienta que é preciso nos revestirmos de todas as partes, pois cada uma tem um significado especial. 

Quando nos tornamos filhos e filhas de Deus, além de herdarmos suas bênçãos, herdamos também os seus inimigos. O inimigo de Deus é o diabo. Claro que o diabo importuna também aos que são dele, porém a sede maior de satanás é desviar um cristão dos caminhos de Deus. Por isso, muitas das vezes quando estamos no caminho do Senhor de fato e de verdade, acontecem muitas situações para nos entristecer, fazer perder a nossa fé, enfim nos parar na batalha. 

Somos todos soldados de Cristo e em Efésios afirma que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, ou seja, a nossa luta não é contra as pessoas, por mais difíceis que elas sejam. A nossa luta é contra o mal que habita nelas, que age através delas para nos enfraquecer e parar. 

A vida do Cristão não é fácil e sempre haverá levantes, afinal estamos do lado de Deus, consequentemente contra satanás. O Senhor garantiu que no mundo teríamos aflições, mas também disse que era preciso ter bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. 


Resumindo: Deus não impede de você entrar na cova dos leões, mas Ele não permite que os leões te devorem. Isso aconteceu com Daniel, porque Daniel tinha um espírito excelente, logo ele se distinguiu de todos daquela época. (Daniel 6).


Assim somos nós, a armadura de Deus nos distingue dos demais. Ao vesti-la, satanás enxerga e sabe que não pode nos tocar, pois estamos revestidos da armadura. Armadura é a proteção do soldado em uma guerra. 


A bíblia nos alerta que é necessário trajar a armadura para resistirmos no dia mau, ou seja, no momento de deserto, de aflições, de dificuldades (momento do desemprego, doenças, relacionamentos desfeitos, dívidas, problemas familiares etc). E ainda diz para permanecermos firmes. 


Cada peça da armadura deve ser vestida para nos  ajudar  a resistir contra as astutas  ciladas do  diabo. Ou seja, nossa armadura na batalha que é espiritual. A partir do versículo 14, há a descrição da armadura: 


*Cingir os lombos com o cinto da verdade* - O cinto vai na área da cintura ou abdômen. Isso era em geral considerado o centro das emoções. Cingir essa área com a verdade é obrigar nossas emoções a crerem na verdade, ou seja, naquilo que está escrito na palavra de Deus. Muitas vezes o medo, devido à situação que vemos ou vivenciamos nos faz crer em uma mentira, criada pelo diabo para abalar a nossa fé. E como vem a fé? A fé vem pelo ouvir da palavra de Deus, ou seja, a bíblia.  


Para cingir os lombos com a verdade, então devemos ler a bíblia. Ler e praticar o que está escrito. Cristão que não lê a Bíblia é vulnerável. Alvo fácil do diabo.



*Vestir a couraça da justiça*. -  A couraça cobre o peito e o peito é considerado como o lugar da alma. O peito é o lugar que protege o coração. Devemos proteger o coração, mantê-lo puro e justo, pois o pecado dá ao diabo um ponto de apoio. Devemos perdoar, pedir perdão e confessar os nossos pecados a Deus.  


Precisamos nos arrepender de nossos pecados e crer que Jesus nos salvou. Fazer o que é certo.



*Calçar os pés na preparação do evangelho da paz* - calçados apropriados permitem que os pés vão de um lado para o outro, ou seja, precisamos deixar que Deus guie os nossos caminhos. Os sapatos protegem os pés; o evangelho da paz protege seu caminho. Deus conta conosco para pregar a sua palavra. Não precisa ser um pastor para isso. O nosso estilo de vida correto já apresenta às  pessoas o Senhor Jesus. As bençãos que Deus nos concede também servem para atrair outras pessoas a Ele. Devemos proclamar o evangelho da paz, ou seja, evitar a maldade e a violência. Procurar promover a paz em todas as situações. Pessoas de Deus não estão envolvidas em situações de confusão e as evitam. 



*Tomar o escuto da fé para apagar os dardos do maligno* - O maligno é o diabo, que também é acusador. Satanás manda dardos para produzir em nós a dúvida, o medo e a culpa. A fé age como uma escudo invisível que desvia essas falsas acusações.  Muitas vezes o diabo coloca em nossas mentes que Deus nos abandonou, que Ele não está ouvindo as nossas orações. Chegamos a pensar que oramos e oramos , mas nada vemos. Falamos com Deus, mas muitas vezes a angustia, o medo e a depressão não vão embora e aí o diabo lança as setas que são perigosas. Devemos escolher crer em Jesus sempre. Perseverar em oração, pois Ele sempre fará o melhor para nós e no momento certo.



*Tomar o capacete da salvação* O capacete protege a cabeça, ou seja, protege o cérebro, protege os pensamentos. Precisamos tomar cuidado com aquilo que pensamos. Muitos dizem que não conseguem controlar seus pensamentos, mas como o pastor aqui na minha igreja pregou domingo: nossos pensamentos são resultados daquilo que nos alimentamos. Uma pessoa que vive assistindo telejornais que só trazem notícias trágicas, consequentemente terá medo de sair na rua, pois ela só se alimenta daquilo. Uma pessoa que vive perto de pessoas que falam pornografia, ou mesmo ela assiste pornografia, consequentemente viverá pensando em sexo e terá seus desejos descontrolados levando ao pecado, *agora uma pessoa que se deleita nas coisas de Deus*, se alimentando da palavra, meditando, louvando a Deus, lendo livros que falam de Deus etc, têm sua fé aflorada e mesmo diante dos problemas e das dificuldades, mesmo passando por lutas, mesmo sentindo na pele e às vezes chorando...ela sabe que aquilo é momentâneo e que a vitória é certa. Vamos passar mais tempo a pensar nas coisas de Deus. Rejeitar os pensamentos errados e crer na salvação.



*A espada do Espírito, que é a palavra de Deus* - A espada serve para atacar e até agora só falamos das peças que protegem. A Palavra de Deus é a única arma ofensiva da armadura e foi usada pelo Senhor Jesus contra satanás (inclusive o diabo já tentou e tenta usar muitas vezes a palavra de Deus para nos confundir). A Palavra é viva, é poderosa e instrui. Em 2 Timóteo 3:16 diz que " Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino". 



A Palavra de Deus nos defende e também ataca o inimigo. Devemos declará-la diante das situações. Dizer: "Está escrito...., então eu vou vencer".  Profetizar e confiar. 



Esse é o significado da armadura que a irmã Tuany perguntou no último devocional que eu participei. No versículo 18, diz algo que também falamos: a questão da perseverança: *orando em todo o tempo, com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda a perseverança...." 



Reparem:  


*orar em todo o tempo. (Orar direto. Daniel orava três vezes ao dia, Jesus vivia orando, falando com Deus, indo ao monte orar)



*Suplicar no Espírito. (Não podemos suplicar de qualquer jeito. Precisamos ter vida reta com Deus. Tem gente que até ora bastante, mas não quer negar a si mesmo, quer viver no pecado. O pecado separa a gente de Deus e abafa as nossas orações). 



* Perseverar. (As coisas de Deus não são como fast-food. Ouvi uma pregação hj na internet que as coisas de Deus é como no fogão a lenha. Tem o tempo de preparo, de cozimento etc. Deus tem poder para mudar a situação num piscar de olhos, mas Ele não muda, pois Ele trabalha em nós primeiro para depois dar aquilo que desejamos.)



E pra finalizar.... às vezes a gente pensa que falar é fácil, mas Paulo quando escreveu isso aos Efésios ele estava preso. 






terça-feira, 17 de agosto de 2021

CONSELHOS DOS CASAIS DA BÍBLIA

👩‍❤️‍👨Adão e Eva – talvez nos diriam que os maiores problemas devem ser enfrentados juntos, e a culpa é sempre dos dois;

👩‍❤️‍👨Noé e sua esposa anônima – nos diriam que um deve acreditar no sonho ou na visão do outro, por mais absurdo que possa parecer no início;
👩‍❤️‍👨Abraão e Sara – talvez nos dissessem que os dois devem caminhar juntos, na mesma direção; mesmo que isto implique em deixar para trás coisas importantes;
👩‍❤️‍👨Moisés e Zípora – nos diriam que mesmo diante dos grandes empreendimentos o casal deve permanecer um ao lado do outro; e por vezes essas grandes coisas são questões espirituais;
👩‍❤️‍👨Jacó e Raquel – talvez nos dissessem que o tempo não pode apagar o amor; e nenhum sacrifício é demais para conquistar ou mantê-lo;
👩‍❤️‍👨Isaque e Rebeca – nos diriam que o amor a primeira vista existe; e que apaixonar-se é uma experiência diária;
👩‍❤️‍👨Salomão e Sunamita – nos diriam que a vida a dois é poesia;
👩‍❤️‍👨Oséias e Gômer – talvez nos dissessem que vale a pena amar, perdoar em qualquer momento e circunstância;
👩‍❤️‍👨Zacarias e Isabel – nos diriam que Deus se utiliza de marido e mulher para cumprir seus propósitos aqui na terra;
👩‍❤️‍👨José e Maria – talvez nos dissessem para continuar confiando e investindo no seu cônjuge, mesmo que as evidências apontem o contrário;
Sigam os exemplos destes grandes casais e absorva esses ótimos concelhos.**
@ministeriorestaurandoasaliancas

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

FIDELIDADE

 


Meditação da palavra: Pv 20:6b.


_…Mas o homem fiel, quem o achará?_

Lembre-se dos compromissos que você fez quando começou este desafio.

A Fidelidade é uma qualidade maravilhosa, porém, muito rara hoje em dia, especialmente dentro do Casamento.

Você compreende a importância dessa qualidade❓

✔️Seu desafio será continuar eliminando pela raiz todo comentário negativo, e plantar sementes de ânimo em seu lugar. Você ficará surpresa ao ver o que crescerá.

A cultura contemporânea seduz aos homens para que sejam infiéis aos seus votos matrimoniais e aos compromissos espirituais. Admire a fidelidade do seu marido, o quanto ele é leal a você. Deixe ele saber que você se alegra por que ele vem cumprindo com o compromisso feito no casamento.

✔️Valorize a fidelidade dele com Deus.

Se seu marido é infiel, essa deve ser uma área sensível e difícil para você. Ore, fale a verdade com amor, mantenha-se fiel e descubra de que maneiras você poderá cultivar a fidelidade em seu marido.

✔️A bíblia diz para que os maridos “sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher” (1Pe 3,1b).

✔️Talvez você deseja pedir a ajuda de um casal ou de alguma pessoa madura na fé.
 

📌 *Desafio*

– Este assunto é muito delicado, se você passou por infidelidade, perdoe de todo seu coração e prossiga em uma nova vida de hoje em diante. O perdão é libertador.

– Se você tem um relacionamento abençoado, que hoje seja um dia de gratidão. Agradeça ao Senhor e ao seu amor por ser um homem de Deus.

Escreva sua história no caderno.
Se preferir escolha alguém de sua confiança  para desabafar, ou se orientar, com certeza ela te ajudará em oração!!

Deus te abençoe!

sábado, 14 de agosto de 2021

TESTEMUNHO DE RESTAURAÇÃO DE NAMORO DO PAULO

 

Conheci minha amada há uns 4 anos na igreja dela quando fui tocar com a minha banda, quando a vi fiquei encantado mas nunca tivemos contato, pois nessa época ela estava namorando(e eu jamais iria falar com uma garota comprometida) só fui me aproximar dela algum tempo depois quando soube que ela estava solteira, começamos a nos falar por um bom tempo, mas por alguns motivos paramos de nos falar, e mais uns anos depois (2019) fui a igreja dela novamente a convite de um amigo pra tocar e após o culto puxei conversa com ela pelo messenger e em alguns meses de conversa comecei me apaixonar por ela e me declarei disse que estava apaixonado e decidimos orar pra buscar direção, e com meses de oração começamos a namorar, foi lindo, só amor, carinho, romantismo e tudo mais, um namoro praticamente perfeito, até mudei de igreja pra congregar junto com ela, mas infelizmente chegou uma época onde tudo desandaria, ela começou a ficar fria, distante e menos afetiva, quando chegou em mim e pediu um tempo, ela já havia feito isso outras vezes mas eu não cedia, conversava e tudo se resolvia, mas dessa vez eu cedi, ela pediu dez dias pra pensar sobre nós e nosso relacionamento, pois dizia que não sentia como era no começo, eu estava esperançoso que após esse tempo ela retomaria o namoro normalmente, mas pra minha infelicidade ela resolveu terminar,(junho 2020) dizendo que não sentia mais o que sentia no começo do namoro, isso foi um mês antes de completarmos 1 ano de namoro, e como podem imaginar fiquei destruído, arrasado e sem chão, pois sem motivo nenhum ela terminou nosso namoro, digo sem motivo pois não brigávamos, não havia possessividade e nem ciúme excessivo entre nós, pelo contrário sempre nos respeitamos e nos tratamos com carinho.

 Depois disto me vi em uma amargura muito grande, pois todos os sonhos caíram por terra, e pelo fato dela ter sido minha primeira namorada foi pior ainda, pois a anos pedia pra Deus me abençoar com uma varoa, a dor era indescritível, então busquei na internet como superar uma ex e coisas desse tipo, então de alguma forma fui parar nos blogs de restauração e através disso e principalmente pelos testemunhos  minha fé se renovou e vi uma chance de conseguir meu namoro de volta, pois até então achava que Deus não se atentaria a um namoro, achava que apenas casamentos Deus dava atenção
E então comecei a buscar a Deus intensamente em oração, fiz jejuns, comecei me alimentar da palavra todos os dias, e nesse tempo percebi o quão negligente eu estava no meu relacionamento com Deus, como eu estava morno espiritualmente e como eu havia deixado alguns pecados tomarem força na minha vida e então com a minha busca pela restauração veio junto a busca pela minha vida espiritual que estava abandonada, quando me dei conta percebi que não era tão cristão quanto eu achava, mesmo frequentando a igreja direto, eu percebi o quanto deixei Deus de lado e dei importância maior a outras coisas, (por exemplo; o namoro).
Desde o dia do término não nos falamos pois eu nunca a procurei, já no começo apliquei o "deixar ir" e  passando quase um mês, ela me mandou uma mensagem, e conversamos assuntos paralelos e do nada ela disse que sentia falta da minha companhia, mas a conversa não se encaminhou para o assunto "nós", uma semana depois ela puxou assunto novamente e nessa conversa comentamos sobre a surpresa que eu fiz pra entregar a aliança, ela novamente falou que sentia minha falta e dessa vez surgiu o assunto "nós" claro que eu não iria perder essa chance, eu propus a ela tentarmos de novo mas dessa vez diferente, trazendo Deus pro centro, ela aceitou de orarmos pra ver no que ia dar, fiquei muito feliz parecia que tudo estava se encaminhando e aquilo era uma luz no fim do túnel , após uma semana ela me mandou mensagem dizendo que não conseguia mesmo, e que não queria voltar, tentei convencê-la  mas foi em vão, fiquei muito pra baixo pois após a minha esperança se encher tanto levei um tombo, tinha certeza que a minha restauração aconteceria mas ao invés disso me frustrei.
Depois disso não sabia o que fazer, não sabia como orar, estava totalmente sem forças pra pedir a Deus, pois tudo o que eu podia fazer eu fiz, queria desistir ali mesmo.
Mas agora entra um detalhe importante, eu estava orando intensamente pela restauração, mas em momento algum eu pedi a Deus  pela vontade dele, pois tinha medo, não tinha coragem de pedir pra Deus fazer a vontade dele, claro que ele faria a vontade dele de qualquer forma, mas eu não confessava  a Deus estar dependente do querer dele, e após esse tombo me enchi de coragem e me humilhei a Deus pedindo pra que fosse feita a vontade dele e  pedindo a direção de Deus se deveria continuar buscando pela restauração, pois não queria buscar por algo que Deus não estava no negócio. E essas foram as orações mais difíceis de fazer, pois eu estava me desprendendo da minha vontade pra aceitar a de Deus na minha vida, e assim foi, orei a Deus me rendendo a vontade dele, pedi pra Deus me mostrar a sua vontade tocando no coração dela pra fazer algo específico, um "ato" por parte dela pra eu entender se era um "ponto final" definitivo no namoro ou se eu devia prosseguir buscando, pois não queria insistir em algo que não era de Deus pra minha vida e assim evitar mais sofrimento e frustração, propus em meu coração pra com Deus de fazer esse propósito e pedir pra ela fazer esse algo até o dia 14, se até essa data ela fizesse aquilo que eu pedi a Deus eu entenderia que não era da vontade dele, mas se ela não fizesse eu continuaria a buscar, confesso que fiquei com medo, pois a qualquer momento ela poderia fazer aquilo que eu pedi como "sinal", pois eu a amando óbvio que eu queria que fosse da vontade de Deus, e chegando o dia 14 ela não fez o que eu pedi a Deus então voltei a orar ao pai pedindo pela restauração pois havia entendido que Deus aprovava a nossa união.
Depois disto ela voltou a falar comigo, mas como eu não estava puxando conversa com ela e todas as vezes era ela quem puxava assunto, disse que aquela seria última vez que falaria comigo pois estava cansada de sempre ser ela quem procurava pra conversar (eu estava aplicando o "deixar ir") então se despediu, nesse momento eu fiquei frustrado pois essa era uma chance e eu desperdicei, mas eu não queria tocar no assunto "nós" já havia feito isso e me frustrei, fiquei com medo dela não me procurar mais, mas quando Deus age nada impede nem o orgulho, e mais uma vez uma semana depois ela me procurou pra conversar dizendo que sentia minha falta, que tinha se arrependido de não ter tentado de novo quando eu pedi, e então falamos sobre nós, marcamos de nos ver pessoalmente, conversamos por horas e reatamos, nos beijamos, nos abraçamos e ali Deus restaurou meu namoro...creiam, por que Deus restaura, não importa as reviravoltas, Deus faz milagres, amém....
Irmãos, Deus é maravilhoso, sou grato a ele por tudo o que fez pela minha vida, pois restaurou não apenas meu namoro, mas o mais importante; a minha vida espiritual, agradeço de todo meu coração por pessoas como as irmãs responsáveis pelo blog TEMPO DE RESTITUIÇÃO que se dispõem a ajudar pessoas como eu e muitas outras na mesma situação, especialmente agradeço a Dani que respondeu a minha mensagem com uma palavra de conforto, e a irmã Dayane que conheci em outro testemunho e que por muitos dias conversou comigo, me aconselhou e me ajudou....Deus abençõe grandemente a essas irmãs que são uma benção e instrumentos de Deus.
Caso alguém queira me contatar pra algum detalhe, dúvida ou até mesmo conselho deixo meu e-mail... paulohenriqueberbert@gmail.com


quinta-feira, 12 de agosto de 2021

TRÊS PERGUNTAS IMPORTANTES

 




 “Quem é você? De onde veio? Para onde está indo?”

Versículo do dia: “Muitos são os planos do coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”. Provérbios 19:21

Tenhamos a certeza de que Deus sempre nos concede o melhor, mas isso não significa que nunca passaremos por momentos de preocupações e angústias, quando Ele não responde nossas orações. Nosso Pai é misericordioso, e continua com Seus maravilhosos planos, mesmo quando o imploramos para ser feito os nossos. Deus sabe o que nos falta. Ele sabe tudo que necessitamos. Imagine chegar na véspera de uma viagem e receber uma notícia bombástica: sua viagem foi cancelada, de uma oração que naquele momento não foi respondida como queríamos, de um sinal que não ocorreu. Essa realidade gera frustração e nos faz lembrar do texto bíblico de Provérbios 19:21: “Muitos são os planos do coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” (Pv 19.21).

Somos movidos a planos e sonhos, e ficamos decepcionados quando aquilo que acalentamos no coração não se realiza, mesmo prevalecendo o propósito do Senhor. Precisamos aprender com Sua soberania pois Ele sabe todas as coisas, nós não. Sempre queremos controlar nossas vidas, não sabemos nada sobre o amanhã. Apenas Deus sabe, e isto basta! Muitas situações são consequências de nossos atos, e muitas vezes achamos que aquilo que queríamos e desejamos, nos fará bem, pois nosso ego fala mais alto, agimos pela emoção, e quando não acontece, nos sentimos frustrados. Se por um lado nos sentimos tristes por ver nossos planos cancelados, por outro precisamos pensar nas lições, tudo gera um aprendizado, nos fortalece onde existia fraqueza. 

Ressalto aqui que o nosso tempo não é igual à do nosso Deus, a ansiedade nos leva ao desespero e fracasso, precisamos estar preparados para receber aquilo que nosso Pai tem para nós, no tempo certo. Quando pedimos algo e não recebemos, saiba que, a vontade de Deus tem que prevalecer e há tempo para tudo, e estarmos preparados e maduros, também é o ponto chave as nossas petições. Nosso Pai conhece o coração de todos os seus filhos. Lembrem-se: algo recebido agora, sem entendimento, pode leva-lo ao pecado, mas quando recebido no tempo certo, irá gerar bênçãos maravilhosas. 

Se entendermos o que Deus tem para nós e o que Ele realmente pensa de nós sairemos de qualquer crise e situação. Deus estabeleceu-nos para reinarmos, portanto, não devemos nos deprimir, nos sentir frustrados nem nos abater com as situações que sobrevêm. Apenas confiar e acreditar! 

Deixo aqui um grande segredo, a chave de tudo, a ORAÇÃO, quando permanecemos em oração, inicia-se um relacionamento com Deus, passando tempo com Ele as coisas acontecem. A voz do Espirito Santo gera uma força sobrenatural em nós. Nosso coração precisa estar rendido para compreendermos as coisas do nosso Pai!

Eu me abro ao Teu querer

Eu me rendo a Tua voz

Quero me submeter

Quero conhecer teu planos

Os passos que dei sem você

Só me fizeram fracassar

E o tanto que eu já chorei

Me arrependo dos meus planos

Sem Ti nada posso fazer

Onde eu posso ir?

Se o céu que eu procuro só virá por Tua voz

Os meus passos são Teus

O meu próximo minuto é Teu

Se não for assim, não me deixe ir

Dou minha mão para Ti

Fecho os olhos e confio em Ti

Leva-me Senhor

Teus Planos – Juninho Cassimiro



quarta-feira, 11 de agosto de 2021

AS 4 ESTAÇÕES DO RELACIONAMENTO

 Todos sabemos quais são as quatro estações do ano: Primavera, verão, outono e inverno.

A primavera é a estação das flores,
O verão é a época do calor,
O outono é a época das frutas,
O inverno é a época do frio.

A Palavra do Senhor nos diz: “Tudo tem seu tempo determinado e há tempo para tudo debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)

Vejamos então como se apresentam as estações em nosso casamento

Como as fases do casamento podem ser semelhantes as estações

Hoje falaremos sobre a primavera

Na natureza essa estação representa o TEMPO DO RECOMEÇO
Normalmente é nessa estação que os casamentos iniciam

E quando prometemos um ao outro:
“…Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe…”

A Primavera
Na Primavera matrimonial se reconhecerá essa estação quando chegar também o tempo de se reproduzir.
“Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” disse o Senhor (Gênesis 1.28)
Na primavera os dias ficam mais longos. Certamente isso poderá ser bem aproveitado: No livro dos Salmos 30:5 lemos : “…O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.
Para os casais é sempre bom lembrar que depois do inverno a primavera há de chegar.

O casamento não é uma eterna primavera, mas podemos voltar a ter o otimismo, entusiasmo e alegria da primavera muitas vezes durante a vida.

Inevitavelmente teremos as outras estações do ano em nosso relacionamento.

Atitudes positivas produzem ações positivas. E ações de amor resultam em emoções positivas. Junte essas três coisas e você terá a estação da primavera no seu casamento.

Eu escutei um Amem!?

🕊🙏🏻❤️🙌🏻🔥.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

QUÃO GRANDE É SEU DEUS!



Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus. Sal. 48:1.


Quão grande é o seu Deus? Muitos gostam de pequenos deuses. Marionetes aos quais podem dirigir. Deuses que aprovem o que a criatura faz e estejam sempre ao seu serviço. Os homens sentem-se bem assim.


Esse tipo de deus faz mal. Pode acalmar a consciência por um instante, como um comprimido acalma a dor de cabeça, mas não cura. É simples panacéia, “band-aid” para cobrir uma ferida infeccionada. Deus de mentira. Pura ilusão. Simples “energia”, “luz” ou “áurea”.


O salmo de hoje fala de um Deus grande, soberano e pessoal. O salmista não tenta definir Deus. Ele apenas O descreve. Assim são as coisas com Deus. Você O aceita ou O rejeita. É livre. Mas o fato de não aceitá-Lo não muda a existência divina nem o Seu propósito. Ele continua sendo Deus, soberano e eterno.


Por que o Senhor deve ser louvado? Porque existe um relacionamento pessoal entre Ele e Suas criaturas. Ele não é um Deus ausente. Não Se omite. Não é apenas uma força destituída de personalidade. “Deus é amor.” I João 4:8. Criou o ser humano por amor. Por amor compartilhou Sua vida. Diante disto, a criatura devia sentir vontade de enaltecer Seu nome, celebrar, cantar, glorificar. É justamente isso que significa a palavra hebraica halal, que é traduzida para o português como louvor.


Existe um pensamento a mais no verso de hoje. Devemos louvá-Lo “na cidade do nosso Deus”. Na época em que este salmo foi escrito, Jerusalém era considerada a cidade de Deus. O convite hoje é para louvar a Deus na igreja. Há algo especial quando os filhos de Deus se juntam para louvar. A alegria de um passa para o outro. O espírito de adoração é contagioso. Você pode estar carregado de problemas, triste e aflito, mas quando entra na casa de Deus e se junta aos outros adoradores, repentinamente passa a perceber que seu Deus é grande.


E para que tudo isto? Apenas para que Deus Se sinta bem? Não. Quem passa a sentir-se bem é você porque, se o seu Deus é grande, não existe problema que Ele não possa resolver.


Experimente isso. Procure a igreja, louve ao Senhor e verá como a vida é mais fácil de ser vivida. Hoje, apenas lembre-se de que “grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso Deus”.

sábado, 7 de agosto de 2021

AS FASES DO DESERTO

 



De tudo o que ouvi até hoje na área de aconselhamento familiar, pude concluir que , desde a entrada no deserto à saída , o dia de vitória , as pessoas passam por TRÊS estágios diferentes que duram tempo diferente .

Leia com atenção as características de cada um e veja em qual você se encontra .



1º Estágio: é a fase inicial:



 A pessoa se encontra assustada ( pois antes nunca estivera sozinha dentro de uma casa ) , profundamente triste , abatida espiritualmente , sem rumo nem direção a seguir . Algumas , nessa fase , pensam até em tirar a própria vida . Mas tudo não passa de desespero e fruto da imaturidade espiritual ; afinal , a pessoa está enfrentando uma realidade diferente , nova , difícil . É muito comum nessa fase ouvirmos frases repetidas do tipo “meu cônjuge fez isso , me disse isso” , como uma forma de  desabafo .



 A pessoa quer arrancar algo dentro dela que insiste em não sair. As orações são recheadas de muita dor , lágrimas ; um misto de saudade e decepção . O mundo , ao redor , parece todo destruído como um Tsunami que passou arrastando e destruindo tudo de uma hora para outra . Esse é o estágio do pessimismo , da fé fragilizada , da afirmação “acho que não tem mais jeito”.



 Momento em que a pessoa age com pouca sabedoria ( não usa mais a aliança , conversa sobre o problema com qualquer pessoa que encontra no caminho ; quando tem oportunidade discute bravamente com o cônjuge ) e é conduzida pelas emoções . A fragilidade absoluta pode ser muito perigosa , pois o caminho a ser seguido pode trazer vitória como pode trazer mais decepção . Cuidado : você está nessa fase , mas não significa que tem que permanecer nela . Chegará um momento em que não haverá mais lágrimas , a pessoa receberá um perfeito aconselhamento , será obediente e logo estará no segundo momento do deserto .



2º Estágio:



 é a fase do equilíbrio , da confiança . Agora , sim , a pessoa atingiu um nível adequado de qualidade espiritual . Está mais sensata , já sorri , brinca , participa mais do meio social e familiar . A oração é mais segura , mais firme , sem dor. Não conta mais o problema nem fala mais do cônjuge para ninguém ( nem mesmo para o conselheiro espiritual ) . Os olhos estão mais limpos do pessimismo .



 O mundo, ao redor, não está tão destruído assim como se imaginava antes . Há coisas que ficaram de pé , e o que foi destruído pode ser reconstruído por DEUS . Nesse estágio , a pessoa elabora projetos de vida para si mesma : cursos , trabalho , cuida-se esteticamente ,  etc... Desvinculada do problema e do cônjuge , a pessoa marcha confiante em DEUS em busca da grande vitória , da saída do deserto .



3º Estágio:



O tempo passou  ,pode ser semanas ,  meses ou anos . A pessoa não viu nada acontecer . DEUS permitiu que ela não visse . Por isso , quem está no deserto e caminhando nesse terceiro e último estágio , imagina que a restauração familiar é algo perdido , que não irá mais acontecer . Não há mais notícia do cônjuge . Tudo parece estar no mar do esquecimento total .



 Em outras palavras , a pessoa conseguiu se libertar totalmente do problema ; foi moldada por DEUS , torna-se um ser mais maduro , responsáve l, com outra visão da vida e do casamento . A pessoa está tão curada e desligada de tudo , que as coisas no mundo espiritual correram rapidamente .



 O cônjuge , nesse tempo todo , envolveu-se mais e mais no pecado , endureceu o coração no limite , e a vida pecaminosa  longe de DEUS , levou-o á desgraça espiritual , à miséria , à falência , à dor , ao fundo do poço e a consequente presença de DEUS se manifestou na vida dele . Os olhos espirituais são abertos , o coração duro de pedra , foi substituído por um coração de carne ; os ouvidos estão sensíveis á voz do TODO PODEROSO . De um lado , esquecimento total ; do outro , pleno arrependimento . É hora então de voltar para casa . O casamento foi restaurado por DEUS .



Por isso , eu afirmo : independentemente do estágio em que você se encontra , são imprescindíveis duas armas : Fé e Sabedoria .



Não queira restaurar o seu casamento com suas próprias forças . Com tantas barreiras , ainda não se reconheceu impotente , frágil e dependente de DEUS ?



Confie no SENHOR ; entregue tudo a ELE . O que você não pode fazer , certamente DEUS fará para ti .



 NOSSO SENHOR não se esqueceu de você nem da sua causa . O tempo do deserto é apenas um respeito à liberdade humana que ELE mesmo deu ao homem .



 O homem quer desobedecer ao PAI ? DEUS vai permitir, até que o próprio pecado leve o desobediente à derrocada de sua alma , de suas expectativas .



 DEUS não vai se desfazer daquilo que fez . Mas porque ELE É FIEL , Misericordioso e Justo , o CRIADOR vai atender a oração do Seu filho , que clama e suplica pela restauração familiar . Um filho que entende que não pode ser de outra pessoa além do marido ( ou da esposa ) .



 Um filho que apenas quer uma chance de fazer tudo diferente , alicerçar a família na presença de DEUS . E por isso , DEUS o atenderá !



 


sexta-feira, 6 de agosto de 2021

MENSAGEM DE HOJE

 


Deus diminui os recursos humanos para liberar recursos divinos. Vamos ver como essa frase faz sentido nas histórias bíblicas. Hoje, somos interpelados por pessoas, o tempo todo, sobre o que Deus está querendo dizer quando permite as dificuldades sobre nós. A resposta está nos escritos da Palavra, que servem para nos direcionar a tomar a rota certa."


Quanto mais inadequado você se sente, maior é o potencial do seu milagre. Moisés já estava preparado para cumprir seu chamado, mas ainda teve que ir para o deserto de Midiã por 40 anos. Israel estava para tomar a terra e teve que recuar e esperar mais 40 anos.

Quando eu oro “venha o Teu Reino”, preciso saber que estou dizendo “desapareça o eu”. Deus se deleita em iniciar projetos divinos usando recursos debilitados. Veja as promessas se cumprindo através de úteros estéreis, como o de Sara, Rebeca e Raquel. Usou também o útero de uma prostituta de Jericó, chamada Raabe, para dar continuidade à linhagem do Messias.

Jesus chamou doze homens que, diante da elite religiosa, eram zero à esquerda. Saiba que zero é o ponto de partida favorito de Deus. Ele prefere investir Sua glória no impossível e no improvável, porque, dessa forma, sempre ficará claro que foi realização divina. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza.

Deus não começa enquanto existem possibilidades humanas. Não fique surpreso se Deus diminuir seus recursos até conseguir introduzir você no território dos milagres. Por que levar o povo para o deserto, onde não havia comida? Esse é o território do milagre. Por que, depois da notícia da morte de Lázaro, Jesus permaneceu onde estava? Deus esperará até que seus sonhos, sua carne, sua ambição e seu ego estejam tão mortos que já comecem a cheirar mal, para que libere a palavra de ressurreição.

Quando todos ao seu redor estão dizendo “está morto”, Jesus diz “apenas dorme, ainda vive”. Assim, em todas as áreas da sua vida, Jesus diz “ainda vive”. Esse é o território do milagre.

“O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Deus não começa enquanto existem possibilidades humanas”.



quinta-feira, 5 de agosto de 2021

EDIFICAR = CONSTRUIR


Meditação da palavra Ef 4:29


Palavras que edificam:

✔️Faça comentários que edifiquem e não que destruam.

✔️Evite os comentários negativos e concentre-se nos positivos.

Você edifica o seu amor diante dos demais, valorizando-o ante seus olhos❓
Isso é muito importante para os filhos.

Você elogia seu marido,noivo e namorado perante seus familiares(tanto os dele,como os seus)❓

A mãe do seu amor sabe o quanto você o ama❓
E seu pai❓

🤔Talvez você possa enviar-lhes uma mensagem de elogio ou comentar-lhes quando os veja.
Seja criativa em demonstrar aos seus familiares que você ama, respeita e apoiá seu marido, independente de qualquer debilidade que ele tenha em edificar/construir

DESAFIO:📌🔧🔨🪛🧰⚙️🪚

Use a criatividade e faça algo especial hoje para tornar público o seu amor e o valor que ele tem em sua vida.
Escreva no seu caderno como foi esse desafio, e faça comparação do antes e depois!! 😉

Deus te abençoe!

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

NO SEU RELACIONAMENTO- EVITE COMPARAÇÕES‼️

 

Um homem  trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre-se do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.

@ministeriorestaurandoasaliancas

terça-feira, 3 de agosto de 2021

RESTAURAÇÃO OU LIBERTAÇÃO?


Quando estamos numa jornada de restauração ficamos ansiosos por ver tudo dando certo, queremos ver logo o cônjuge voltando pra casa ou tendo suas atitudes transformadas,não é mesmo? 

Mas você já parou pra pensar que a restauração depende totalmente da libertação? Isso mesmo! Ou você quer tanto seu  cônjuge de volta que quer ele com os mesmos erros, do mesmo jeito, com os  mesmos vícios? 


Acredito que Não! 

Quando Deus leva alguém ao deserto ELE tem um motivo pra isso. 

Gosto muito desse versículo e cito  ele sempre na página,pois ele revela a situação de todos aqui... Se você foi levada(o) ao deserto é porque Deus quer saber o que tem no seu coração! 

Você pode achar que começou uma busca para restaurar seu casamento, mas quando perceber verá que a restauração está acontecendo primeiro dentro de você! Sim, porque isso é  uma guerra espiritual e você receberá armas certas para vencer essa guerra. Então você começa a abrir seu coração pro SENHOR, ELE começa a ver umas coisas que precisam ser mudadas ,outras ajustadas, outras arrancadas,e começa a te entregar as armas (capacitar) porque sabe que agora você saberá usar , e a intenção dEle é te fazer vencer! Você está literalmente sendo treinada para o pódio.  Aleluia!  

No mundo espiritual é mais ou menos assim,explicando de uma forma mais compreensível. Você está sofrendo pela rejeição, abandono, traição, etc. 


Você é convidada a crer na restauração da sua família.  Você aceita o chamado. Agora você tem uma missão. 


É levada ao deserto. Tem seu coração exposto. Seus sentimentos e emoções mais escondidos são revelados. 


Você até pensou que seu cônjuge que  deveria sofrer desse jeito, mas quem parece mais sofrer é você. Então você segue e começa a se sentir mais forte, de uma forma inexplicável algumas coisas boas começam a acontecer dentro de você e isso te faz reconhecer a participação que teve nessa crise/separação. 

A ficha cai!  

Você chega no limite onde se pergunta: será que paro ou prossigo? 

Nessa etapa você já tem um nível de maturidade espiritual e consegue identificar nitidamente os tipos de  algemas que prendem seu conjuge.  


Já está armada, já conhece o inimigo. 

É tempo de avançar! Seu cônjuge não  tem noção do que esta acontecendo e continua a viver de maneira libertina e pecaminosa, longe de Deus e da família, mas ele será alcançado em espírito porque existe uma esposa(o)que está lutando pela libertação dele. 


Esse cônjuge aos poucos se aproximará, e assim você terá a chance de mostrar o quanto está transformada (o) também. Então sem se impressionar com as possíveis recaídas do seu cônjuge, você vai avançando,  vai crescendo, vai sendo transformada(o) para ajudar a  transformar! A obra é no casal, sempre! E Quand o você nem imagina, o grande  dia finalmente chega. 


As escamas caem dos olhos e quem era cego volta a enxergar. Quem era motivo de morte agora volta com vida! Aleluia! 


Existem muitos que acham não  ter jeito porque o cônjuge nao quer e pronto. Bom, eu discordo biblicamente, porque lá está  escrito que a última palavra é do SENHOR,  que  Deus não joga vaso quebrado no lixo mas pega os cacos e faz um vaso novo. Está escrito que o SENHOR inclina o coração do REI a todo seu querer,  e que o homem planeja seus passos mas é o SENHOR que lhe ensina o caminho...  


Muitas provas existem nos mostrando a soberania de Deus sobre tudo e todos ! 


Você crê que um doente pode ser curado? Que uma porta de emprego vai se abrir? Crê que uma prostituta pode aceitar Jesus? Que uma criança desaparecida pode ser encontrada? 


Então porque não consegue crer que haverá milagre na sua casa? 


Porque acha que tudo pode acontecer mas não acredita que seu cônjuge será liberto? Acreditar sem se comprometer é  mais fácil,  por isso você crê pelos outros mas tem dificuldade de crer por você. 


Se você não nasceu em um lar cristão, lembra da sua conversão? 


Seja sincero(a), você queria Jesus?  


Eu não queria! Eu vivia uma vida de fracassos, muitos vícios,paganismo e prostituição. Pra que ir pra igreja? Minha irmã mais nova conheceu Jesus na escola e trouxe ELE pra casa. 


Aaaa...eu queria matar ela... 


Eu chutava o rádio  onde ela ouvia os louvores. Eu xingava e amaldiçoava minha irmã, enquanto isso ela me amava, suportava e orava por mim. 


7 anos chorando trancada no quarto. 


7 anos se sentindo cansada e sozinha.  


7 anos amando minha alma em silêncio. 


Eu nao queria Jesus mas ELE me quis... 


Consegue entender? 


Consegue fazer o mesmo? 


Acredito que valeu a pena cada oração, cada humilhação que minha irmã passou...louvem a Deus pela vida dela irmãos, hoje estou aqui porque alguém não desistiu de mim...aleluia! 


Seu cônjuge pode nao querer a família dele agora, mas Jesus quer.  Isso basta! 


A restauração da sua casa tem data marcada, mas até que chegue esse dia, deixe o SENHOR cuidar de você. 


Siga as instruções(Bíblia) e confie.  


ELE sabe o que faz! 


Ame a alma do seu cônjuge em silêncio. 


Quando a libertação acontece, a restauração é consequência! 



**E Saulo ainda tramando a morte dos discípulos do Senhor...seguindo estrada afora próximo a Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor...Ele perguntou : quem és tu SENHOR? 


E a resposta foi: "eu sou Jesus..." 


e o SENHOR lhe disse: "vai porque és para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome..." 


(Atos  9:  1 ao 25)**

Como diz uma grande amiga , *COM JESUS É ASSIM, OU SE RENDE OU SERÁ RENDIDO!*


domingo, 1 de agosto de 2021

O QUE EU FAÇO PELO MEU RELACIONAMENTO?

Claro que Deus tem o papel principal como base do casamento, noivado e namoro. Ele sendo o criador, tem o maior interesse de que sua criação seja uma criação de sucesso. 


É necessário sempre chamarmos Deus para o nosso relacionamento, sempre!


O que a grande maioria não entende, é que não adianta orar, jejuar, buscar e não agir. Sua atitudes espirituais, precisam caminhar com atitudes humanas. Eu posso orar dez horas por dia, mas ser uma pessoa extremamente arrogante e impaciente no meu relacionamento?


Do que adianta? Não basta orar, tem  que mudar, tem que agir, tem que aprender a passar pela crise e sair vencedor. O povo de Israel não ia para a luta somente com oração, mas com espadas e escudos e muito preparação.