Deus Exemplifica o Perfeito Amor:
Frequentemente permitimos que ideias de pessoas que ainda não são cristãs moldem a nossa visão a respeito do amor, não é verdade?
Comédias românticas, histórias românticas, e narrativas similares nos dão muitas falsas ideias, mas a Bíblia nos dá o exemplo mais verdadeiro de amor perfeito.
1 João 4 nos dá uma imagem de como Deus exemplificou o Seu amor ao dar o Seu Filho para morrer por nós. "Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele." (1 João 4:9).
Deus sacrificou. Ele sofreu para o nosso bem, e agora podemos viver por meio dEle.
Essa demonstração altruísta e sacrificial nos ajuda a ver como se manifesta o verdadeiro amor, e a melhor parte é que por causa do Seu amor sacrificial, podemos viver por meio dEle. No versículo 8, João nos diz que Deus é amor, então conhecer a Deus nos permite conhecer a forma de amor mais verdadeira.
Perceba o padrão de amor no versículo 10: "Nisto conhecemos o amor, não que tenhamos amado a Deus, mas Ele nos amou e enviou o Seu Filho para ser a propiciação por nossos pecados." A maior demonstração de amor é que Cristo nos amou primeiro. Paulo destaca isso ainda mais em Romanos 5:6-9 quando Ele nos lembra que Cristo morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores. Não merecíamos o amor e o sacrifício de Deus, mas Ele nos amou mesmo assim em um lindo ato de graça.
Enquanto você lê as passagens de hoje, busque entender o perfeito amor de Deus. Em momentos difíceis, se firme no amor que Ele tem por você e busque maneiras de você praticar o amor sacrificial e humilde que Ele nos dá.
1João 4:7-21
7 Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus.
8 Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor.
9 Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
10 E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.
11 Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros.
12 Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração.
13 A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito.
14 E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo.
15 Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus.
16 E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor.
Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele.
17 Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo.
18 No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo.
19 Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.
20 Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê.
21 O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.
Romanos 5:6-9
6 De fato, quando não tínhamos força espiritual, Cristo morreu pelos maus, no tempo escolhido por Deus.
7 Dificilmente alguém aceitaria morrer por uma pessoa que obedece às leis. Pode ser que alguém tenha coragem para morrer por uma pessoa boa.
8 Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado.
9 E, agora que fomos aceitos por Deus por meio da morte de Cristo na cruz, é mais certo ainda que ficaremos livres, por meio dele, do castigo de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário