Em 1 Samuel 1:1-28, a Bíblia nos relata uma incrível história de superação e fé, onde em meio as dificuldades, as circunstâncias e impossibilidades, Ana mostrou que sua dependência estava nas mãos do Altíssimo.
A primeira pergunta que faço a você hoje é: Qual o seu maior sonho, qual o seu projeto, qual a sua maior dificuldade que aos olhos humanos é impossível de conquistar ou vencer? Estamos tão focados pelas circunstâncias impostas a nós, que muitas vezes não conseguimos enxergar com olhos da fé ao Deus que servimos. Deixamos ser levados pelas impossibilidades, e no primeiro obstáculo, na primeira queda simplesmente desistimos, e quando digo simplesmente, é simplesmente mesmo. Reflita um pouco, quantas vezes você deixou de conquistar algo, por medo ou por não ter dado certo? E quantas vezes será necessário desistir para aprender o que Deus quer construir na sua vida? “Se podes?", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê." (Marcos 9:23)
Imagine se Jesus tivesse desistido e não aceitado o sacrifico de morrer por nossos pecados, o que seria de nós agora? Jesus é incrível, mesmo em tamanha afiliação, sua oração foi de confiança - “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres". (Mateus 26:39), no monte das Oliveiras, num jardim chamado de Getsêmani, foi de total entrega e descansar no Pai. “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13). Sabendo do seu processo aqui na terra, foi firme e aguentou até o fim. E onde Ele está hoje? A direita de Deus Pai!
A segunda pergunta é: O que move você a não desistir? Eu digo a você o que me move hoje, e é Jesus! Esse cara incrível que me faz ver a vida com outros olhos, me faz perceber que há sempre mais a ser buscado e, que se Ele está naquilo que você busca, sonha, objetiva não tenha dúvida que irá conquistar. “Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam.” (Salmos 9:10)
“Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli. (1 Samuel 1:3). Elcana todo ano subia para adorar e fazer o sacrifico ao Senhor, e sempre Penina lhe dava filhos, porém Ana não, e isso a fez sofrer durante anos, tanto pela infertilidade como pelas afrontas por parte de Penina, seu marido a consolava na medida do possível, porém o que ela mais sonhava em sua vida, era poder gerar um filho em seu ventre.
Mesmo sabendo das suas condições, isso não foi motivo para desistir do que sempre desejou, ela com sua dor, carregava a fé em seu coração. Ana sabia aonde buscar o seu milagre, no Templo do Senhor. Orou a Deus, entregou o que para muitos seria impossível, derramou a sua alma diante de Deus e, com fé consagrou ao Senhor o seu sonho! “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá.” (Salmos 37:5).
Ela foi até a presença de Deus, não aceitava mais aquela situação, e buscou um milagre, ela tinha um sonho ... ter um filho!!! E não permitiu que a depressão a abatesse, e também não se conformou com a situação. Ela podia ter desistido e dito " não sou a única estéril neste mundo ", vou me conformar... mas NÃO! Ela não se conformou, ela não desistiu, isto sim, é uma atitude de fé.
Deixo um grande princípio aqui, de termos o cuidado de não ser norteado pelos sentimentos do nosso coração, pois muitas vezes o mal e a tristeza se abrigam na alma, levando ao homem a viver em situação aparentemente irreal, não permitindo enxergar a verdade e o bem que o Senhor tem feito. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:9-10).
Não sei as lutas que você tem enfrentado, porém corra para o Templo, busque a Deus, talvez como Ana o teu pedido beira o impossível, mas creia, busque o teu milagre," E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis" (Mateus 21:22). Não desista do teu sonho!
Quando pedimos ao Senhor que nos abençoe, precisamos estar dispostos a servir a Ele. Ana poderia ter levado Samuel ao templo quando fosse mais maduro, mas em seus braços ensinou o menino que nada era mais importante do que amar a Deus e, que ao voltar-nos para o Senhor em nossas adversidades, Ele pode oferecer ajuda, esperança, consolo e paz. É necessário ouvirmos a Palavra do Senhor e obedecê-la, porque somente a partir de então, é que vamos alcançar a vitória.
Não seja guiado pelo medo ou preocupações, para Deus nada é impossível, seja obediente! "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33)
Oremos: Meu Deus, me dê forças para suportar os dias difíceis e principalmente, para vencer a mim mesmo, meus medos, minhas incapacidades, minhas incutirdes. Me dê paciência suficiente para vencer minha ansiedade, e nunca perder a esperança. Me dê sabedoria para saber escolher sempre o melhor e fazer a tua vontade. Me ensina a ser mais grata e nunca perder minha fé, nunca desacreditar no teu amor. A ti pertence a minha vida, e em ti confio minha casa, minha família, meus sonhos, meus projetos e tudo que anseio conquistar. Coloca em meus lábios a sabedoria que procede de ti, pois tu és e sempre será o Deus da minha vida! Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário