AS 5 LINGUAGENS DO PERDÃO
A primeira linguagem do perdão:“Sinto muito”:
Manifestação de arrependimento.
🔖
É uma forma de alguém mostrar à pessoa ofendida que tem consciência da culpa, da vergonha e da dor causadas pelo comportameno inadequado.
🔖
“Diga que sente muito quando magoar alguém”. Uma ação fundamental aos bons relacionamentos.
O pedido de perdão é gerado no ventre do arrependimento. Nós nos arrependemos da dor, da decepção, do inconveniente e da desconfiança que causamos.
🔖
O arrependimento se concentra naquilo que se fez de errado e no prejuízo que esse ato provocou na outra pessoa. A parte ofendida é tomada pelo sentimento de mágoa. Para ela, é importante que o responsável por sua dor também a sinta.
🔖
Precisa de provas de que aquele que a ofendeu tem a noção da mágoa que causou. Para algumas pessoas, basta ouvir isso daquele que está pedindo desculpas. Sem a expressão do arrependimento, elas não consideram o pedido de perdão sincero.
🔖
Um simples “sinto muito” pode produzir um grande efeito quando se trata de restaurar o relacionamento. Para certas pessoas, a falta dessas duas palavras faz uma grande diferença. Com frequência, as pessoas que magoam outras não percebem que se esqueceram dessas palavras mágicas, mas você pode ter certeza de que a parte ofendida ficará em silêncio até que as ouça.
🔖
Sente muito? Pelo quê⁉️
Quando somos específicos, demonstramos à pessoa ofendida que temos a noção de quanto nossa atitude a magoou. Ao agir assim, concentramos a questão no erro cometido e no prejuízo que ele causou. Quanto mais detalhes consideramos, melhor para nós.
🔖
“Que pedido de desculpas é esse?”
O arrependimento sincero não precisa de adornos. Não deve ser acompanhado de justificativas, de “mas...”.
Exemplo: “Ela pede perdão, mas depois diz que errou por causa de alguma coisa que eu fiz.”
🔖
Toda vez que jogamos a culpa na outra pessoa, deixamos de pedir perdão e partimos para o ataque. Esse tipo de atitude nunca produz perdão e reconciliação.**
Nenhum comentário:
Postar um comentário