segunda-feira, 24 de abril de 2023

O VERME AVELUDADO


 O VERME AVELUDADO


*Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam astutos como as serpentes e simples como as pombas. Mateus 10:16*

Também chamado de andarilho, o verme aveludado vive nas florestas da América Central e da América do Sul. É facilmente identificado, pois tem cor rosada e duas antenas bem salientes. Em suas longas caminhadas, usa entre 14 a 40 pares de pés. Seu corpo é recoberto de centenas de cerdas, como se fosse um cabelo curto e bem aparado, que lhe dá a aparência de estar com uma roupa de veludo.

Diferente de outros vermes, os filhotes crescem dentro do corpo da mãe e minutos depois de nascer se alimentam sozinhos. O verme aveludado se defende cuspindo no agressor. Ele tem duas glândulas que produzem um líquido gosmento na boca, também usado para capturar os insetos dos quais se alimenta.

Adaptar-se é com ele mesmo. Seu corpo parece uma mola. Ele consegue fazer curvas em 180° ou se esticar até o dobro do seu comprimento. Se precisar entrar em buracos apertados, não tem problema. Ele se espreme e passa.

No verso de hoje, Jesus fala de quatro bichos: ovelhas, lobos, serpentes e pombas. Dois mamíferos e dois ovíparos. Ovelhas e pombas, símbolos de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Lobos e serpentes, símbolos do inimigo de Deus.

Jesus disse que Seus discípulos são as ovelhas e os homens sem Deus, os lobos. Ao enviá-los para testemunhar, Jesus os orientou a fazê-lo com sabedoria. Da serpente devem extrair a prudência. As serpentes esperam com paciência a hora certa de atacar. Das pombas, a simplicidade e a humildade. Às vezes, você não concorda com uma situação, mas precisa suportá-la porque disso pode depender uma conquista maior à sua frente. Imagine que você esteja sendo injustiçado por um professor. Então você se revolta, exige seus direitos, grita e xinga. Tudo bem. Você colocou para fora o que sentia, mas foi expulso da escola. Se quiser ter sucesso, adapte-se como o verme aveludado. Prudência não é subserviência. Jesus calou diante de Seus algozes e morreu na cruz, mas não Se rendeu. Todos ao Seu redor sabiam em quem Ele acreditava. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário