*"Irmã, Deus quer tratar com você primeiro"*.
Acredito que vocês ouviram muito isso, mesmo que com outras palavras. Então a gente de início acha que entende, mas na verdade não entende, porque nós estamos feridas e queremos apenas que Deus faça a restauração, sem nem ao menos se questionar: "em que eu errei?".
Na verdade, a gente não se questiona ou até questiona, mas de forma errada. Vou explicar, citando situações sobre o deserto da vida sentimental, mas pode ser qualquer um:
1° Se você não se questiona, é porque provavelmente você acredita que foi uma boa parceira e não errou em nada. O outro que do nada decidiu sair da sua vida.
2° Se você se questiona *em que eu errei?* , *será que eu fui uma mulher rixosa?*, *Ah, eu era muito implicante e queria tudo do meu jeito*, *eu poderia ser mais amorosa*, etc...etc...
Meninas, tanto no exemplo 1, como no exemplo 2, nós estamos ou estávamos erradas.
No primeiro exemplo, você transfere a culpa para o outro e no segundo exemplo você transfere a culpa para você. Mas em ambos exemplos têm um fator importante: você está tão preocupada com a sua situação e quer ficar achando culpados, quando na verdade a pergunta deveria ser:
*O que Deus espera de mim?* ou *O que Deus acha de mim?*
✓ Depois de umas fases no deserto, você percebe que não está colocando o Senhor em primeiro lugar, quando se preocupa em achar os culpados.
✓ Depois de umas fases no deserto, você começa a entender o verdadeiro sentido da frase: *Deus quer tratar com você primeiro*.
✓ Depois de umas fases no deserto, eu entendo que Deus quer tratar comigo primeiro, porque para Ele eu estou em primeiro lugar. Ele me ama tanto que permitiu que eu perdesse algo, pois esta foi a forma de me transformar mais parecida com Jesus a cada dia.
É claro que isso nós vamos percebendo aos poucos, com as situações do dia a dia. A gente nem percebe, mas muita coisa vai acontecendo para mudar a nossa conduta. A gente acha que sabe tudo? Sabe nada! Sempre tem o que aprender. Sempre tem o que melhorar.
Tem coisas em nós que Deus quer mudar e a gente nem sabe, ou nem percebe que aquela característica não é legal. Tem gente que bate no peito e diz: "eu sou assim, vou morrer assim" - bom, prepare-se para um longo deserto se você pensa desse jeito.
Hoje eu me preocupo muito com isso. Sempre peço pra Deus mostrar em mim o que não é legal, pois quero mudar. Claro que tudo tem seu tempo e até para Ele te mostrar que você está errada leva tempo. Se Deus disser antes do tempo o que nós precisamos mudar, não iremos entender, nem aceitar.
Eu por exemplo, percebi esses tempos, durante o deserto, que deveria mudar meu jeito com meu irmão. Na minha cabeça eu não tinha nada contra ele, nem mágoa, nem nada. E realmente não tinha, mas eu era afastada dele e quando nos falávamos, era pouco, porque apesar de não ter mágoa, nem nada, a gente não tinha um bom relacionamento. Nossa fala era rápida e necessária, pois se alongássemos a conversa, acabávamos brigando. Sem motivo! Eu não tinha paciência para com ele.
Eu só percebi que eu tinha que mudar o meu jeito (sim, porque a cristã e embaixadora do nome de Jesus sou eu) depois de uma briga que tivemos, onde eu perdi o controle, falando o que não devia e depois chorei muito nos pés do Senhor, porque eu percebi que fiz besteira. Até a Dani teve que me aguentar no privado rsrsrsrsrs.
Outras coisas eu percebi no propósito dos frutos do Espírito Santo. A cada fruto que eu estudava, eu ia avaliando se tinha ou não e já contei aqui que fiquei chocada com minha cegueira espiritual. Gente, eu conhecia os frutos de cor, na ordem, capítulo e livro há anos. Foi um choque. Entre outras coisas que eu vou percebendo que tenho que mudar.
Meninas, eu dou meus exemplos para vocês entenderem o que quero dizer e talvez se autoavaliarem também. Não no foco de sair do deserto o quanto antes (claro que queremos isso), mas em primeiro lugar de sermos mais parecidas com Jesus.
Isso é para todos, mas principalmente para nós mulheres. Digo isso, pois Deus nos deu "um algo a mais," "um jeitinho todo especial" para conquistar o que queremos.
A bíblia mesmo fala isso em Provérbios 14:1:
*A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com suas próprias mãos a destrói*.
Se nós formos não apenas mulheres de Deus, mas também mulheres de Deus e virtuosas, seremos abençoadas, amadas, queridas, ouvidas e as pessoas terão prazer em desfrutar da nossa presença.
Quem não tem prazer de ficar ao lado de pessoas cativantes? Não estou falando de fala manhosa, perfume importado e toda arrumada. Eu falo da essência do Espírito Santo que exala em nós. Esse é o verdadeiro perfume, a verdadeira beleza que vem de Deus.
Quando nós exalamos essa essência, as pessoas percebem algo diferente em nós. Nossos atos nos tornam amadas e queridas, as pessoas ponderam sobre as nossas opiniões, pois vêem que a sabedoria de Deus está em nós.
Irmãs, já conheceram alguém assim? Alguém cuja a presença é tão gostosa de estar perto?
Pois é, eu acredito que é por aí o significado da frase *Deus quer tratar primeiro com você*.
A gente só pode dar aquilo que nós temos. Inclusive, almas são ganhas mais com atitudes do que com palavras. Vejam 1 Coríntios 7:14:
*Porquanto o marido descrente é santificado por causa da esposa cristã; e a esposa incrédula é santificada por causa do marido crente. Se assim não fosse, seus filhos seriam impuros, mas agora são santificados.*
Se vocês perguntarem: *Kátia, mas existe uma receita pronta para isso tudo?*
*Resposta:* Sim, tem. Inclusive foi ela que me inspirou a escrever isso. Eu li a receita e quis deixar aqui para vocês. Porém antes, eu quis explicar o porquê devemos prepará-la sempre em nossas vidas. A receita irmãs, está em Romanos capítulo 12, a partir do versículo 9.
*As virtudes recomendadas*
9 O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
*(O apóstolo Paulo inicia pelo amor, pois ele é o motivador na vida Cristã. O amor a Deus e ao próximo. Meninas, vamos evitar o mal, escolher sempre o bem comum e respeitar uns aos outros).*
11 No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor;
12 regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;
*(Vamos servir a Deus com zelo e cuidado. Sejamos sempre fervorosas na oração, com paciência, com perseverança e alegria, inclusive na tribulação. Isso é fé).*
13 compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade;
*(Ajudem ao próximo. Ajudar não é só dar o que comer ou vestir ao necessitado, mas também ajudar em alguma tarefa. Coloquem-se a disposição das pessoas)*
14 abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis.
*(Não vamos pagar o mal com o mal. Vamos dar a outra face. É difícil isso, mas precisamos praticar. As pessoas estão tão habituadas a pagar o mal com o mal, que quando alguém faz o contrário todo mundo estranha e muitas vezes perde até o rebolado e fica sem graça com sua atitude)*.
15 Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.
*(Sejamos empáticos. Vamos nos importar com a dor do outro. Mesmo que ele não for nada seu. Ouça, dê atenção. Escute bem, e tudo para só depois falar. Pense no que vai falar e como falar. Vibrem com a vitória dos outros e incentivem a todos)*
16 Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos.
*(Vamos tratar todo mundo igual, sejamos humildes e vamos compactuar com os humildes. Lembrem-se, nem sempre nós somos as donas da verdade. Melhor o outro te elogiar, do que você mesma. Tem gente que só sabe falar de si e não se preocupa em ver as qualidades do outro).*
17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;
18 se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;
19 não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
20 Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
*(Estes versículos estão bem claros, né? Não revide, não deseje o mal. Abençoe, ajude. Se a pessoa cair não é porque você desejou. "Ah, mas Kátia.... está dizendo aí no 19 que Deus vai cobrar, que a vingança pertence a Ele, então a pessoa vai pagar!" - Irmã, ore a Deus e peça a misericórdia dEle pela vida da pessoa. Se Deus quiser cobrar ou não é a vontade dele e não a nossa. Não vamos nos meter nisso. Eu sempre achei estranho, algumas pregações onde alguns pregadores dizem que nossos inimigos vão ver nossa vitória e vão ter que reconhecer e blá.. blá.. blá. Gente, nosso inimigo é o diabo! Por favor!!! Eu não estou pensando no que acontecerá com as pessoas que torcem contra mim, quando verem a minha vitória. Eu penso em ter minha vitória o quanto antes. Vitória é pra desfrutar e não pra esfregar na cara de ninguém: "Tá vendo, eu consegui!". E Deus te exaltará sim, mas com o propósito do nome dele ser engrandecido e almas alcançadas através do seu testemunho e não pra você se amostrar)*.
Vamos ser sábias, amontoar brasas vivas em nossa cabeça e finalmente entender o que Deus quer tratar comigo e contigo, em nome de Jesus.
Amém.
(Reflexão feita pela nossa irmã em Cristo Kátia. Kátia que o Senhor continue te usando, te capacitando e te abençoando sempre!)
Nenhum comentário:
Postar um comentário