Tema: “Honra: a honra é um mandamento que prolonga a vida.”
Versículo do Dia: “… porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.” I Samuel 2: 30
Honra, uma palavra pequena, mas que carrega um grande poder extraordinário e disponível para aqueles que caminham nela. Existe uma consequência quando nós não honramos, mas existe uma recompensa quando nós aprendemos a honrar. Portanto se devemos honra, temos que dá-la a quem de direito. Ser honrado por Deus todos nós queremos, no entanto só acontece quando nós propomos honrá-Lo em primeiro lugar, em todas as situações, em todos os momentos. Honrar é reverenciar, é respeitar, é obedecer, é amar. É assim que eu e você devemos ser para com Ele, nosso Criador e Redentor.
Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos”. (Marcos 6: 1-5)
As pessoas ouviam Jesus impressionadas na sinagoga, até eles o reconheceram e começarem a questionar a autoridade de Jesus, pois Ele não era a pessoa que eles estavam esperando. “Espera aí, esse sujeito que está querendo nos ensinar aqui não é o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão?” (Mateus 10: 40-42). Chegamos ao ponto interessante desta história, que como consequência dessa desonra Jesus não pôde fazer os milagres que Ele queria fazer naquele lugar. Assim como a honra produz um galardão, a desonra também trava o mover de Deus nas nossas vidas. Tem muita gente que está com a vida travada, que não consegue ver o milagre de Jesus na sua vida, que nada dá certo, simplesmente porque ainda não aprenderam o princípio da honra. Não aprenderam a respeitar e a reconhecer aqueles que Deus levantou sobre a sua vida e, até mesmo, honrar a Deus em primeiro lugar.
O fato é que o Senhor foi tão desonrado naquele lugar. E, infelizmente, muitas vezes nós temos a tendência de agir da mesma forma. Crucificamos aqueles que Deus enviou para nos abençoar simplesmente porque veio numa embalagem que você não gosta ou porque não está de acordo com seu padrão de qualidade. “E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa”. (Mateus 13:57)
“Deem honra ao SENHOR e anunciem a sua glória nas terras do mar”. (Isaías 42.12). A honra é uma chave divina, disponível aos humildes de coração, para o acesso sobrenatural a uma vida de milagres em todas as áreas. Em primeiro lugar, acima de tudo, devemos honrar a Deus em todas as coisas, através da nossa vida, família, ministério e finanças. A Ele TODA A HONRA! Honrar a Deus, também é honrar a sua palavra. “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. (Provérbios 3.9,10).
Aos coríntios Paulo adverte: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (1Co 12.26). Quando não damos a honra devida a alguém, não estamos desonrando apenas a pessoa, mas a nós mesmos e ao corpo de Cristo. Quando honramos, também estamos sendo honrados, e estamos honrando todo o corpo de Cristo.
Porém, quando não honramos perdemos muita coisa preciosa da parte de Deus, como exemplo, no nosso casamento, na nossa vida profissional, no meio da igreja porque nós não honramos da maneira que devemos honrar. E, não tem jeito, o Senhor sempre age no ambiente de honra! Onde existe desonra Deus não vai agir! É assim que funciona! Quando honramos uns aos outros trazemos sobre nós a alegria do Senhor, nos tornamos mais semelhantes a Jesus, e enchemos a terra da glória de Deus.
Deus quer que você experimente a honra, e muito mais. É muito importante entendermos e aceitarmos que, embora nem todos sejam dignos de honra, ou que honestamente falando, ninguém seja digno de honra, todos devemos honrar ao outro. Deus quer assim, esta é a Sua natureza. Se nós queremos o Senhor, se queremos servi-lo, é bom que o aceitemos como Ele é, e nos tornemos como Ele. Embora haja hierarquia e honrarias diferenciadas, somos convidados por Deus a honrarmos a todos e a andarmos por um. Deus nos convida a honrarmos aos que, aos nossos olhos, não merecem honra! O que acontece com aqueles que honram aos outros: eles são supridos em suas necessidades! Vemos na experiência do naufrágio de Paulo, todos os nativos daquela ilha honraram aos náufragos, por isso todos os enfermos da ilha foram curados!
“Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio. Paulo ajuntou um monte de gravetos; quando os colocava no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se à sua mão. Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: "Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a Justiça não lhe permite viver". Mas Paulo, sacudindo a cobra no fogo, não sofreu mal nenhum.
Eles, porém, esperavam que ele começasse a inchar ou que caísse morto de repente, mas, tendo esperado muito tempo e vendo que nada de estranho lhe sucedia, mudaram de ideia e passaram a dizer que ele era um deus. Próximo dali havia uma propriedade pertencente a Público, o homem principal da ilha. Ele nos convidou a ficar em sua casa e, por três dias, bondosamente nos recebeu e nos hospedou. Seu pai estava doente, acamado, sofrendo de febre e disenteria. Paulo entrou para vê-lo e, depois de orar, impôs-lhe as mãos e o curou.
Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados. Eles nos prestaram muitas honras e, quando estávamos para embarcar, forneceram-nos os suprimentos que necessitávamos”. (Atos 28:1-10)
O segredo para este dia é: Seja qual for a sua necessidade, busque em PRIMEIRO lugar o Reino de Deus e a Sua JUSTIÇA. Submeta-se a Deus em todos os aspectos de sua vida, incluindo a honra que devemos aos outros. Ele se compromete em nos suprir plenamente, e mais que isso, Deus fará os seus pés como os das corças, e o fará andar de um modo muito mais excelente, pelo caminho do Seu amor. Este é o nosso Deus! O Senhor quer gerar esse ambiente de honra a sua volta. Onde existe honra, existe recompensa, onde existe honra existe mover de Deus, onde existe honra o Senhor opera milagres. Mas, onde não existe honra, as coisas ficam travadas!
Teu reino será para sempre
Cantem ao Eterno Deus
Pois nada consegue se comparar
Cantem ao eterno Deus
Louvor e honra, poder e glória
Pertencem ao nosso Deus
Todos os povos, tudo que existe
Louvem ao eterno Deus
Toda língua confessará
Tua grande glória
Todo joelho se dobrará em louvor
Exaltado sempre serás
E o teu reino jamais passará
Oh eterno Deus
Teu reino é eterno Senhor
O teu reino Deus
Teu reino será para sempre
Cantem ao eterno Deus (pois nada, nada, nada)
Pois nada consegue se comparar
Cantem ao eterno Deus
Toda língua confessará
Paulo César Baruk - Louvor e Honra (Ancient Of Days)
Nenhum comentário:
Postar um comentário