“E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.” I Samuel 30:6
Neste momento ou no passado, você deve ter se identificado com a situação descrita em 1 Samuel. Claro que não habitamos em Ziclague nem vivemos nos tempos de Saul e Davi. Mas, temos muito mais em comum com Davi e seus homens do que possamos imaginar. O inimigo pode invadir nosso território, no momento em que nós estivermos fora ou “dormindo”, ou em um caminho fora da vontade de Deus, e ele pode nos roubar coisas muito valiosas para nós, e isso no final pode ser traduzido em desapontamento, perda de esperanças, perda de visão e de entusiasmo, e o pior de tudo, a perda da fé.
Todos naquele momento estavam em prantos, ninguém reage à dor com alegria, ela resulta em lágrimas. Contudo, depois do primeiro choque houve duas reações. Todos os outros continuaram a chorar e eles ficaram com raiva de Davi, o culpando por tudo, mas Davi tomou-se de coragem no Senhor e se encheu de esperança, pois conhecia muito bem esse Deus e que poderia clamar por Ele! Davi orou ao Senhor e como resposta ele foi a batalha e recuperou aquilo que havia perdido.
E exatamente nesse momento o inimigo perdeu a batalha. Porque nesse momento eles pararam de chorar e começaram a lutar. E pela luta, eles recuperaram TUDO. Davi foi para uma batalha, mas quando voltou, sua cidade estava incendiada, completamente destruída, mas ele se fortaleceu, porque na adversidade ou você se amargura ou se fortalece. Davi se fortaleceu, conhecia a história dos seus irmãos, ele conhecia o conceito, o princípio. Você também é conhecedor deste princípio, nosso Senhor nos deixou mais que um livro, mas a SAGRADA ESCRITURA, a tenha como alimento diário.
Davi não perdeu tempo queixando-se da sua perda, assim como acontece com muitos de nós, que perde tempo com perguntas do tipo “por que, Deus?” Tenham em mente, toda vez que esta questão vai mais além do que uma expressão genuína do coração, como fez Jó, então ela não o conduzirá a nenhum lugar. Lembre-se “TODAS as coisas contribuem juntas para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28)!
TODAS, tanto aquelas que pensamos como más como aquelas que pensamos como boas. Sua vida NÃO está nas mãos do inimigo comum, mas nas mãos de Deus. O nosso inimigo não objetiva em somente destruir ou roubar algo de você, seu propósito final é roubar a sua esperança, seu entusiasmo, seu CORAÇÃO. Ele sabe que somente os corações esperançosos são corações vivos. Mesmo que alguém o tenha ferido, sempre existirá uma forma de se recuperar! Entenda que a questão, não é “por que, Deus"? E sim, se você resistir, se encorajar no Senhor, não aceitará a perda. Resista, e então você recuperará tudo.
As “cidades” das pessoas boas pode ser invadida pelo inimigo de nossas almas. Em resposta a perda, muitos de nós escolhemos anestesiar os nossos corações de forma que é melhor não sentir mais dor, e deixarmos de executar a “estrada da fé” – é uma estrada cheia de serviço e trabalhos -, e você deve sempre exercitá-la. Muitos se sentem acomodados com situações de perda e se negam a admitir que ainda podem recuperar aquilo que se perdeu. Vivendo somente para sobreviver, sem esperança nem sonhos, em vez de buscar novamente o relacionamento vivo que eles tinham com Deus. A decisão é sua: Você escolhe dá a volta por cima ou aceita a perda.
Se hoje você está machucado, seu ferimento não será curado pela aceitação da derrota e a perda ou da falsa ideia de que “é impossível ter sucesso novamente”. Os ferimentos serão curados somente se você parar de chorar e buscar direção no Senhor. Deus não muda, Ele é o mesmo de ontem e hoje. Ele é exatamente o mesmo Deus como quando você o encontrou primeiro. Nós podemos ser feridos, mas não encontraremos cura na resignação, senão no "encorajamento de nós mesmos no Senhor" e resistindo para recuperar tudo. Não é com trabalhos religiosos que muitos costumam cobrir o vazio de seu relacionamento verdadeiro com Deus. Você quer encontrar o nível de seu relacionamento com Deus? Não olhe para suas atividades, vá além, mergulhe neste amor, Jesus está a porta, ABRA e seja guiado!
Nós podemos chorar o quanto quisermos, nós podemos ver que a vida é dura. E ela é! Contudo, conforme Davi e seus homens fizeram, você precisa tomar uma decisão: ou você persiste ou continua na derrota culpando os outros pela sua perda. Escondendo provavelmente sua frustração por anestesia, apatia e atividade religiosa. Se encoraja no Senhor, como fez Davi, e vá a batalha para recuperar tudo. Esta é verdadeiramente uma decisão crítica, uma decisão de vida ou morte espiritual. A escolha é sua, viver espiritualmente ferido, ou como herói espiritual. "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33).
Quando a emoção toma o controle, ela obscurece a razão. Pessoas amarguradas não pensam, falam bobagens, blasfemam, porque a amargura é um sentimento muito negativo, muito ruim. Davi também ficou muito triste, muito perturbado, afinal de contas, ele também fora atingido, porém, não se deixou levar pela emoção, ele protegeu o seu coração, a sua unção. Então, guarde o seu coração da amargura, ou ela o derrotará. Saiba o que derrota você, não é somente as circunstâncias de fora, mas a atitude que há dentro do seu coração. O que aconteceu lá fora foi um desastre e não poderia ser pior, mas Davi se fortaleceu no Senhor. Mas e você, o que lembra na hora da adversidade? O que passa na sua cabeça ou qual o primeiro pensamento que vem? A quem recorrer ou aonde ir? O que você faz na hora da adversidade? Fortaleça-se no Senhor. Entre na presença de Deus, abra a sua mente, ouça a palavra, deixe o Espírito Santo falar com você, porque você estando fortalecido, saberá por onde começar.
O inimigo tocou nas finanças, na sua família, perdeu alguém que ama muito para o mundo, você foi tocado na saúde, o inimigo criou contenda, aonde tenha sido a perda, REAJA e LUTE, pois Deus é contigo! “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Coríntios 15:58). Entenda a vontade do nosso Pai, para que assim você possa lutar. “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:17).
Segredo para este dia: Na adversidade, primeiramente BUSQUE a Deus, OUÇA o que Ele tem a falar. Coloque em seu coração que a VONTADE de Deus deve prevalecer sobre tudo. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18). Tenha FÉ e seja FIEL, Deus quer ver uma fé autêntica e pura, “sem fé é impossível agradar a Deus!” (Hebreus 11.6). E não esqueça a chave: guarde as suas emoções e não entre em desespero. Não se amargure. Guarde o seu coração, mesmo que você tenha sido atingido, mesmo que tenha algo te machucando, guarde o seu espírito, as emoções feridas, envolvidas e atingidas, porque o Senhor te devolverá várias vezes mais, porque na adversidade você irá crescer. Dobre os seus joelhos no chão e clame ao Senhor teu Deus, porque ele reverte qualquer situação. "Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29:12-13)
Quem é o Homem que teve o poder
De andar sobre o mar?
Quem é Ele que pode fazer o mar se calar?
No momento em que
A tempestade vier te afogar
Ele vem com toda autoridade
E manda acalmar
Quem é Homem que teve
O poder de fazer Israel
Caminhar por entre as águas do Mar Vermelho
Fez caminho no meio do mar
Para o povo de Israel passar
Do outro lado com os pés enxutos
Puderam cantar o hino da vitória
Quando estiver frente ao mar
E não puder atravessar
Chame este Homem com fé
Só Ele abre o mar
Não tenha medo, irmão, se atrás vem Faraó
Deus vai te atravessar
E você vai entoar o hino da vitória
Toda vez que o Mar Vermelho
Tiver que passar
Chame logo este Homem para te ajudar
É nas horas mais difíceis que Ele mais te vê
Pode chamar este Homem que Ele tem poder
Se passares pelo fogo não vai te queimar
Se nas águas tu passares não vão te afogar
Faça como Israel que o mar atravessou
E no nome do Senhor um hino de vitória
Do outro lado cantou
Hino da vitória - Cassiane
Nenhum comentário:
Postar um comentário