Versículo do Dia: “E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu ó rei Josafá; assim o SENHOR voz diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus.” II Crônicas 20:15
O que tem te atemorizado nestes últimos dias? Não tenha medo. Deus irá pelejar por você! Você está guardado pelo poder do Espírito Santo! “ Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas, dos ímpios que me oprimem, dos meus inimigos mortais que me andam cercando”. (Salmos 17:7-9).
Imagine se de repente você soubesse que um grande e numeroso exército se levantara para aniquilar você? Deu até medo, só de imaginar, certo?! Mesmo sabendo, que em nossos tempos, já não é comum ouvirmos histórias de invasões de exércitos inimigos, mas atualmente, podemos entender como guerras; as dificuldades e problemas que aparecem sem avisar em nossas vidas, algumas vezes com a mesma proporção que chegaram ao rei Josafá. A nossa capacidade de reação aos nossos problemas dessa vida, é determinada ao sucesso ou fracasso de nossa vida espiritual. Josafá nos ensina duas importantíssimas lições sobre como reagir de forma sábia em meio às nossas guerras.
A primeira lição é que precisamos estar atentos ao que Deus está dizendo. E sabe como o fará? Entrando em Sua presença todos os dias em oração, isso nos torna sensíveis a voz de Deus. Ao ouvirmos a Sua voz devemos obedecer a tudo o que Ele disser, e precisamos valorizar este momento, pois o maior prazer de nossas vidas é estar na presença do nosso Senhor. A segunda é que existe uma peleja, uma batalha, e todos os dias nós de alguma maneira vivemos uma batalha nesta terra. Batalhamos pelo pão de cada dia; batalhamos contra nós mesmos e nossa velha natureza pecaminosa; batalhamos contra pessoas invejosas; enfim, vivemos muitas batalhas como o povo de Judá e o Rei Josafá.
Josafá sentiu medo, assim como todo ser humano, reconhecia que o exército inimigo vinha até ele com uma enorme vantagem numérica. Diante de situações que os limitam, mas ele foi além, Josafá não permitiu que isso determinasse o seu fracasso e, imediatamente buscou ao Senhor, humilhou-se diante de Deus, promoveu jejum, orou e adorou a Deus. Ele decidiu esperar o conselho do nosso Senhor antes de qualquer ação, sabia que lutar sem nosso Pai, era lutar sozinho, preferiu esperar, mesmo em meio ao desespero, apenas confiou.
Surpreendente, não? A chave da vitória, está bem aí, JEJUM, ORAÇÃO E ADORÇÃO! Aí está o segredo da conquista sem batalha, Deus se levanta de seu trono para enviar a vitória aos seus filhos que clamam. Em Efésios, aprendemos que a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
Estamos em constate guerra e, eu e você estamos inseridos nela. Creia e receba de tudo quanto o Senhor está falando. Não tenha medo você não será derrotado, não é ainda o seu fim, Deus não está cego, Ele está vendo tudo o que você está passando, e em Sua hora agirá. A batalha espiritual é mais real do que possamos imaginar, mas o inimigo de nossas almas se levanta para cair, pois esta peleja não é nossa, mas do nosso General, nosso Soberano Deus. Para isso, precisamos seguir o exemplo do Rei Josafá e o povo judeu naquela ocasião, vigiando a todo instante, nos humilhar na presença do Pai, clamar por seu socorro, jejuar e orar. Por isso, precisamos estar equipados para lutar, vista-se com a armadura de Deus, e veja com os olhos espirituais, os inimigos prostrados e derrotados.
“Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mal e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na ora”. Efésios 6:10-18
Apenas confie em Deus e siga suas instruções sabiamente. Entenda que Deus sabe a hora certa de agir, e não é você, movido pelas circunstancias que ditará como Ele o fará, o amanhã pertence ao Nosso Senhor, Ele sabe o momento certo de realizar aquilo que para os olhos humanos parece impossível. Não sei quando vai ser o dia e a hora do Senhor fazer isto na tua vida, mas tenha certeza que a hora vai chegar, portanto, não desista, siga em frente, pois a tua peleja é do Senhor Jesus.
Muitas vezes, quando surge um problema, nosso primeiro comportamento é reagir, tentando controlar e corrigir a situação, o que geralmente torna a situação ainda pior. Deus disse a Josafá para eles pararem e ficarem quietos, enquanto nosso Senhor batalhava. Em qualquer circunstância, a primeira reação é PARAR e ORAR. Quando Israel orou em união, Deus não apenas lhes disse qual era o próximo passo do inimigo, mas também os atacou de surpresa. “Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando o Senhor (vs.18)”.
Incontáveis batalhas descritas na Bíblia, foram vencidas por homens que acreditaram e confiaram em Deus, e Ele sempre esteve ao lado deles. Nosso Senhor resgatou seu povo da fome, levando José ao Egito à frente deles, para armazenar sabiamente grãos nos 7 anos de abundância. Então Deus os resgatou da escravidão no Egito, e eles não deixaram aquele país de mãos vazias. O Mar Vermelho foi separado e seus inimigos se afogaram, e ainda haviam sido alimentados com maná do céu e água das rochas, nem as suas roupas e sapatos não foram desgastados depois de caminhar 40 anos no deserto. Foi pela história que eles tinham com Deus, que o fizeram acreditar sabiamente que Ele faria o que prometeu. Reserve um momento e lembre-se de cada vez que Deus interveio por você no passado.
Quando estiver em um daqueles momentos que o deixa para baixo e sem chão, na incerteza de tudo, vá para o seu quarto, ou um lugar que sinta paz e, se derrame aos pés do Pai, ORE! Ele ama ouvir seus filhos, mesmo sabendo da nossa dor. Deus está com você, cuidando de tudo, SORRIA, por mais que seja difícil. Não deixe seus problemas o afastarem do seu primeiro AMOR, problemas sempre surgirão, seja SABIO, louve ao Pai, isso o edificará! “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”. Salmos 30:5
Deixo aqui, um pequeno relato, em um episódio da minha vida, em meio a dor e saudades, após me derramar aos pés do Senhor, louvando e orando, fui descansar. Mesmo na dor, confesso que eu me sentia em paz, pois é assim que você se sente quando entrega tudo a Deus. Estar em perfeito comunhão com Ele, nos faz caminhar na direção certa. Acordo após um sonho, onde via um servo do Senhor, tocando piano, havia uma grande plateia. Eu subia ao palco e me encantava com aquela melodia, meus olhos brilhavam, ali eu estava em paz. Como não amar esse Deus, que é maravilhoso e tremendo. Ele fala com cada um de nós de diversas maneiras. Horas mais tarde, fui atrás daquela música, sempre a ouvia, mas não com a mesma perspectiva depois desse sonho.
A música se chama: "What a Wonderful World", é uma canção escrita por Bob Thiele e George David Weiss, e foi gravada pela primeira vez na voz de Louis Armstrong. Deixarei aqui a tradução dessa música: “Eu vejo as árvores verdes, rosas vermelhas também. Eu as vejo florescer para mim e para você e, penso comigo, que mundo maravilhoso. Eu vejo os céus tão azuis e as nuvens tão brancas, o brilho abençoado do dia, e a escuridão sagrada da noite e eu penso comigo, que mundo maravilhoso. As cores do arco-íris, tão bonitas no céu, estão também nos rostos das pessoas que passam. Vejo amigos apertando as mãos, dizendo: Como vai você? Eles realmente estão dizendo: Eu te amo! Eu ouço bebês chorando, eu os vejo crescer. Eles vão aprender muito mais que eu jamais vou saber. E eu penso comigo, que mundo maravilhoso”.
Não estamos sozinhos, nosso Pai está conosco a todo instante, o mundo é maravilhoso, Deus é perfeito em sua criação. Veja seus problemas com outra perspectiva, o que está passando ou passará, Deus é a resposta, Ele dará a direção certa a cada batalha. Mesmo enfrentado naquele momento um problema, nosso Pai me mostrou que eu não preciso me desesperar, apenas confiar e contemplar a sua glória, e ser grata nas pequenas coisas. Deus não rejeita oração, ela é alimento. Tenha a certeza que nesta peleja Ele está lutando com você, e lhe dará as armas certas para vencer. Não é o fim do mundo, mas o começo de uma grande conquista.
O segredo para este dia, é: Deixe sua FÉ se ativar – é o combustível da oração-, BUSQUE ao Senhor - lutar sem Deus, é batalhar sozinho, espere, mesmo em meio ao desespero, confie no Senhor-, não fique PROSTRADO - uma vez que adquirimos a fé e recebemos as estratégias suficientes para sair à peleja, devemos estar de pé; deixar de lado os discursos de derrota ou perguntas do tipo: Por quê Deus permitiu tudo isso? Onde está Deus? Deus sempre estará do seu lado, então aquiete seu coração e veja a salvação que Deus tem reservado para você!
Às vezes parece que
As muralhas não vão cair
Mas Deus, você nunca falhou
A espera terminará
A luta vencida está
Sim Deus, você nunca falhou
Em ti confiarei
Tu és fiel senhor, fiel senhor
Contigo andarei
Seguro em tuas mãos
Você nunca falhou
A noite já vai passar
Tua palavra se cumprirá
Meu coração te louvará
Cristo meu salvador
Me cubra com seu amor
Meu coração te louvará
Eu sei que tu
Move montanhas
Eu creio queAssim fará outra vez
Abriu o mar
Para o seu povo
Eu creio que
Assim fará outra vez
Eu sei que tu
Move montanhas
Eu creio que
Assim fará outra vez
Farás outra vez – Vox Central MSC/Karyne Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário