"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." Gálatas 6:7
O princípio de semeadura estabelecido por Deus, é maravilhoso e, quando nos dedicamos esse princípio, Deus fará que o tempo de colheita seja próspero. É como na natureza, cada semente tem seu fruto, quem planta honestidade colhe honestidade, quem planta maldade colhe maldade. A os que se enganam, achando que Deus olha apenas para os que praticam o bem. Deus é surpreendente, por isso há um grande mistério estabelecido, o da MULTIPLICAÇÃO, e essa é a melhor parte da história! Reflitam bem, na natureza plantamos uma semente que gerará uma árvore, e como resultado a árvore dará muitos frutos, que se multiplicará. No mundo espiritual não é diferente, isso acontece da mesma forma.
A salvação não vem somente pela obediência, mas pelo crescimento espiritual. Paulo expressou muito, ao final da carta de Gálatas, a necessidade da ênfase espiritual, deixando as coisas da carne. No início do capítulo 6 de Gálatas há uma série de orientações a respeito das nossas responsabilidades como cristão, é um convite para subir ao mais alto nível espiritual aos ensinamentos de Deus. E é neste contexto que Paulo diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). Apesar desta e outras advertências, muitas pessoas vivem zombando de Deus.
Como que se semeia visando a carne? Logo à sua mente imagina várias coisas devidamente incluídas nesta espécie de semeadura. Enfatizo que, o caso não é que seja errado ter algum interesse nas coisas materiais. Um exemplo bem típico é homem que tem família, e precisa prover as necessidades materiais do seu lar. Por isso, o caso é de manter as coisas no seu devido lugar, de não ‘semear visando a carne’, tendo por alvo na vida as coisas materiais, mas de usarmos nossos bens materiais como meio para aumentar nosso louvor e serviço ao verdadeiro Deus.
Há outras maneiras de semear visando a carne, que talvez não sejam tão óbvias, e que, não obstante, podem influenciar muito no nosso desenvolvimento espiritual. Como semeamos, em nossa vida pessoal, é tão importante como a própria semente. Podemos até mesmo estar fazendo coisas que são direitas e boas em si mesmas, mas, se o motivo for errado, se nossas ações forem de auto justificação, de autoelogio ou provirem de um espírito de ciúme ou rivalidade, nossas boas obras podem ser sem valor e podemos ver a corrupção de nossa vida espiritual, que geram consequências, pois isto pode corromper a semente e produzir fruto corrupto. Uma conversa, a forma como gasta o seu tempo, o seu ouvir, as amizades, as leituras diárias e o que se assiste nos canais de televisão, todas estas coisas podem ser usadas para o bem ou para o mal, para a gratificação egoísta da carne ou para a edificação da nossa própria vida espiritual.
Quando buscamos Deus, procuramos naquilo que o agrada, assim, nos inclinamos a Ele. Paulo diz: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus” (Romanos 8:5-8). Num contexto em que ele trata o materialismo, o mesmo apóstolo diz: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna” (Gálatas 6:7-8).
Pessoas zombam de Deus quando não acreditam no seu julgamento justo e, achando que Ele não saberá de nada que se faz aqui na terra, muitos vivem com uma perspectiva muito limitada. Acreditando que as únicas coisas importantes são os acontecimentos de sua rápida jornada na Terra, outras pensam apenas nas coisas do momento, agindo por impulso sem medir as consequências dos seus atos. Deus nos chama para uma perspectiva diferente e eterna. “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hebreus 4:13).
É fácil para nós, como cristãos, apontarmos o dedo àqueles que estão fora da igreja que zombam de Deus. Tenham em mente que a zombaria mais sutil, e a mais perigosa de Deus vem daqueles que estão sentados na igreja. Você deve estar se perguntando, como assim aquelas que estão sentados na Igreja? Sim, somos culpados de zombaria quando nos comportamos com uma demonstração externa de espiritualidade ou piedade, sem qualquer envolvimento interno ou mudança de coração. Como exemplo, há pessoas que afirmam sua fé em Deus e até falam que a Bíblia é a palavra dele, mas desrespeitam os ensinamentos das Escrituras.
Deus revelou uma escolha entre dois caminhos, o que leva à morte e o que leva à vida. A Bíblia nos ensina e nos dá a direção para viver uma vida abençoada, tanto pelos exemplos de homens bons e piedosos, quanto pelos exemplos negativos daqueles que escolhem seguir outro caminho. Somente nos enganamos quando pensamos que nossas atitudes e ações não são vistas por um Deus todo-poderoso e onisciente. Deus existe. Ele nos criou. Ele revelou a sua vontade para nos guiar. E um dia, ele nos julgará. Não zombe de Deus!
QUESTIONE-SE: Como estou semeando? Sem dúvida, seu desejo é semear visando o espírito. Pode ter a certeza do seguinte: assim como “aquele que semeia visando a sua carne, ceifará da carne corrupção”, assim, “aquele que semeia visando o espírito” ceifará algo com a mesma certeza. O quê? A vida eterna! (Gál. 6:8) Que incentivo para cuidarmos bem de que modo semeamos, para aprendermos a semear em harmonia com o espírito de Deus, para o interesse eterno de nossa vida espiritual! Mesmo agora já podemos colher frutos abundantes, ao passo que semeamos visando o espírito.
Segredo do dia: ENCONTRE uma boa terra, comece a semear e tenha fé, pois tua colheita será mais do que abundante. Suas ATITUDES são particularmente suas e expressam fielmente o seu caminho. Não pensem que nada passará desapercebido de Deus, não se zomba do Criador, Ele conhece o coração de cada um de seus filhos e suas procedências. O que passamos hoje está diretamente ligado a algo do nosso passado, que colhemos aquilo que plantamos anteriormente. Temos sido BONS? Então a bondade nos será multiplicada. Temos criticado as atitudes de uma pessoa? Então, mais cedo ou mais tarde, nos acharemos fazendo aquelas mesmas coisas e colhendo as consequências. Pois com a medida com que medirmos seremos medidos por Deus (Mt 7.2).
Um pregador muito famoso do ano de 1800, disse que: "Zombar de Deus é fingir amá-lo e servi-lo quando não o fazemos; agir de maneira falsa, ser insincero e hipócrita em nossas profissões, fingindo obedecer, amar, servir e adorá-lo, quando não o fazemos. Zombar de Deus entristece o Espírito Santo e cauteriza a consciência; e assim as bandas de pecado se tornam mais e mais fortes.
Acende oh Deus em meu coração o amor, pelas almas que anseiam por ti
Derrama em mim o teu óleo precioso, para sarar as feridas que o tempo deixou
Este é o tempo de semear a semente do amor que nos pode salvar
Este é o tempo de semear de apascentar de apregoar teu amor
Vou levar tua palavra senhor, semear o amor que nos leva a te amar
Acende o fogo em meu coração do amor da paixão que tu tens senhor
Pelas almas
E se a beira da estrada eu chorar tu me consolarás
Pois eu sei, que a ceifa será com abundância e júbilos
Meus frutos serão milhares de milhares, de milhares de milhares
Nossos frutos serão milhares de milhares, de milhares de milhares
Teus frutos serão milhares, de milhares de milhares de milhares
Nossos frutos serão milhares, de milhares de milhares de milhares
Tempo de Semear – Tempo de Semear
Nenhum comentário:
Postar um comentário