sábado, 24 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 21 TRANSFORMADOS POR JESUS


 Tema: “O propósito de Jesus na sua vida: Jesus veio suprir as necessidades físicas, emocionais, financeiras, profissionais, familiares e eternas do homem.”
Versículo do Dia: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”  Filipenses 4:19

Quando imaginamos que alguém está passando por necessidade, logo nos preocupamos sobre o que oferecer a essa pessoa em questão de alimentos, vestimenta ou dinheiro por exemplo. O Apóstolo Paulo falando aos filipenses, ele é categórico em afirmar: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19). Há um único Deus, mas Ele se relaciona conosco individualmente, o que quer dizer que se revela a nós como nós somos, no lugar onde estamos, no modo como nos sentimos. Só precisamos estar atentos. Observe que ele diz “O meu Deus” ele sabia quem realmente poderia satisfazer todas as necessidades, ele tinha intimidade com Deus. Onde há uma necessidade, Ele entra em ação. É com o verbo "suprir" que Ele sustenta o universo. É com este verbo que Ele supre a cada um de nós. Suprir é encher de novo; é acrescentar o que falta. Quando o povo de Israel peregrinava pelo deserto, para suprir suas necessidades de água, Deus fez ela brotar e jorrar em torrentes de uma rocha. Mesmo assim, pouco depois o povo perguntou: nosso Deus "conseguirá também dar-nos de comer? Poderá suprir de carne o seu povo?” (Salmo 78.20). Que não tenhamos a mesma atitude dos hebreus antigos. Precisamos saber que "Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça" (2Coríntios 9.10). 
Quão maravilhosa é a promessa que o Senhor nos faz, dando-nos a segurança de que Ele é o supridor de todas as nossas necessidades. Sempre nos pegamos tristes e preocupados com a possibilidade da falta de saúde, dinheiro, paz, segurança e, isso se torna um dos maiores temores que rodam nossas vidas. Qual o homem que não deseja ter a sua necessidade suprida? Porém, deixo uma observação nesta questão da necessidade, a que nós, na maioria das vezes, confundimos desejos com necessidades. As necessidades básicas vão se confundindo com necessidades secundárias, que se tornam primarias, num círculo sem fim. Às vezes queremos coisas que não necessitamos. Aí entra uma dificuldade de entendimento da palavra do Senhor. Pensamos que Deus nos suprirá com tudo o que desejamos, e não é bem assim. Você deve estar se questionando, mas a que necessidades Deus supre? Deus nos supre as necessidades que Ele considera como sendo necessidades, Ele sabe do que precisamos, do que não podemos viver sem e nos supre. Ele é o dono do ontem, hoje e amanhã! Você não sabe o que irá acontecer no amanhã, você apenas planeja, não tente ditar as regras, o operar é de Deus, Ele é o dono de Tudo! Só o criador entende a sua criação. "os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta" (Salmo 34.10). Por isto, "aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4.16). O que você acha necessário, pode ter consequências irreparáveis e, afetar muitos ao seu redor. Não queira por capricho, mas por vontade do Teu Deus! 
É difícil no início entender que nem tudo o que queremos é o que necessitamos e, somente o Senhor pode identificar isto. Nossa razão geralmente nos leva a misturar desejo com necessidade e isto traz muitas frustrações. Deus não nos suprirá com tudo o que queremos, mas com certeza absoluta Ele nos suprirá com tudo o que necessitamos. Ah se nos lembrássemos sempre que Deus é sábio! Ele faz que o sol e a chuva venham sobre todos, indistintamente. A natureza é expressão da bondade de Deus para todos. Ele não só construiu o mundo, mas o construiu de modo que possamos desfrutar dele. O Senhor fará tudo para nos suprir em nossas necessidades quer sejam elas espirituais e/ou materiais. O Senhor é o nosso provedor, o nosso supridor, não deixará em falta aqueles que o SERVEM SINCERAMENTE. Em nossa limitação até tentamos "fazer Deus entender" que precisamos de algo, como se ele não soubesse, e quase sempre esse "algo" não é vontade dEle para nós, no momento ou definitivamente. 
O nosso Senhor nos dará tudo o que pedirmos conforme a sua vontade e não simplesmente conforme a nossa, pois nesta última situação nós é quem seríamos senhores. A história de Jesus é a história de Deus se entregando a si mesmo. Sua riqueza é Ele mesmo e Ele se dá a si mesmo. Jesus é Deus conosco sempre. Jesus é Deus preparando uma casa definitiva para nós no céu. Em outras palavras, a glória e a plenitude da Sua divindade estão disponíveis para todo aquele que crê em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Quem assim crê tem Cristo e quem tem Cristo tem tudo. Quando oramos por algo a Deus, Ele nos dá mais do que pedimos. As riquezas de sua glória estão além de sua compreensão. Jamais conseguiremos pedir algo que Ele não tenha para nos dar. Ele "é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Efésios 3.20). Afinal, tudo pertence a Ele. A glória que lhe damos, com os lábios e com a vida, é a glória que Ele já tem. Quando vamos a Deus em busca da satisfação de uma necessidade genuína, Ele inevitavelmente faz mais do que pedimos, pois Ele, diferentemente de nós, não tem limites. Estamos aqui na terra para elevar a Sua gloria! Tenha calma e sabedoria, Deus sabe o momento certo de agir. 
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6). Se vivermos pela fé nessa promessa da graça futura, será muito difícil que a ansiedade sobreviva. As “riquezas” de Deus “em glória” são inesgotáveis. Devemos combater a incredulidade da ansiedade com as promessas da graça futura. “O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipense 4:19). Parece até um sonho, não? Ter todas as necessidades satisfeitas. Seja grato a Deus por tudo. “Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que dá vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus” (Filipenses 4:18). Deus tem interesse sim em satisfazer nossas necessidades; só que nós muitas vezes damos muito valor a essa busca e esquecemos de confiar Nele. Se Deus cuida até das aves, das plantas, Ele não se importaria em cuidar de nós? Que fomos criados para adorar ao Senhor? Deus é conhecedor de nossas necessidades. “De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas” (Mateus 6:32). 
Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que creem nEle. Peça a Deus que abençoe você e lhe dê a sabedoria para lidar com as questões simples do dia a dia. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5). Salomão teve essa rica oportunidade e ele pediu sabedoria ao Senhor para julgar o povo. “E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso’ (1 Reis 3:10). Quando estamos bem é tão fácil, para alguns, esquecer de quem o ajudou. Somos levados ao deserto para nos encontramos com Deus!
Nós passaremos por desertos e vales, pois saiba que nem tudo será um mar de rosas. Devemos estar preparados sabiamente e fortalecidos em Cristo, pois será neste momento que você aprenderá a viver por fé e não por aquilo que se ver. Você começará a desfrutar do milagre de Deus. A Bíblia conta que Elias foi um homem muito abençoado por Deus. Um homem obediente. E, certa vez, o rei Acabe queria matá-lo, justamente por ele ser tão firme com Deus. E então o Senhor falou para Elias fugir e se esconder no deserto, porque lá Deus ia protegê-lo e iria sustentá-lo. "Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá". (1 Reis 17:3,4). E você, aonde estiver, se tiver o compromisso verdadeiro com o Senhor, Jesus disse que você vai ser perseguido, você vai ser zombado, humilhado, e você deve aprender a depender do Senhor, porque Ele está no controle da sua vida.
Receba as bênçãos como bênçãos de Deus, não como fruto do acaso, nem como fruto do seu esforço pessoal. Que a sua benção também possa abençoar ao próximo, doe aos outros, e faça isto com prazer, não por necessidade, não como se fosse uma troca. Em Deus, você pode todas as coisas, todas as coisas que exaltarão a glória de Deus. Desenvolva a sua confiança. “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” (Efésios 3.16). Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que se acham fracos diante dEle. Deus deu uma nova direção para a vida de Elias, justamente quando aquelas águas que o estavam suprindo secaram. "Então a palavra do Senhor veio a Elias: Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida" (1 Reis 17:8,9). Que maravilha! Nesse momento Elias estava vivendo um tempo de sequidão, e Deus deu a ele mais uma nova estratégia.
Elias foi levado ao deserto, mas Deus supriu as suas necessidades. Você sabe por qual razão muitas vezes Deus permite que o deserto chegue na nossa vida? A resposta é simples, mas muitas vezes difícil de ser entendida, a princípio. Para que nós venhamos depender mais do provedor do que da nossa provisão. Nós devemos tirar os nossos olhos daquilo que achamos seguro e devemos colocar nossa segurança totalmente em Deus. Somos levados ao deserto, para nos tornamos sábios e servir e viver para Cristo e não mais ao mundo. Reflita aonde você está, o que levou você a este deserto? A esta perda? Ao abandono? Sempre pensamos que somos tão bons o suficiente, que nada faz sentido quando estamos à frente de um problema. Tomemos cuidado, somente Deus é perfeito! Você não enfrenta qualquer situação pelo acaso. Somos cobrados pelo que plantamos, e por nossos pecados. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23).
Se você está passando por um momento difícil na sua vida, saiba que Deus sabe aonde você está. Confie no Senhor, busque a Ele em oração, coloque os seus olhos nEle. Então, se você confia no Senhor, você deixa de depender das pessoas, porque você sabe que Deus é poderoso para te suprir por meio de Jesus Cristo. Deus sabe o que está acontecendo com você e Deus sabe para onde ele vai te levar a partir desse momento. Tudo o que você tem que fazer é não murmurar, não olhar a circunstância, não ficar prostrado eternamente, mas consultar a Deus, se entregar a Ele verdadeiramente. É no deserto que Deus não te levará para te enfraquecer, para cair e contemplar a sua derrota, pelo contrário, Ele quer te fortalecer, moldar você, dar a você uma nova chance. É nesse deserto, nessa crise em que vive, é aonde Deus vai te mostrar novas possibilidades, e nosso Senhor vai te mostrar que Ele nunca te abandonará, Ele nunca o desamparará. Ele precisa que você diga: Senhor, que a sua vontade, também seja a minha!
Então, meu irmão, obedeça quando Deus te der uma nova estratégia. Não fique olhando para os problemas e Deus vai te dar uma solução. Deus pode usar qualquer pessoa para trazer o suprimento nas suas mãos. Não tente imaginam como vai ser, como Deus vai agir. De onde vai vir a saída para a sua vida. Porque, muitas vezes, nós erramos e nós deixamos de ter fé porque nós ficamos pensando muito, tentamos adivinhar o que Deus vai fazer. E nós devemos confiar no Senhor de todo o nosso coração e não se apoiar em nosso próprio entendimento, porque só assim Deus vai endireitar os nossos caminhos. Então, meu irmão, não tente imaginar de onde vai vir o seu sustento, mas confie no Senhor. Ore e entregue totalmente os seus caminhos nas mãos de Deus e Ele promete que Ele vai endireitá-los.
Segredo para este dia: Qual é a sua necessidade? Conta ao Pai, que pode suprir todas as suas necessidades. Cada um de nós temos necessidades diferentes, mas saiba que Deus está abrindo a porta da vitória para você e a porta que Deus abre ninguém fecha. A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Confia em Deus, que este momento que você está passando, tristeza, solidão, desesperança, tudo isso vai passar e um novo dia vai raiar em sua vida. Nada que um dia após o outro, Deus pede que você confie, pois está surgindo em sua vida um novo dia de paz e de alegria! Todas as pessoas necessitam de algo, mas existem necessidades que são difíceis de serem resolvidas, aos olhos humanos, mas entendem que não há nada IMPOSSIVEL para Deus! Não se desespere, Deus pode suprir todas as suas necessidades, confie nele! "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (I João 5:14). O suprimento de nossas necessidades será em glória, por Cristo Jesus. O louvemos em todos os momentos, por Ele que somos supridos. Assim sendo, bom para nós é sempre esperarmos no Senhor sem questionamentos, mas em louvor ao nome dEle! 
Foram 21 dias de muito aprendizado. Para cada dia, um tema diferente, um versículo com muito ensinamentos. E todos, com a certeza de que tudo é ter a mais íntima relação com Deus, de tê-lo em primeiro lugar nas nossas vidas. Quando recebi o convite para elaborar o devocional para esta linda campanha, confesso que fiquei com medo e sem saber o que escrever, pois imaginei: 21 dias, será se conseguirei? Ainda não conheço todas as histórias da Bíblia e pouco desse Deus maravilhoso, pois todo dia é um novo aprendizado, sempre a algo há mais para descobrimos de Deus. Iniciei minha caminha assim como vocês, alguns é claro, pela restauração, e depois que o conheci verdadeiramente, Ele se tornou o centro da minha vida, o meu primeiro amor! Percebam, eu me limitei sem antes me permitir. Você com certeza, em algum momento da sua vida já deixou muitas oportunidades passarem por não se achar capaz. Eu tomei coragem e aceite, de coração e confesso que foi uma experiência que nunca vou esquecer. A cada devocional, eu descobria muita mais de Deus e sua soberania e, de mim como serva.  Nossa caminhada é curta aqui na terra, então dedique o máximo de tempo para o nosso Senhor.  Não o busque apenas para suprir as suas necessidades, não espere as coisas chegarem ao fundo do poço, o momento de dor ou perda para somente assim buscar ao Pai. Deus é muito mais do que válvula de emergência, Ele é o nosso amigo, nosso Pai, nosso Mestre, nosso General, o NOSSO TUDO! O honre a todo instante, Ele é Soberano sobre todas às criaturas, circunstâncias, perdas, desafios e obstáculos. 
Olha a sua volta, o mundo é obra do Pai, seja feliz nas pequenas coisas. Não se conquista o reino dos céus com bens materiais, mas com (humildade e amor) Deixa Deus trabalhar na sua vida e no seu coração, não o limite pelas adversidades do tempo. Deus é maravilhoso. Como não amá-lo? Não tem como! Quando se tem uma íntima e verdadeira relação com Deus, você sente “fome” e “sede” dEle, é um alimento diário. Na verdade, é o melhor alimento que o ser humano possa ter. Que o Senhor seja o centro da sua vida e que você sempre esteja em uma busca diária dos seus ensinamentos. Que essas palavras possam entrar verdadeiramente em seu coração e que você trabalhe para que elas façam parte do seu dia, da sua vida. Busque ao Reino de Deus em primeiro lugar, faça essa reflexão: Se tivesse que escolher entre um carro e uma casa, uma bicicleta a um casamento, o que responderia? Sabe o que deve responder sem medo, “Eu prefiro o Reino dos Céus!” Buscai primeiro as coisas do alto e você viverá a verdadeira felicidade, meu irmão! 
Seja grato por tudo, comtemple essa linda natureza, ao invés de reclamar, por qualquer coisa, por tudo. Deus dá a você a chance de ser uma nova pessoa todos os dias, mas você está tão preocupado com pequenas coisas que, talvez tenha perdido tantas oportunidades e nem se deu conta disso. Não é só a vitória que gera conquistas, mas a derrota também. Voe, corra, saia dessa casca de vitimismo, você é grande e Deus quer que você se veja como Ele o enxerga! Não faça das suas fraquezas, perdas, derrotas e defeitos a sua vestimenta diária, se vista com a unção de Deus. Cresça em espirito, se renda a esse Deus maravilhoso, não espere cair para assim o conhecer, não espere a derrota para busca-lo e apenas receber sua vitória. O busque a todo instante, não espere a morte bater na sua porta para buscar ao nosso Senhor! Quem é Deus para você? Válvula de escape? Seu melhor amigo, Pai, Mestre, General? 
Não entre no seu quarto apenas para petições, converse com Ele, Deus ama ouvir seus filhos, e saber sobre o mundo com os nossos olhos, Ele já sabe o que vamos dizer, mas Ele precisa saber como você se sente! Como um Pai pode ajudar um filho, se ele nega – pelo cansaço, pela rotina, o trabalho, pela falta de tempo ou o sono que o rouba -, a contar-lhe sobre seu dia a dia? “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador. Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado” (Provérbios 6:6-11). Peça permissão, busque uma direção de Deus antes de tomar qualquer atitude, decisão ou uma conversa, saia de casa sempre após uma oração, e seus dias não serão mais os mesmos! PERMITA-SE e ARREPENDAM-SE! Sinta essa presença que não tem explicação, tenha sede por Deus. Neste Deserto, Deus é a sua água! 
De tempestades e bonanças
Não temo mais ondas e ventos
O que pra mim é impossível
Pra Deus é só questão de tempo
O mar é grande, eu sou pequeno
Mas Deus não vai me abandonar
Isso é historia pra eu viver
Experiência pra contar
Isso é Jesus a me moldar
Está sofrendo mas também 'tá aprendendo, né?
'Tá machucando, mas também 'tá te ensinando, então
Toda promessa tem o tempo de espera
Mas Deus já decretou vitória nessa guerra
Fica tranquilo, não se desespera
Se foi Deus quem prometeu
A promessa está de pé, somente espera
Mantenha a calma, não perca a fé!
Se o teu joelho está no chão
Teu inimigo não consegue ficar de pé
Fica tranquilo
Deus está providenciando um sorriso
Pra cada noite que você passou aflito
O seu gemido será substituído por um hino de vitória
Não ceda…

Fica Tranquilo - Kemilly Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário