domingo, 3 de janeiro de 2021

DEVOCIONAL 1 EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR



O Espírito Santo está em você!

Viver a vida cristã parece ser algo impossível? Vou lhe contar um segredo: por conta própria, sim, é impossível. Tentar viver a vida cristã pelos próprios esforços é como tentar navegar em terra firme, não vai dar muito certo, pois é necessário que o navio esteja descansando sobre as águas. Da mesma forma, para desfrutarmos a vida cristã, é preciso que saibamos descansar em Deus. O que Paulo está exortando é que nos ofereçamos, sem reservas, sem medidas, que nos entreguemos a Deus. O grande problema é que nós nos oferecemos a Deus, mas impomos condições. Paulo vai mais além, ofereçais os vossos corpos, porém às vezes dizemos: “Senhor eu te entrego meu coração”, mas Deus nos quer de corpo inteiro. Paulo sabia disso: “Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação” (Filipenses 4.13).

O segredo do cristão para ter uma vida consistente é deixar que Cristo viva através dele. “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gálatas 2.20). A vida espiritual fica mais forte quando você se aproxima mais de Deus. Para isso, você precisa pôr Deus no centro de sua vida, dando mais atenção às coisas de Deus. A vida espiritual fica mais forte à medida que seu relacionamento com Deus cresce.

A primeira constatação de Paulo como pastor para a igreja em Roma é que precisavam entender a luta entre a carne e o espírito. Esta luta é invisível, mas quando a pessoa se desperta espiritualmente começa a fortalecer o espírito para que este vença os desejos da carne. Porém, quando a pessoa vive apenas carnalmente, o seu espírito fica amortecido. “A fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito.  Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do espírito, para a vida e paz.” (Romanos 8.4-6).

A carne gera desejos contraditórios ao espírito e o espírito não pode ser visto ou sentido, mas quem se alimenta espiritualmente consegue nutrir sua vida e entender o que é espiritual. O Espírito só pode ser percebido quando a carne é amortecida deixando de satisfazer seus desejos. “Vós, porém, não estais na carne, mas no espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça.” (Romanos 8.9,10).

Mesmo sendo pecadores, o Espírito Santo de Deus deseja habitar em nosso espírito, que é a sede da vida espiritual. A primeira coisa que o Espírito Santo faz é nos convencer do pecado (João 16.8-11). Uma diferença entre o ser humano e as outras criaturas é que o homem e a mulher foram criados à semelhança de Deus, como seres espirituais (Gênesis 1.27) e por isso somos uma trindade formada de “corpo, alma e espírito” (I Tessalonicenses 5.23). 

O Espírito Santo é Deus, assim como o Filho e o Pai. Grande parte da confusão em torno do Espírito Santo ocorre quando as pessoas não o veem como uma pessoa. Ele tem personalidade. Ele é uma pessoa divina com vontades e emoções. O Espírito Santo possui todos os atributos que o Filho e o Pai possuem. Ele é onipotente (todo poderoso), onipresente (conhecedor de tudo), imutável.  A cada novo dia temos uma escolha a fazer: deixaremos que o Espírito Santo nos guie. A Bíblia fala sobre sermos “guiados” pelo Espírito, ou seja, obedecê-lo. Ainda assim, ser cheio do Espírito Santo significa deixar o Espírito de Deus e Sua Palavra nos dizer o que fazer.

Quando o Espírito Santo enche você, ele controla seus pensamentos e suas ações. Você não pode estar cheio de ódio, medo ou preocupação quando está cheio do Espírito, não há espaço para sentimentos negativos. “Não procedam imprudentemente, mas procurem descobrir e fazer tudo o que o Senhor quer que vocês façam. Não bebam muito vinho, porque muitos males se encontram nesse caminho; em vez disso, sejam cheios do Espírito Santo e governados por Ele” (Efésios 5.17).

A Bíblia chama essas mudanças duradouras de fruto, resultado de uma vida na qual Cristo é o centro: “Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com as leis judaicas” (Gálatas 5.22,23).

Muitos anos depois, Paulo levou muitos desses coríntios a Cristo. Naquele momento ele não esperava que eles fossem crentes espirituais maduros. Mas em vez de seguirem um padrão normal de crescimento de maturidade espiritual para um cristão, os crentes de Corinto se tornaram carnais. Se você é cristão faz apenas poucos meses, você ainda é um cristão bebê; não carnal, apenas jovem. 

Se você está obedecendo a Cristo hoje e confiando no poder dele para transformá-lo, então você está exatamente onde Deus quer que você esteja. Não fique angustiado pelo “fruto” que você ainda não tem. Nunca vi nenhuma dessas arvorezinhas se comparando com as árvores mais antigas. Crescimento é um processo, e cada parte desse processo é essencial.
Eu descobri que enquanto eu obedeço a Cristo e não me preocupo em me comparar com outros cristãos, tenho alegria em ser cristão.

Devemos dar muita atenção ao curso dos nossos pensamentos e de nossas obras. Se o princípio o meio e o fim são inteiramente bons, inclina-nos para o bem, esse é o anjo bom. Mas, se o curso dos pensamentos, das ações termina numa coisa má ou menos boa do que se havia proposto fazer, ou se no meio da ação, perde-se a paz a tranquilidade, a quietude, é sinal que está agindo pelo mau espírito, e o inimigo está colocando em risco a nossa salvação.
Por isso é preciso vigiar, é preciso discernir e para sabermos se estamos enganados pelo inimigo devemos checar as nossas verdades e as verdades de Cristo.
A vida espiritual precisa ser cultivada em cada um de nós, aprendendo a perceber o que vem da carne e o que é do Espírito Santo (Gálatas 5.19-22). Este é um exercício constante para a vida cristã que não podemos descuidar, mas se esforçar ao máximo para viver espiritualmente a vida abundante que Jesus prometeu (João 10.10). Deixe o Espírito Santo conduzir sua vida e com certeza não sentirá falta do que a carne proporciona que são prazeres passageiros.

Para fortalecer sua vida espiritual com Deus, você precisa: Passar tempo com Deus; Orar; Ler a Bíblia; e Ter comunhão com outros cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário