segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

DEVOCIONAL 2 EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

 


O batismo no Espirito Santo!

O batismo no Espírito Santo, é a experiência concreta de reacender o entusiasmo no relacionamento com Deus, que transforma profundamente a vida da pessoa. João Batista batizou até o perdão dos pecados, mas também proclamou que Jesus viria com um batismo que seria muito mais extenso e profundo. “Ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” (Mateus 3:11).

O batismo do Espírito é uma “imersão do Espírito”. Quando você é batizado com o Espírito Santo, você receberá força, poder e ousadia de Deus para realizar seu trabalho e vencer o pecado em sua própria vida. Jesus deixa claro para os apóstolos por que eles devem receber o Espírito Santo e qual será o sinal. Isso torna simples e reconfortante. “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8).

Você sabe quando você experimentou o batismo do Espírito Santo? Os discípulos no Pentecostes também sabiam. Eles provavelmente já haviam imaginado de antemão como seria a experiência de ser batizado com o Espírito Santo. Sua vida é mudada de uma só vez. O poder de Deus frequentemente passa pelo seu corpo como uma corrente poderosa e o enche de alegria e felicidade infinita. Os discípulos estavam tão cheios de alegria que as pessoas achavam que estavam embriagadas com vinho novo.

A mensagem das Escrituras é clara. Não é uma questão da maneira em que você é batizado pelo Espírito Santo, mas “se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:13. Por isso, deve ser fácil para um indivíduo saber se ele experimentou ser dotado de poder do alto ou não. É importante para uma pessoa buscar o batismo do Espírito Santo para receber o poder do alto para crucificar a carne com suas paixões e desejos, para que ele possa pertencer a Jesus Cristo. 

Além disso, é importante continuar sendo levado pelo Espírito a toda a verdade; então você pode buscar dons espirituais ao sentir uma necessidade deles, impulsionada pelo amor. Mas não é a intenção que paremos completamente nessa grande experiência de sermos batizados com o Espírito Santo, e nunca seguir em frente. O poder que nos foi dado pelo batismo do Espírito, que nos tornou tão felizes, deve ser usado para fazer o bem, para que possamos ser colaboradores de Deus na terra.

Jesus queria nos batizar com o Espírito Santo e com fogo. Ao seguirmos o funcionamento do Espírito, devemos sofrer, e foi isso que Jesus quis dizer com o fogo. É o sofrimento que se segue quando fazemos o bem. Assim como quando os discípulos foram instruídos a fazer discípulos de todas as nações. Isso significava que eles tinham que sair de sua zona de conforto e começar a jornada, muitas vezes para lugares que não queriam ir – e isso envolvia tribulação (fogo). Não lhes foi permitido permanecer sentados em silêncio com lembranças do que haviam experimentado no dia de Pentecostes. Não, para as muitas tarefas que aguardavam! Exatamente o mesmo se aplica a nós que estamos vivos agora e recebemos o poder do Espírito dentro de nós.

E embora tenhamos sido batizados com o Espírito Santo, precisamos constantemente de uma nova plenitude. Mesmo que você tenha sido cheio do Espírito Santo, você pode facilmente ser pego pelo mundo em que vivemos e pode perder algo da plenitude do Espírito Santo. É por isso que uma das exortações das Escrituras é: “Enchei-vos do Espírito”. Efésios 5:18. E é isso que acontecerá quando oramos fervorosamente para sermos cheios de novo e praticarmos o que lemos na Bíblia.

Nem todo mundo que se converte a Deus experimenta sua conversão da mesma maneira; nem todos experimentam o batismo do Espírito Santo da mesma maneira. Além disso, a conversão e o batismo do Espírito Santo podem ocorrer ao mesmo tempo em certos indivíduos. Deus não estabeleceu um padrão fixo para isso, mas você não deve descansar antes de ter sido dotado de poder do alto; então a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo será a sua glória. (Gálatas 5:24, 6:14) Então, “tendo sido libertos do pecado”, você terá se tornado um servo de Deus. (Romanos 6:22)

O batismo no Espírito Santo gera conversão, leva à recusa do pecado, dá perseverança na caminhada, vontade pela oração, fortalece o testemunho em Cristo. Também reaviva o amor, provoca hábito pelo estudo da Bíblia e concede coragem para aceitar tarefas novas e difíceis, ao serviço de Deus e do próximo e motiva uma nova forma de relacionar-se com Deus a partir de uma mudança radical e transformadora no amor verdadeiro.

Esteja firme nesta caminhada com Cristo! Ele não nos deixou sozinhos, temos o Espírito Santo que nos guia e nos aproxima do nosso Pai todos os dias. Tenha sede do batismo no Espírito Santo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário