Andar com Jesus é algo fascinante, uma aventura gloriosa!
Qual cristão não gostaria de ser mais semelhante a Jesus? Isso não é maravilhoso? Mas o fato de Deus querer que sejamos semelhantes a Jesus não significa que não precisamos fazer nada para que isso aconteça! Para que essa transformação ocorra de fato, temos que cooperar com o Espírito Santo, ou seja: ser semelhante a Jesus depende tanto do poder divino quanto do cumprimento de nossas responsabilidades. Tenho certeza que todos nós, não é mesmo? E melhor do que isso é saber que Deus tem o mesmo desejo para nós! A Bíblia diz que o Senhor "os predestinou (os cristãos) para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29).
A partir disso, podemos entender que ser como Jesus é uma obra inteiramente de Deus. Ele é quem ordenou, chama, justifica e glorifica. Observe que propósito de Deus começa antes de tudo, na eternidade. Ele já amava o seu povo e o conhecia. Ele revela o seu propósito no presente, chamando o seu povo para si. E quando Ele chama, ele os liberta do jugo da morte e do pecado, imputando a sua justiça, pelo sacrifício de Jesus. Nenhuma condenação há para os que estão nele.
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. “Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.” (Romanos 8:29–30).
Tenha em mente três pontos importantes:
Em Romanos 12:1,2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”, o apóstolo Paulo diz que a adoração envolve uma dedicação total nossa ao Senhor. Enquanto oferecemos nossa carne como "sacrifício vivo", devemos renovar a nossa mente e transformá-la através de um novo modo de pensar, diferente deste mundo que está no maligno. Ser mais semelhante a Jesus depende da nossa entrega a Deus. "É necessário que ele cresça e que eu diminua" (João 3:30). Ou seja, agora temos que desejar ver a glória do Senhor brilhar em nós e através de nós.
Já que Ele viveu uma vida sem pecados, quanto mais nos considerarmos mortos para o pecado e buscarmos uma vida de santidade, mais parecidos com Ele nós seremos. Quando cremos em Jesus como nosso Salvador e nos arrependemos, Ele nos purifica de todo pecado e somos libertos. Entretanto, devemos continuar buscando a santificação e não voltarmos atrás, voltando a ser escravos do pecado “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão” (Gálatas 5:1). Ser mais semelhante a Jesus depende da nossa libertação do pecado.
Assim que somos salvos, nós não temos sabedoria, conhecimento da Palavra e nem experiências com a graça de Deus. Contudo, com o passar do tempo e através de várias provações, nós crescemos. A partir daí, temos a responsabilidade de nos tornarmos mais fortes, amorosos, maduros na fé e, consequentemente, mais semelhantes a Jesus. "Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês" (1 Tessalonicenses 3:12). Ser mais semelhante a Jesus depende do nosso crescimento como cristão
A Bíblia nos ensina que há caminhos, a nossos olhos, parecem direitos, mas que, no fim, são caminhos de morte. Jesus Cristo nasceu para ser o caminho. À medida que nós buscamos o Senhor, Ele opera em nossas vidas e nos transforma, entendemos o verdadeiro caminho a seguir. "...Todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2 Coríntios 3:18). Quando este dia chegar, esse processo será completo e, a promessa de que um dia seremos totalmente como Jesus deve nos motivar a sermos mais semelhantes a Ele hoje! "Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro" (1 João 3:3).
Em João 14,6, Ele diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”. Sabe, quando eu ouço essas palavras de Jesus, vejo que é simples a pessoa abandonar o caminho em que ela está e tomar Jesus, quando você se entrega verdadeiramente. Muitas vezes, as pessoas estão mudando é de religião, de sistema, de doutrinas. Não é isso. Ninguém continua sendo a mesma pessoa depois que vê Jesus. Ela abandona aquele caminho, dá uma guinada. Como fogo abrasador, que queima cheio de luz e vida.
Jesus é o caminho, e sempre será! Quando eu o tomei como meu Senhor e Salvador, eu voltei por outro caminho. Não se trata de uma estrada, a minha vida foi mudada. Meus valores passaram a ser outros. Eu passei a ter uma certeza gloriosa acerca da vida eterna, a ter a certeza da salvação. Meus pecados foram perdoados, eu nasci de novo. E essa guinada na vida chama-se “arrependimento”. Nós não gostamos de ouvir essa palavra, porque temos um sistema de acomodação, ficamos acomodados. Mas, no momento quando você ouve e vê quem é Jesus, tudo se transforma. O velho se torna novo, renovado!
Jesus é o filho do Deus vivo. Ele veio para ser o Salvador. Seu próprio nome, Jesus, significa “salvador”. Quando alguém abre o coração e diz: “Jesus, entra na minha vida”, Ele entra e muda. O passado é perdoado, a vida é outra vida. A pessoa nasce de novo, ela se transforma em nova criatura. A Bíblia diz que aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas se passaram, tudo se fez novo. E é tudo mesmo! Jesus Cristo é o centro de todas as coisas. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele. Ele é antes de todas as coisas. NEle tudo subsiste.
Jesus Cristo é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o Mestre dos mestres, o Justo Juiz, o Advogado Fiel, o Lírio dos campos, o Bom Pastor, a Estrela da Manhã, o Sol da Justiça, o Alfa e o Ômega, o Principio e o Fim. Ele é único caminho que leva a Deus… sim, ELE também é o HOMEM mais fascinante que já pisou na terra! Nosso Senhor Jesus é incomparável! Passaria amanhã toda elogiando a esse Deus maravilhoso, pois é assim que nos sentimos quando o conhecemos verdadeiramente! É o verdadeiro amor!
Mas ficamos sempre alerta, pois vivemos uma época em que o Evangelho tem sido distorcido e deturpado, se observarmos, o homem está como o centro e tem-se buscado outras fontes de satisfação e felicidade que não o próprio Cristo. Assim, nos tornamos cada vez mais insatisfeitos e insaciáveis. Reconhecer a Centralidade de Cristo nos liberta de nós mesmos e conduz o nosso foco de vida para JESUS! Não se torne escravo do pecado, daquilo que o mundo proporciona e distorce em tudo aquilo que Cristo pregou.
Existe um pensamento sutil e perigoso que nos cerca sutilmente e penetra nossas mentes e corações. É o pensamento de que outras coisas ou pessoas podem preencher os anelos mais profundos do nosso coração. Isso é um grande engano!.Não obstante, Deus, através de Sua Palavra nos exorta que JESUS é o Centro de toda a história, portanto precisa também estar no centro de nossas vidas, pois: o reconhecimento ou não do Senhorio de Cristo influenciará na nossa qualidade de vida!
Devemos assim, supervalorizar o que DEUS pensa e sente. Desta forma, deixamos de focar somente em nossas vontades e começamos a nos libertar de nossos pensamentos e sentimentos egoístas, os quais são as fontes de grande parte de nossos problemas. Jesus sempre baterá a sua porta, para que possa compartilhar do verdadeiro amor, mas cabe a você, permitir que Ele entre e mude o curso da sua vida. Só não demore a abrir a porta, somos peregrinos aqui na terra, e deixar de conhecer esse Deus, é morrer duas vezes, de corpo e espirito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário