domingo, 17 de janeiro de 2021

DEVOCIONAL 15 EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

 


Quando falamos sobre cura interior, falamos sobre cura da alma. Quem tem Jesus em seu coração pode receber verdadeira cura interior. A verdade de Jesus cura as feridas. Somente em Jesus encontramos verdadeira cura interior, porque somente a verdade nos liberta e Jesus é a verdade (João 14:6). 1 Tessalonicenses deixa claro que o Senhor quer nos santificar de corpo, alma e espírito. “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” ( 1 Tessalonicenses 5:23). 

É por meio do Espírito Santo que mantemos um relacionamento com Deus (Efésios 4:18). A alma é tudo que o homem é (sua personalidade e seu ego). É o mundo dos pensamentos, sentimentos e decisões. A alma está entre o espírito e o corpo, pois pertence aos dois. Ela está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. É por meio da alma que temos consciência de nós mesmos (Hebreus 4:12).

Quando temos um encontro com Jesus, crendo na obra da cruz e nos rendendo a sua Palavra, somos reconciliados com Deus. O relacionamento perdido no Éden, por Adão (Gênesis 3) é restaurado e somos adotados como filhos de Deus (Gálatas 4:6). A cura interior só pode acontecer se você é salvo por Jesus. Isso significa se arrepender de seus pecados e crer que Jesus veio para lhe salvar (Romanos 10:9-10). 

Nossos pecados, nos torna homens egoístas, orgulhosos, perversos, mentirosos, desobedientes, invejosos, amargurados, movidos pelas paixões (2 Timóteo 3:2-5 e Tiago 3:14). Nosso coração é enganoso (Jeremias 17:9), não nos conhecemos de verdade. Somente o Senhor sabe nossas intenções e nossos pensamentos. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais Ele revela seu plano original e mostra aquilo que não deveria estar em nós. Isso não é feito como acusação, mas a vontade Dele é de que sejamos totalmente irrepreensíveis (1 Pedro 1:9).

Quando você crê e se entrega verdadeiramente em Jesus, e o aceita como seu único Senhor, você passa até uma vida nova, dedicada a Deus, não ao pecado! Você se coloca debaixo da autoridade de Jesus, para fazer Sua vontade. E parte da vontade de Jesus é que você viva em liberdade (João 10:10). Isso é somente o início da caminhada. Conforme vamos ganhando entendimento e sabedoria, é possível aprender como é o relacionamento entre o homem e Deus, que tem o intuito de restaurar a nossa imagem e semelhança do Pai (2 Coríntios 3:18).

Sabendo de nossas vontades e emoções, o “inimigo” ataca em nossa mente com mentiras, assim como as nossas emoções e nossas vontades são atacadas com tentações. Tudo isso com objetivo de provocar em nós tudo que é contra a verdade de Deus (1 Crônicas 21:1). Satanás sempre tenta implantar mentiras na nossa mente assim como fez com Eva (Gêneses 3:6) 

Em nossa vida, os sentimentos e pensamentos lançados por Satanás nos distancia do nosso Pai e se não tomarmos cuidados, entramos em um abismo de sentimos ruins, como o orgulho, incredulidade, amargura, inferioridade, ciúme, suspeita, medo, fracasso, competição, culpa, autocondenação, rejeição, ressentimento, insegurança, fantasia, depressão, confusão, engano, intelectualismo, ódio, ganância, egoísmo, dentre outros. Tudo isso vai contra a Palavra de Deus, por isso sabemos que não provém Dele, são feridas que ficam em nossa alma, geradas por situações que vivenciamos ao longo da vida. O inimigo sabe disso e age em cima dessas feridas, nos impedindo de avançar naquilo que Deus tem para nós. 

Muitas pessoas ao ouvirem sobre a cura interior rejeitam logo de início, não admitindo que precisam de ajuda e de arrependimento. Não admitem que existe uma ferida aberta que precisa ser tratada. Enfatizo aqui que há três tipos de comportamentos que funcionam como barreiras para cura, sendo eles NEGAÇÃO, RACIONALIZAÇÃO e PROJEÇÃO.

Negação – “Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós”. (1 João 1:8), racionalização – “Ele esperou sete dias, o prazo estabelecido por Samuel; mas este não chegou a Gilgal, e os soldados de Saul começaram a se dispersar.

Então ele ordenou: "Tragam-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão". Saul ofereceu então o holocausto, e quando ele terminou de oferecê-lo, Samuel chegou, e Saul foi saudá-lo. E perguntou-lhe Samuel: "O que você fez? " Saul respondeu: "Quando vi que os soldados estavam se dispersando e que você não tinha chegado no prazo estabelecido e que os filisteus estavam reunidos em Micmás, pensei: ‘Agora, os filisteus me atacarão em Gilgal, e eu não busquei o Senhor’. Por isso senti-me obrigado a oferecer o holocausto”. Disse Samuel: "Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor seu Deus lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. Mas agora seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor". (1 Samuel 13:8-14) e projeção – “Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.” (Gênesis 3:12)

Precisamos entender que, para andarmos com Deus, temos que andar na verdade. E que qualquer conflito ou sentimento diferente da Palavra de Deus não pode ser tratado como normalidade. Não podemos confessar a Deus o que não reconhecemos. Quando Jesus encontrou a mulher samaritana no poço, conduziu a conversa para a raiz dos problemas. Ela tentou desconversar, mas Ele foi mexendo nas feridas daquela mulher até trazer esperança de uma nova vida para ela (João 4).

Outra coisa que nos impede de reconhecer os problemas é achar que temos “merecimento”. A parábola de Lucas 18:9-14 deixa isso bem claro, um fariseu, que achava ser merecedor por ter uma boa conduta, e um publicano, que reconhecia que precisava melhorar. Jesus aceitou a oração do publicano. Todos nós precisamos ter nossas feridas saradas, sem exceção. “E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. “(Lucas 18:9-14)

Precisamos reconhecer que estamos feridos, que ferimos outras pessoas e que isso precisa de mudança e, essas feridas somente o nosso Pai pode curar. Depois de reconhecer que precisamos de cura, o primeiro passo é o arrependimento. Quando nos arrependemos e pedimos perdão a Deus somos perdoados (1 João 1:9). “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos”. (Tiago 5:16). Depois do arrependimento, precisamos confessar nossos pecados. Sob direção do Espírito Santo, confessamos nossos pecados aos nossos irmãos. Falar a verdade sobre pecados, situações, sentimentos e pensamentos que nos trazem desconfortos, tanto do passado quanto do presente, proporciona cura para alma.Além de conhecer a verdade, você precisa pôr em prática! Declare a verdade de Deus em sua vida. Ponha essa verdade acima de seus sentimentos. Faça o que a Bíblia manda fazer. Assim você renovará sua mente e receberá cura interior completa (Romanos 12:2). A cura interior faz parte de um processo de amadurecimento da fé. Nós reconhecemos que precisamos andar como Jesus andou. Precisamos fechar as feridas impedindo o inimigo de agir. Para isso, precisamos estar sempre sendo direcionados pela voz do Espírito Santo. Uma alma curada permite uma caminhada mais leve! “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas”. (Mateus 11:29)

Nenhum comentário:

Postar um comentário