Amizades:
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1). Quando outros querem nos conduzir ao erro, precisamos sair correndo: "Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade" (Provérbios 14:7-9).
Obviamente que para ter bons amigos você precisa querer ser amigo. É necessário que você seja uma pessoa confiável, parceira e disposta a ajudar para desenvolver bons relacionamentos. Um dos princípios importantes de amizade na bíblia é o mandamento do Senhor Jesus Cristo, de nos amar uns aos outros (João 13:34). O verdadeiro amigo não é oportunista. Não aparece apenas quando as coisas estão bem, pelo contrário o verdadeiro amigo “é um irmão na adversidade” (Provérbios 17:17). Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana. Em famílias, igrejas e comunidades criamos laços de amizade. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.
A amizade é parte do caminho de vida de Deus. Próprio Deus enfatiza Seu desejo de relacionamentos e amizades. Jesus Cristo, que é um em mente e Espírito com o Pai. Isto implica uma relação muito próxima, bem como uma amizade. Um dos mais importantes pilares do plano de Deus são os relacionamentos saudáveis, fortes e íntimos. Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados. Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam.
O verdadeiro amigo é aquele que está conosco principalmente na adversidade. Quando as coisas estão difíceis e ruins, o choro e a dor fazem parte do nosso dia-a-dia, é nesses momentos que a verdadeira amizade se revela na atitude. O verdadeiro amigo se importa sinceramente com a situação do outro. De acordo com as Escrituras Sagradas, amizade é algo que deve existir principalmente entre os que temem ao Senhor (Salmos 119:63).
As Escrituras nos orientam sobre a escolha e o tratamento dos nossos amigos. Amigos têm muita influência em nossas vidas: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Provérbios 12:26). Por este motivo, a escolha de companheiros é um assunto de grande importância: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20).
No final de contas, nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). O mesmo livro fala de um homem de grande fé que rejeitou os caminhos errados de outros homens e mostrou a sua lealdade ao Senhor. O resultado desta escolha de Abraão? "Foi chamado amigo de Deus" (Tiago 2:23). Devemos escolher bons amigos que nos ajudarão, especialmente em termos espirituais.
As Escrituras se referem a Abraão e Moisés como amigos de Deus (Êxodo 33:11; Tiago 2:23). Jesus teve amigos bem próximos. Embora os discípulos tenham sido Seus mais íntimos amigos, Ele tinha amizade com outras pessoas, inclusive com cobradores de impostos. Por causa disso, algumas pessoas O condenaram severamente (Mateus 11:19). Mateus, um dos cobradores de impostos, até se tornou um discípulo dEle (Mateus 9:9-13).
"Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes; traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos, encheremos de despojos a nossa casa; lança a tua sorte entre nós; teremos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue" (Provérbios 1:10-16). Infelizmente, observamos a mesma tragédia espiritual na vida de muitas pessoas hoje. Quantos jovens são induzidos a usar drogas, ou até de se tornar traficantes, pela influência de "amigos"? Quantos se integram a gangues e acabam cometendo vários tipos de crime? É fácil escolher mal. Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a palavra dele nos oferecem a sua amizade. Às vezes, podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta. O próprio Jesus fez questão de ter contato com pecadores, oferecendo-lhes a palavra eterna da salvação
"Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Eclesiastes 7:5). Alguns acreditam que para ser amigo de alguém, nunca deve opor-se ou discordar dele. Mas há momentos em que um verdadeiro amigo precisa dizer a seu irmão onde ele está errando. Por outro lado, o insensato evita pessoas que corrigem e criticam, procurando aprovação acima de sabedoria. "O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios... O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia" (Provérbios 15:12,14).
Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Provérbios 27:5-6).
"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33). Em coríntios, alguns irmãos estavam espalhando doutrinas falsas. O fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante. Alguns aproveitam a amizade para induzir outros a aceitar doutrinas e religiões falsas. Moisés avisou sobre parentes e amigos que incentivam os servos de Deus a servir outros deuses e mandou que não concordassem, nem ouvissem, nem olhassem com piedade para aqueles falsos professores (Deuteronômio 13:6-8). Paulo mostrou aos coríntios que, mesmo entre pessoas religiosas, é necessário evitar influências negativas. Temos que julgar a árvore pelos frutos (Mateus 7:15-20), retendo o que é bom e nos abstendo de toda forma de mal (1 Tessalonicenses 5:21-22).
As Escrituras nos aconselham sobre as responsabilidades de companheiros fiéis. Amigos contam com a presença uns dos outros: "Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe" (Provérbios 27:10). "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (Provérbios 15:30). Por outro lado, não devemos abusar da amizade, causando aborrecimentos: "Não sejas frequente na casa do teu próximo, para que não se enfade de ti e te aborreça" (Provérbios 25:17). Não devemos abandonar nem trair os nossos amigos (Provérbios 27:10). Amigos verdadeiros não são interesseiros, mas aqueles companheiros fiéis que ficam nos bons tempos e nos maus: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Provérbios 17:17). A amizade verdadeira traz benefícios mútuos: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17).
Deixo aqui dois exemplos de amizades, os que nos fazem crescer e os que nos levam para o abismo, a primeira é a história da amizade entre Davi com Jônatas, filho do rei Saul. O ciumento rei tentou matar o jovem Davi, escolhido por Deus como seu sucessor. Pelo mesmo motivo, Jônatas poderia ter olhado para Davi com inveja ou ódio. Se Deus não tivesse nomeado Davi, o próprio Jônatas seria rei depois da morte de Saul. Mas Jônatas não mostrou tais atitudes. Ele manteve uma amizade especial com Davi durante toda a sua vida. Quando Saul tentou matar Davi, foi Jônatas quem protegeu o seu amigo (1 Samuel 20). Davi lamentou amargamente a morte deste amigo excepcional (2 Samuel 1:17-27). Mesmo depois da morte de Jônatas, Davi mostrou bondade para com seu filho aleijado, Mefibosete (2 Samuel 9).
A outra história é entre Amnon e Jonadabe. Onde Amnon, um dos filhos de Davi, não escolheu seus amigos como o fez o seu pai. Ao invés de cultivar amizades boas e saudáveis, ele escolheu como companheiro seu primo Jonadabe (2 Samuel 13:3). Quando Amnon falou com este amigo sobre os seus desejos errados pela própria irmã, Jonadabe teve uma oportunidade excelente para corrigir e ajudar o seu primo. Infelizmente, ele fez ao contrário. Ele "ajudou" Amnon a descobrir uma maneira de estuprar a própria irmã! Além de levar Amnon a humilhar e odiar a moça inocente e a magoar profundamente o seu pai (2 Samuel 13:4-21), o conselho de Jonadabe levou, afinal, à morte do próprio Amnon (2 Samuel 13:22-36). Jonadabe até teve coragem de tentar confortar Davi depois da morte de Amnon! Que amigo!
Amizade verdadeira segundo a Bíblia, exige de nós compromisso com Deus e com o nosso próximo. Precisamos querer ser amigos. Demonstrar empenho na tarefa. Por fim, ter bons amigos é uma bênção. É um verdadeiro presente de Deus. Muitas vezes queremos encontrar verdadeiros amigos, mas na verdade precisamos aprender a ser amigos primeiro para então encontrar pessoas certas, que correspondam a esta amizade sincera. Você pode ter amigos circunstanciais porque precisa fazer amigos em todas as circunstâncias e também pode ter amigos por afinidade para fazer juntos o que gostam, mas acima disso precisa ser uma pessoa confiável e estar com pessoas que possa confiar (Provérbios 17.9).
Os amigos devem apoiar-se e fortalecer-se mutuamente, ajudando uns aos outros a crescer e melhorar (Provérbios 27:17). As pessoas simplesmente trabalham melhor em equipe. Realmente dois são melhores do que um (Eclesiastes 4:9-12). O caminho de Deus não é um caminho de total independência dos outros. É uma forma de interdependência―de relações próximas e de trabalhar juntos como uma equipe bem treinada para realizar os objetivos propostos por Deus. Todos nós precisamos procurar diligentemente desenvolver e manter amizades a partir de uma perspectiva e motivação DIVINA. Como resultado, seremos melhores pessoas direcionados pelo Espírito Santo! Se a índole de uma pessoa que você conhece é uma incógnita, fale com o Senhor, Ele mostrará e revelará tudo que está em oculto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário