terça-feira, 30 de março de 2021

ESTÃ PERDOADO


   Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Lucas 23:34

   Algumas mulheres carregam a lembrança de um pai ou uma mãe que foram ausentes emocional ou fisicamente, ou do abuso físico, verbal ou emocional, que abriu feridas profundas.

   A ausência de perdão pode se manifestar em forma de dificuldade para reconhecer e usufruir relacionamentos bons, ansiedade crônica, depressão severa, desconfiança generalizada, baixa autoestima, ira, ódio e ressentimento.

   Há feridas que machucam muito; mas, quanto maior a ferida, maior cura o perdão pode trazer. O melhor remédio para a mágoa ainda é o perdão.

   Corrie Ten Boom, escritora holandesa que salvou a vida de muitos judeus, observou: “Desde o fim da guerra, eu tive uma casa na Holanda para vítimas da brutalidade nazista. Aqueles capazes de perdoar seus ex-inimigos retornaram ao mundo e reconstruíram a vida, não importavam as cicatrizes físicas. Aqueles que alimentaram amargura permaneceram inválidos.”

   O psiquiatra Timothy Jennings fala dos mitos do perdão:

   1. Devo perdoar só se o ofensor se desculpar. O ofendido deve oferecer perdão de qualquer forma, porque é primeiro ele quem precisa de cura.

   2. O perdão equivale à salvação? Não. A salvação requer arrependimento e transformação.

   3. Se eu perdoar, estou aprovando o erro! Quando perdoo não endosso um erro, mas demonstro a única reação saudável. As consequências do ofensor ainda podem continuar.

   4. Perdoar nos torna vulneráveis? Não perdoar deixar o ressentimento e a ira crescerem é que nos torna vulneráveis.

   5. Perdão significa confiança restaurada? Não, necessariamente, porque o perdão não muda o ofensor. O que o muda é seu arrependimento.

   6. Perdoar é esquecer? Não, no sentido de apagamento da memória. Sim, no sentido de perda de relevância: não dói mais.

   7. Perdoar significa que o ofensor sai impune? O pecado, por si, já destrói algo no pecador.

   Deus quer realizar em nós a cura real e a transformação de nosso coração e mente. Quando não perdoamos a nós mesmos ou a alguém invalidamos o sacrifício de Jesus – símbolo maior de perdão. Perdoe, e você estará cooperando com Deus na restauração da imagem Dele em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário