terça-feira, 6 de julho de 2021

10 Dia Salmos 139

 


“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir. Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim. Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles! Se as contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo ainda estou contigo. Ó Deus, tu matarás decerto o ímpio; apartai-vos portanto de mim, homens de sangue. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. Não odeio eu, ó Senhor, aqueles que te odeiam, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti? Odeio-os com ódio perfeito; tenho-os por inimigos. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:1-24)

Como é bom saber que temos um Pai que nos ama, cuida e nos protege em todos os detalhes. O amor do nosso Pai é tão grande e sem medida, que vemos o seu cuidado em tudo, e quando digo, é tudo mesmo. Deus sacrificou seu filho, e sabe por quê? Deus fez isso porque Ele nos ama. E o fez porque Ele quer um relacionamento eterno com a gente. Ele fez isso porque o nosso pecado exigiu um pagamento perfeito. E o sacrifício de Cristo na cruz foi este pagamento perfeito. "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)

O Salmo 139 é um dos mais lindos da Bíblia, e em seus 24 versículos nós percebemos facilmente toda a grandeza e maravilha de Deus, que tem poder e conhece todas as coisas, sem se restringir a nenhum conceito de tempo ou espaço. Deus é onipotente, onipresente e onisciente, e este salmo deixa evidentes estas qualidades, retratando das maravilhas do nosso Deus, da sua grandeza e da limitação da mente humana. O salmo também pede que Deus nos separe dos pecadores e nos guie pelo seu caminho.

Passamos por provações das quais achamos que estamos sozinhos, mas Deus sempre está conosco, não só nos momentos bons, mas a todo instante. As provações provam a nossa fé, nos fortalece e amadurece na nossa caminhada. “Meus irmãos considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança”. (Tiago 1:2-3). Enquanto você dorme, nosso Pai está com você, enquanto você trabalha, Ele também está, neste exato momento, Ele está com você, cuidando. “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” (Provérbios 3:5-6)

“Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte, mas a mentalidade do Espírito é vida e paz; a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo”. (Romanos 8:5-8). Mas Deus propôs caminhos e condições ao homem nas suas escolhas. O homem, ao ser formado e colocado no Éden, recebeu de Deus a instrução de que comesse de toda árvore do jardim, mas Da arvore da ciência do bem e do mal, eles não podiam comer. Deus ali deu uma opção de escolha, poderia ter evitado que o homem comesse Deus não tinha poder sobre a serpente sobre o homem e sobre a mulher? Sim, mas ele deu o direito, a nós, de escolha.

Quantos homens fizeram escolhas que lhe foram aparentemente ruins? Abrão saiu da sua terra da sua parentela e foi para um lugar incerto, saindo da sua zona de conforto, foi pela fé, confiou em Deus, mas passou com certeza dificuldades; Moisés escolheu não ser chamado filho da filha de Faraó para lutar por seu povo. Foi grande na presença de Deus, podia simplesmente se manter na sua posição cômoda de viver com a realeza, mas lutou sofreu por um bem maior, mediante uma escolha dirigida por Deus. Deus escolheu, mas ele podia não ir, tentou até argumentar que não sabia falar, mas Deus deu-lhe uma providência colocou o seu irmão Arão para ajudá-lo; Samuel foi obediente aos pais, quando Ana entregou ao sacerdote Eli ele poderia ter-se recusado, mas escolheu consagrar-se a Deus, tornando, portanto, um profeta de Deus de muita importância em Israel, do que ficar com os seus pais. Muitos escolheram a Deus para servi-lo, e o fruto desta escolha sempre foi o melhor, muitos fizeram escolhas que os levaram à morte (morte física: dormir) por um bem maior que foi a vida eterna.

Deus cuida de nós, assim foram com aqueles que escolheram ser guiados por Ele, e confiaram sua existência ao serviço de Deus. Onde quer que habitamos, o que fazemos, Deus está conosco, Ele é o nosso Pai. “Não te deixarei, nem te desampararei”. (Hebreus 13:5). Deus nunca nos deixará nem nos abandonará. Ele nunca se esquecerá de nós, e não há nada que possa nos separar de Seu amor. Ele cuida de cada um de nós pessoalmente. Para nós Ele chegou tão longe até nos dar Seu próprio Filho, o Senhor Jesus Cristo. “Eu não me esquerecei de ti.” (Isaías 49:15).

Deus nos vira antes que nascêssemos. Todos os dias planejados para nós estavam escritos em Seu livro enquanto ainda nenhum deles havia acontecido. Os olhos Dele viram nosso corpo não formado e ELE nos deu o formato e a forma que nós temos. Ele nos fez em uma forma espantosa e maravilhosa. Seus trabalhos são todos maravilhosos e nós somos um deles. O Senhor sabe tudo sobre nós. Ele entende os nossos pensamentos de longe e não há nada que seja escondido Dele. Tudo o que nós fazemos, e tudo o que nós pensamos é totalmente conhecido por Ele. E o mesmo Salmo continua Não há absolutamente nada que seja capaz de nos separar do amor de Deus. Ele nos amou tanto que Ele deu Seu próprio Filho, Jesus Cristo.  “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32)

Confie no Senhor com todo o seu coração e deixe que Ele mostre a direção. Ele não prometeu que as tempestades nunca virão. Contudo, Ele sabe como acalmá-las. Na grande tempestade que bate sobre o barco com os discípulos em Marcos 4:37, foi suficiente um “Aquieta-te” do Senhor Jesus para o mar e “houve grande bonança”. Quando uma tempestade chega, quando a tribulação chega, Ele sabe não somente trazer a calmaria, mas também usar a tribulação para nosso benefício, “sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo espírito santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5).

Nós não somos obras do acaso, sem um propósito para viver. Deus nos anteviu e nos elegeu em Cristo antes da fundação do mundo. Ele escolheu você e foi ELE que formou você e deu-lhe o formato que você tem. Assim como com todos os Seus trabalhos, você é maravilhoso também. Ele esteve pessoalmente engajado em sua formação e viu o seu corpo antes que este se formasse. Todos os dias planejados para você estavam escritos em Seu livro enquanto nenhum deles ainda havia acontecido. Você não é acidental neste mundo. Você não é parte de uma multidão, mas uma criação maravilhosa de Deus. Você é filho de Deus, eleito por Ele antes que o mundo começasse. Deus está com você, dando cobertura por trás e antes de você, e não existe lugar algum que você esteja e Ele não. 

Deus ama você, pessoalmente, meu amigo, e Ele ama você tanto que nada pode separar você de Seu amor. Seus pensamentos por você são incontáveis. Eles excedem qualquer número. Sua presença não é uma questão de sentimentos, mas uma realidade imutável. Deus não está com você quando você sente isso e Ele desaparece quando você não sente isso. Ele está com você sinta você ou não. Ele ama você, dê você valor ou não em Seu amor. Você é a criança Dele independente de quanto você sinta isso. Isto é o que a Palavra de Deus, a verdade, diz e a verdade é independente de sentimentos. Ele deu a você vida eterna e você estará com Ele para sempre! Você tem um propósito, correr a carreira concentrando-se consistentemente não nas coisas da terra, mas nas coisas de cima de onde o seu salvador, o senhor Jesus Cristo, está chegando. Você pertence a esse lugar, e lá você estará para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário