segunda-feira, 5 de julho de 2021

9 Dia Salmos 128

“Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor. O Senhor te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida. E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.” (Salmos 128:1-6)

No Salmos 128, o Salmista relata a importância do temor do Senhor para a família, isto é, admiração, respeito e humilde a Deus. Aqui o salmista nos mostra que a família só desfrutará desta felicidade, se viver no temor do Senhor. Por isso ele diz: “Como é feliz quem teme o Senhor, quem anda em seus caminhos!”. 

A promessa de Deus é que esta família, que é fiel ao Senhor não morrerá de fome, isto é, terá sempre o suficiente para viver. Mesmo em meio ao caos e tribulação. A geração desse casal será abençoada, ou seja, os filhos e filhas temerão ao Senhor, crescerão e frutificarão sobre a Terra.

Portas serão abertas, vidas serão transformadas e curas serão liberadas. A família que teme ao Senhor, verá a glória de Deus no seu dia-a-dia. Há um bom plano de Deus preparado para cada família da Terra, mas para vivê-lo, é preciso se entregar ao Senhor e à Sua direção, para que possamos desfrutar de todo o bem da Sua bondade.

Como citado no primeiro parágrafo, a palavra temor é a chave deste lindo salmo, afinal, e o que dizer do temor? O que há de tão importante nesta ação a ponto de ser uma das últimas advertências que deve ser proclamada ao mundo nestes últimos dias? (Leia Ap.14:7). O temor a Deus tem a ver com confiança, obediência e amor. Quando Noé recebeu de Deus a incumbência de construir a arca, ele confiou nas palavras do Senhor e obedeceu às Suas instruções porque O amava, porque andava com Deus (Gn.6:9); e o resultado foi a sua salvação e de sua casa. Sifrá e Puá foram tementes a Deus, preferindo ser fiéis a Ele do que às ordens de Faraó, e Deus lhes constituiu família (Êx.1:21). Josué, diante da indecisão do povo, tomou uma firme decisão: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js.24:15), e Deus abençoou a sua descendência e o fez longevo (Js.24:29). Ana cumpriu seu voto levando o menino Samuel ao templo para servir ao Senhor, e Deus a abençoou concedendo-lhe mais filhos (1Sm.2:21).

Diante destes e de tantos outros exemplos na Bíblia, podemos ter a certeza de que há bênção quando tememos a Deus e andamos em Seus caminhos. A bênção é tamanha que não pode ficar restrita somente a nós, ela precisa irradiar para todo o nosso lar. Quando o carcereiro perguntou a Paulo e Silas o que poderia fazer para ser salvo, a resposta poderia ter sido: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo”. Ponto. Mas aqueles servos de Deus não pararam por aí. Eles conheciam as Escrituras e o plano de Deus para as famílias. Por isso que a resposta foi a seguinte: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At.16:31). A ordem de fazer discípulos foi executada por eles e deveria ser iniciada na vida do carcereiro primeiro para os de casa.

A família sempre fez parte dos planos e propósitos de Deus. Deus deseja que as famílias sejam felizes, que vivam em paz e prosperidade. E exatamente por Deus ter esse cuidado e carinho todo especial pela família é que satanás tem se levantado contra as famílias e provocado confusão, desentendimento, separação, tristeza, vergonha, pobreza e miséria nos lares. Mas não podemos dar todo crédito ao inimigo, muitas vezes o homem ou a mulher deixam de realizar seus papeis nos lares, deixando os valores e princípios se perderem, como consequência vemos muitos casamentos acabando. Muitas coisas podem tentar destruir uma família, por isso é importante ficar firmes em Deus. “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”(1Coríntios 10:12). Mas, a despeito de todos os ataques malignos, Deus tem restaurado famílias e trazido a felicidade nos lares que temem e honram ao Senhor! 

Jesus também nos deixou exemplo ao libertar o endemoninhado geraseno. Vendo-se livre da furiosa casta de demônios, aquele homem estava profundamente grato e o seu desejo era o de seguir o Mestre onde quer que Ele fosse. Mas Jesus lhe deu a seguinte ordem: “Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti” (Lc.8:39). Compreendem, amados? Por melhores que sejam as nossas intenções em servir ao Senhor, Ele nos deixou uma ordem expressa de que o discipulado deve começar em nosso lar. O carcereiro não obrigou sua família a aceitar o mesmo evangelho, mas a mudança que ele permitiu que Deus fizesse em sua vida foi o que levou toda a sua casa a fazer a mesma escolha.

Portanto, prosperidade, harmonia no lar, paz, filhos abençoados, alegria e tantas outras coisas boas, tudo isso vem do Senhor para aqueles que O temem, que O honram e andam em seus caminhos! Você deseja essas bênçãos para a sua vida e família? Comece por você que está recebendo essa palavra e Deus completará a obra em sua família. Tema ao Senhor, honrando-O, andando em Seus caminhos e tornando-se discípula do Senhor Jesus!

No lar em que Deus é honrado, respeitado, obedecido e amado, haverá paz, prosperidade e felicidade! Você deseja isso para a sua família e para a sua vida? Então, honre ao Senhor decidindo segui-Lo, obedecê-Lo, andar em Seus Caminhos. Tenha Deus como o centro da sua vida e do seu lar, não O coloque em segundo plano, Ele deve estar em primeiro. Não fique esperando que o marido, esposa, irmão, mãe ou qualquer outra pessoa da sua família, tome a sua decisão por Jesus. Receba a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador!

Talvez você esteja esperando que um grande prodígio aconteça para que sua família tome uma decisão ao lado do Senhor, mas o maior milagre pode acontecer da forma mais simples e inimaginável: através do que Jesus fez e está fazendo em sua vida. Seja você a ponte, o cordão umbilical que liga Jesus a sua família. Deus a (o) levantou para que através de você, sua família seja restaurada e, até mesmo outras famílias. Estamos no tempo do cumprimento profético de Malaquias 4:6: “Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais”. Por isso, ore, confie, obedeça ao Senhor e ame-O acima de todas as coisas. Ou seja: teme a Deus! O resultado disto? “Serás salvo, tu e tua casa”, e, “todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor” (Is.61:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário