“Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, mas falarão com os seus inimigos à porta.” (Salmos 127:1-5)
Através da leitura do Salmo 127 podemos reforçar o fato de que, a primeira coisa que qualquer projeto deve ter é a presença de Deus. Sem sua autorização e ajuda, nada pode ser conquistado por mais simples que seja. Que o ser humano é totalmente dependente de Deus. Sem sua autorização nada pode ser concluído. Por isso, os planos e projetos devem estar em consonância com a vontade do Senhor.
O salmista afirma que alguém está construindo uma casa ou desejoso de iniciar sua construção, mas ele faz uma afirmação importante: será inútil trabalhar na construção se o Senhor não for o construtor! Você tem desejado iniciar uma família, casar, dar mais um passo no rumo da criação de filhos? Eu te pergunto quem tem sido o construtor deste teu projeto? Será que você tem deixado o grande construtor de fora deste projeto, ou está tentando fazer conforme teu projeto pessoal e não conforme a vontade Dele?
Uma família é um projeto de Deus, gênesis afirma isto claramente, e por isso devemos chamar Ele para executar a obra e nós apenas seguirmos o plano proposto por ele. São muitos hoje que estão iniciando suas famílias de maneira que desagradam a Deus e seguindo seus próprios valores ou os valores do mundo para viver seus papéis no lar e na família e ainda desejam que a casa suporte as intempéries da vida os problemas que batem contra a casa!
Todos temos em nossa vida sonhos e desejos de realização de planos e objetivos e para isso vivemos e lutamos dia a pós dia e sonhamos sempre em alcançar o que almejamos. Essa dependência também existe na formação familiar, pois é Deus quem dá filhos às pessoas. Filhos educados no preceito divino protegerão os pais quando a velhice chegar. Os dons, talentos, bens, riquezas, bens e valores pertencem ao Senhor. “Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” (Deuteronômio 8:17-18)
É difícil imaginar uma felicidade maior na vida de um casal do que o nascimento de um filho. Devemos reconhecer o valor das crianças, que começam a vida indefesas, inocentes e puras, completamente dependentes dos pais. Como presentes de Deus, os filhos devem ser protegidos, alimentados e instruídos no caminho que Deus traçou para cada um de nós. “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” (Efésios 6:4). Pais que cumprem bem seu papel acham conforto em saber que seus filhos, por sua vez, vão protegê-los. Se inimigos baterem à porta, os filhos se levantam em defesa do pai.
É lamentável observar, em nossa sociedade, atitudes muito erradas sobre crianças. São tratadas como objetos sem valor que podem ser eliminados antes de nascer. São abandonadas para se virarem nas ruas. São entregues a terceiros para serem educadas conforme as filosofias dominantes do momento, e não conforme a verdade eterna de Deus. São deixadas sem orientação adequada para ocupar o tempo com entretenimentos que nada acrescentam enquanto os pais negligentes buscam seus próprios interesses egoístas. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)
Deus já tem na Palavra como deve ser este projeto e devemos chamar Ele para construir nossa casa e assim poderemos garantir estar com a estrutura certa e firmados com os fundamentos certos da construção, que permitirão nossa família crescer e viver a alegria de ter comunhão com o Senhor! Quero fechar esta reflexão com um conhecido texto que faz alusão a uma construção e que na realidade fala de nossa vida e estilo de vida e que obviamente no contexto familiar, pode se aplicar a forma como estamos vivendo esta área de nossa vida para a Glória de Deus ou não. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.” (Mateus 7:24-27)
Em que fundamento você está construindo sua casa? Quais os materiais de construção você tem usado e que projeto você está seguindo para garantir uma casa bem forte para os problemas da vida? Cristo pode te ajudar e a Palavra pode te guiar neste grande projeto então chame o construtor e siga seus conselhos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário