“Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o Senhor a estes. Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres. Traze-nos outra vez, ó Senhor, do cativeiro, como as correntes das águas no sul. Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126:1-6)
No Salmos 126, o Salmista faz uma descrição da grande alegria sentida pelos cativos quando, provavelmente, saíram da Babilônia. Quando comparamos a leitura do Salmos 126, com o cumprimento das profecias de Isaías, Jeremias e Lamentações de Jeremias, temos um vislumbre de o quanto Deus é grande. Pois na época, ninguém acreditava – com exceção dos profetas – que houvesse restauração para Israel. Não era humanamente possível imaginar que a alegria retornasse aos muros de Jerusalém, novamente. “E os resgatados do Senhor voltarão; e virão a Sião com júbilo, e alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido.” (Isaías 35:10)
Este é com certeza, um salmo emocionante. Não é em vão que o Salmista começa dizendo: “Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho”. Olha a profundidade deste salmo. “Pois o Poderoso fez, grandes coisas em meu favor; santo é o seu nome.” (Lucas 1:49) De fato, servimos ao Deus único e real, que opera coisas grandes e maravilhosas sobre a Terra. Ele tornou o impossível, possível. Colocou sorriso nos lábios de seu povo sofrido e angustiado. As nações que outrora diziam: “foi-se a glória de Israel”, agora estavam maravilhadas dizendo: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”.
Em diversos momentos da vida, vamos apenas chorar. Mas não se engane, lágrimas são sementes. A promessa de Deus é: “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”. O nosso Deus é aquele que restaura nossa sorte. Não importa o quão difícil, impossível ou incessível esteja o seu milagre, Ele é poderoso para fazer. “Tua justiça chega até as alturas, ó Deus, tu, que tens feito coisas grandiosas. Quem se compara a ti, ó Deus?” (Salmos 71:19)
O mesmo Deus que agiu no passado, é o Deus que age no presente. O mesmo Deus que restaurou no passado é o Deus que restaura no presente. O mesmo Deus que tirou o seu povo dos grilhões da escravidão e o restaurou à sua terra, é o mesmo que pode mudar a nossa sorte. Assim como o papiro morre se não tiver água para irriga-lo, os ímpios também perecerão. O homem precisa de Deus, a “água da vida”, para prosperar. “Mas, quanto a você, ele encherá de riso a sua boca e de brados de alegria os seus lábios.” (Jó 8:21)
A minha vida, a sua vida, a nossa família, as nossas igrejas estão precisando de restauração. Não estamos sendo tudo o que deveríamos ser. Algo está faltando: está faltando poder espiritual, unção do Espírito Santo, fome de Deus, paixão pelas almas perdidas. Precisamos de restauração. Deus quebrou o orgulho de Nabucodonosor. Deus abriu o coração do rei medo-persa. Deus abriu as portas do cativeiro. A libertação não é obra humana. É intervenção sobrenatural de Deus. É Deus quem restaura. É Deus quem nos tira da cova. É ele quem nos põe de pé. É ele quem nos faz sonhar de novo. É ele quem nos enche de poder. Não se contente com migalhas!
Semear com lágrimas é para quem sabe que a vida é feita de lágrimas e sorrisos, de insônias e sonos, de sonhos e frustrações, de sombra e luz, de vales e montanhas, de medo e paz, de derrotas e vitórias. Ninguém chega ao topo da montanha, se não subir e ninguém sobe sem suar, sem se perder, sem se cansar, sem tropeçar. Ninguém atravessa o rio, se não nadar ou tomar um barco. Ninguém chega ao seu destino, se não fizer a viagem. Ninguém terminará de ler um livro, se não o vencer página por página. Ninguém construirá uma casa, se não puser tijolo após tijolo na obra. Ninguém formará uma biblioteca, se não colocar nela livro por livro. Ninguém participará da sua própria formatura (num curso) ou passará num concurso, se não faltar a festas, deixando sua rotina alegre para construir uma outra rotina sisuda dominada pelo verbo estudar. Ninguém colherá, se não plantar. Ninguém alcançará uma coisa, se não abrir mão de muitas coisas. Semear chorando é plantar sabendo que não há missão impossível, mas missão a ser realizada. Ame o processo, não só a chegada.
Não sei como você se encontra hoje, os desafios que enfrenta, aquilo que a faz chorar em secreto, mas saiba que Deus quer estar com você, Ele faz parte desse processo. Não deixe de lutar pelo seu próximo! Jesus não desistiu de você, de nós, de todos os seus filhos. Você acha que foi tão fácil assim, Nosso Senhor viveu por 3 anos, viveu seu ministério, mas sempre foi firme, mesmo sabendo que teria que morrer na cruz, para que o véu fosse rasgado, para que a nossa salvação fosse eterna. Quantas vezes em secreto Jesus, buscou ao Pai? Imagine você, eu... Jesus é próprio Deus, assumindo a natureza. “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14), confiou a Ele tudo e se permitiu passar pelo processo, reflita sobre isso.
Deus confiou algo em seu coração, não desista. Como está no salmo 126, enquanto saiam chorando e andando, em seu percurso, iam semeando para sua vitória. Nosso Pai não desista de nós, afinal, o maior sacrifício foi feito, Jesus morreu por nós. “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará” (Deuteronômio 31:6).
Você hoje pode estar cansado de lutar, destruído por dentro, sem coragem e força para endireitar seus próprios caminhos, quero te encorajar a falar abertamente com Deus. O seu socorro vem Dele! Deus está de braços abertos para te receber. Ele não mudou! Ele continua o mesmo, e o mesmo poder que operou na vida de todos aqueles que O buscaram, pode operar também na sua vida também. Creia nisso! “Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar." (Josué 1:9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário