"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.” (Salmos 91:1-16)
bem-aventurados aqueles que fazem do Senhor Deus o seu refúgio. São maravilhosas palavras de conforto, o Salmo 91 fala de Deus como o Protetor daqueles que confiam Nele.
No versículo 3, o salmista diz que Deus protegerá aqueles que estão debaixo de suas "asas". Deus mesmo, quando inspirou este Salmo, quis demonstrar todo o amor, ternura e proteção que têm aqueles que confiam n'Ele. Na mesma medida, Deus revela sua força, Ele é escudo que protege.
Da mesma forma que o Pai prometeu ao Filho estar com Ele na angustia, Jesus também prometeu aos que creem estar com eles todos os dias. “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:20). Para que tivessem paz, alertou que, no mundo os cristãos terão aflições. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33). Qualquer que prometa livrá-lo das aflições diárias, não fala conforme a verdade do evangelho, visto que o próprio Cristo não prometeu livrar os cristãos das aflições, antes avisou que seriam suscetíveis as aflições.
Os cristãos devem estar certos que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e que em todas as coisas são mais que vencedores “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Romanos 8:28); “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou” (Romanos 8:3).
A graça de Deus permanece sobre aqueles que o temem, para livrar e guardar. Como está escrito: “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; neste tempo se dirá de Jacó e de Israel: Que coisas Deus têm realizado!” (Números 23:23) O Salmista está tendo uma visão gloriosa do poder de Deus. O Espírito Santo está dominando os seus sentidos, e por isso ele diz: “Mil poderão cair ao seu lado, dez mil à sua direita, mas nada o atingirá. Você simplesmente olhará, e verá o castigo dos ímpios”. O Espírito Santo é aquele que nos guarda. Nenhum espírito maligno, demônio, maldição, mandinga, oração contrária, ou qualquer coisa que procura nos fazer mal, prosperará.
Aquele que confia em Deus enfrentará muitas batalhas, mas nenhuma delas lhe tirará a vida, a esperança e o vigor. Muitos cairão ao lado dos remidos, mas eles permanecerão de pé. Não sucumbirão diante da traição, abandono, dor, angústia, cansaço, desilusão, nada disso é capaz de fazer cair um campeão de Deus. Todavia, essas promessas de Deus são todas condicionais. Elas são para aqueles que fizerem do “Altíssimo o seu abrigo, do Senhor o seu refúgio”.
Anjos nos guardarão e nosso pé não tropeçará, apenas se Deus for a nossa fortaleza. Isto é mais do que deixar a Bíblia Sagrada aberta no Salmos 91. É mais do que repeti-lo todos os dias em oração, do que memorizá-lo. Isto refere-se a relacionamento. Perceba que o filho confia naturalmente no pai, por isso, quando chamado se lança em seus braços.
É desse tipo de intimidade com Deus que o Salmos 91, fala. É preciso confiar em Deus, com todo o coração, força e entendimento. É preciso estar rendido diante dEle. Se isso for uma realidade em sua vida, você: “pisará o leão e a cobra; pisoteará o leão forte e a serpente”. Você pisoteará os enviados do Diabo, destruirá seus instrumentos e esmagará a cabeça de Satanás continuamente. As drogas, o adultério, a pornografia, a maldição, o roubo, a mentira, a morte prematura, enfim, todas estas coisas serão derrotadas por você através do precioso Nome de Jesus.
Tudo isso, é fruto de uma decisão: “Porque ele me ama”. Simplesmente porque a decisão de amar ao Senhor Deus foi tomada. A decisão de guardar seus mandamentos, Sua Palavra.
O Senhor continua prometendo: “eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome. Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra. Vida longa eu lhe darei, e lhe mostrarei a minha salvação”.
Vamos praticar o amor e a confiança em Deus. Na medida que nos tornamos mais conscientes de Sua presença constante em nossas vidas, ficamos protegidos e imunes ao mau. Deus protege aqueles que confiam Nele. Aprenda a se posicionar na presença do Senhor, aprenda a habitar no esconderijo do Altíssimo e morar sob a sombra do Onipotente. Lá você encontrará a proteção de Deus, você não será destruído e nem derrotado. Você encontrará o que Deus reservou para a sua vida.
Seu clamor será ouvido e respondido. Você nunca lutará sozinho, o Senhor estará continuamente ao seu lado. Além de livramentos, Deus lhe concederá lugar de honra na batalha.
Embora, muitas sejam as lutas, nenhuma delas será capaz de tirar sua vida, você terá vida longa, e muitos testemunhos para contar. Por fim, Deus lhe dará o maior de todos os presentes, a salvação eterna. Você será levado para um novo e maravilhoso nível de conhecimento de Deus.
Ali não haverá mais choro, nem dor, nem clamor. O Senhor é aquele que guarda a cidade das moradas eternas. Portanto, se você ainda não decidiu confiar no Senhor, confie. Vale muito a pena!
O que vai mudar sua vida para sempre, isso sim, é você habitar no esconderijo do Senhor. Você deve fazer sua morada em Deus. Creia em Jesus. O Espírito Santo habitará em você, e você poderá habitar no Esconderijo do Altíssimo. Você habitará em Deus! Deus responde, Deus cuida, Deus abençoa aqueles que fazem d'Ele o Seu escudo. Até seus anjos Ele envia para que nos sirvam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário