sexta-feira, 24 de setembro de 2021

QUANDO CERCADO POR INIMIGOS,O QUE VOCÊ PODE FAZER?

 



2 Reis 1:23 - Quando cercado por seus inimigos, o que você pode fazer?


Em vários momentos de nossas vidas, enfrentamos situações que parecem totalmente desfavoráveis. São aquelas situações em que você olha para as pessoas e não vê ninguém que possa lhe ajudar, por mais que tenham a boa vontade para isso. Você procura soluções, mas não encontra nenhuma, e sempre parece que a sua derrota se aproxima, juntamente com uma grande tristeza. Nestas situações, temos a impressão de que estamos sendo pressionados por todos os lados.


Imagine acordar para encontrar-se completamente cercado por inimigos. Como você provavelmente iria reagir? Com medo e desespero? Ou você poderia ver que seus inimigos são poeiras em comparação com o poder de nosso Deus? Eliseu, um profeta de Deus, encontrou-se nesta situação depois de dar conselhos valiosos para o exército de Israel. O rei da Síria decidiu tomar Eliseu como um prisioneiro e enviou um exército para a cidade onde o profeta estava hospedado. Sob o manto da escuridão, os guerreiros sírios cercaram a cidade.


A Síria fazia guerra contra Israel e houve várias tentativas de destruição contra o povo israelita. Toda vez que o rei da Síria pensava no seu quarto em uma estratégia para destruir Israel, Deus revelava a estratégia para o profeta Eliseu, e este avisava o rei de Israel, a fim de que a nação não fosse destruída. O rei da Síria chegou a achar que havia algum siro estava entregando as estratégias a Israel, porém falaram a ele que o profeta Eliseu é que falava tudo ao rei de Israel segundo a revelação de Deus (2 Reis 6:11-12).


Abordo um ponto muito importante aqui relatado nas Escrituras, onde estavam Eliseu e seus filhos, seus seguidores, discípulos, num lugar pequeno, estreito e resolveram ampliá-lo. Para isso foram apanhar mais madeira para as construções. Durante o trabalho, um deles deixou cair o seu machado, a parte de ferro dele, no rio e veio a afundar sem possibilitar alguém de ir buscá-lo nas profundezas do rio. O machado, a parte de ferro dele, estava perdida, pelo que seu usuário se desesperou uma vez que era emprestado.


Eliseu o socorreu e orou e lançou uma madeira no lugar da queda e imediatamente aquela madeira atraiu o ferro como um ima e este veio para a superfície pelo que apanharam o ferro. Eliseu parecia ser alguém muito especial e com poderes, mas devemos nos lembrar de Tiago, o apóstolo que nos ensinou que Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós somos, dando a entender que qualquer profeta por maiores que sejam as suas realizações, também são homens sujeitos às mesmas paixões – “Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.” (Tiago 5:17). E eles oraram com insistência e Deus lhes atendeu. Mas entenda que não temos um Deus a nosso dispor para a realização de nossas vontades como se fosse um gênio da lâmpada dos filmes, antes somos de Deus servos para a realização da sua vontade soberana.


Portanto, o rei da Síria decidiu matar Eliseu. Durante a noite, enviou cavalos, carros e um grande exército para a região onde Eliseu estava, de forma que cercou a cidade. Quando o discípulo de Eliseu se levantou de manhã, ele viu aquele imenso exército e logo falou para Eliseu: "Ai! Meu senhor! Que faremos?" (2 Reis 6:15).

Nós não somos susceptíveis de ter um exército físico se levantando contra nós como com Eliseu, mas temos inimigos na forma de poderes espirituais que vêm e nos tentam com a impureza, paixões mundanas e desânimo. "Para nós, não há luta contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12)


Quando sentimos que esses inimigos espirituais estão se fechando, tentando-nos a fazer o que sabemos em nossos corações é contra a vontade de Deus, o que vamos dar como resposta? Não nos sentimos sobrecarregados e com medo como o servo de Eliseu? “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará". (Deuteronômio 31:6)


Para Eliseu, a escolha era clara, e sua resposta ao seu servo era simples e cheia de fé. "Não tenha medo, para aqueles que estão conosco são mais do que os que estão com eles." (2 Reis 6:16) Esta teria sido uma resposta difícil de aceitar como servo, ele olhou para a parede de inimigos, eriçada de lanças e escudos. O servo certamente não viu ninguém prontos e dispostos a lutar ao seu lado.


Então, Eliseu orou a Deus pedindo que Ele abrisse os olhos espirituais do discípulo: "Senhor, eu oro, abra seus olhos, para que veja." (2 Reis 6:17). De repente, o servo foi capaz de ver com os mesmos olhos iluminados como Eliseu. Imagine só a visão maravilhosa que o discípulo presenciou: os anjos de Deus em carros de fogo preparados para guerrear por ele e por Eliseu.


Os sírios começaram a avançar sobre a cidade, sem saber que eles estavam agora em número bem menor. Eliseu falou com Deus novamente, perguntando: "Fere estas pessoas, eu oro, com cegueira." No decorrer da situação, Deus deixou confuso, ferindo com cegueira, todo o exército da Síria de forma que Eliseu os conduziu até as mãos do rei de Israel na cidade de Samaria. Em questão de momentos, a fé simples de Eliseu reduziu o inimigo. 


O exército dos poderes espirituais que se opõe a nós, hoje, é tão perigoso quanto o exército físico que cercou Eliseu. Podemos rapidamente se sentir em desvantagem numérica, vendo apenas o incrível número de inimigos sem considerar que, assim como os carros e cavalos de fogo apareceu para Eliseu, existem forças que estão dispostos a lutar ao nosso lado, se tivermos a fé para pedir.


Satanás quer nos fazer sentir sozinho. Ele quer que nos sintamos que estamos diante de dificuldades insuperáveis. Ele quer que a gente sinta que só podemos confiar em nossa própria força. Todos esses pensamentos são engano. Na realidade, os poderes deste mundo não são nada em comparação com o poder que podemos chegar a ter por meio do Espírito Santo. Quando estamos dispostos a viver em espírito de fé, podemos reconhecer nossos inimigos por aquilo que são e, com Deus do nosso lado, colocá-los à morte. “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41:10)


O servo de Eliseu, confiou apenas no que ele poderia ver e entender, e por isso ele foi desencorajado instantaneamente. Ele reconheceu que eles enfrentaram um obstáculo grande demais para o homem a superar. Na tentativa de resolver seus problemas humanos com sua compreensão humana, ele estava cego para a luta espiritual. Ele esqueceu que havia um Deus vivo ao seu lado.


Onde é que vamos colocar a nossa fé? Quando nos deparamos com um adversário durante nossas situações do cotidiano, reagimos como Eliseu, ou reagimos como seu servo? Ele cuida de nós, nos mínimos detalhes. Não importa o que seja, coloque todas as suas necessidades diante do Senhor.


Oremos: Senhor, neste momento de oração, venho pedir aumenta a minha fé. Porque, nos momentos de tribulações e nas noites escuras da vida será a fé a me guiar. Na enfermidade do corpo, quando a doença já estiver presente, será a fé a me curar. Aumenta a minha fé, Senhor, porque nos momentos de discussão e de conflitos familiares, será a fé que me fará perdoar. Nos momentos de desemprego, quando as dificuldades aumentarem, será a minha fé a me sustentar. Aumenta a minha fé, Senhor, porque nas horas em que as pedras aparecerem no meu caminho e eu tropeçar, será pela fé que me levantarei. Aumenta a minha fé, Senhor, para que, durante toda a vida e, principalmente na hora da morte, a fé me leva a crer na ressurreição. Aumenta a minha fé, Senhor, dilata meu coração e fazei com que o Teu Espírito derrame sobre mim a chama e o fogo do amor. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário