sábado, 31 de outubro de 2020

DEUS INCOMPARÁVEL





*Não há entre os deuses semelhante a Ti, Senhor; e nada existe que se compare às Tuas obras. Sal. 86:8.*

A sua atitude diante das dificuldades da vida depende da dimensão de seu Deus. Se seu Deus for pequeno, fabricado, imaginado, qualquer problema será uma barreira impossível de ser vencida. O ser humano é contraditório. Gosta de pequenos deuses, apenas para acalmar a consciência. Deuses “chaveiros”, “amuletos, “energia”, “luz”, “aura”. “Deus está em tudo”, afirma a criatura. Repete isso todos os dias e acaba acreditando.

É cômodo acreditar num deus que não mostra o caminho. Limita-se a acompanhar e estar a “serviço” da criatura. A tragédia é que diante das circunstâncias difíceis da vida, você descobre que todos esses deuses “criados” são apenas paliativos. Não fazem nada. Nada resolvem. Não há poder neles.

Foi essa realidade que levou Davi a fazer a oração registrada no Salmo 86. Neste salmo, o poeta expressa súplica e confiança. Vive um momento terrível. “Estou aflito e necessitado.” Verso 1. Da perspectiva humana, parece não haver solução. Não tem mais forças para continuar lutando. Limita-se a chorar. As lágrimas parecem lavar o coração da angústia que o sufoca.

Davi não criou pequenos deuses. Nas noites claras e estreladas, enquanto cuidava do seu rebanho no campo, ele contemplava a grandeza do Deus Criador. O seu Deus estava acima de qualquer outro deus. Era incomparável e eterno. Por isso, nesta oração, ele suplica e ao mesmo tempo confia.

Qual é o drama que você vive neste momento? Qual é a tragédia que parece destruir a vida de alguém que você ama? Sente-se indefeso, incapaz de fazer algo para ajudar e se limita a sofrer?

Antes de iniciar a caminhada deste dia, separe uns minutos para meditar nas grandes obras que Deus já fez na sua própria história. Acaso Deus não o livrou outras vezes? Se o fez antes, por que não o fará agora? Então, com o coração cheio de confiança, repita: “Não há entre os deuses semelhante a Ti, Senhor; e nada existe que se compare às Tuas obras.”

Fiquem na paz!

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

ESTAMOS EM BOAS MÃOS



Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Apocalipse 5:2*

Em visão, o apóstolo João foi levado à sala do trono, o centro de controle do Universo. Ele conta o que viu: “Vi, na mão direita Daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos” (Ap 5:1). Naqueles dias, os livros eram rolos. Se estivessem selados à semelhança do que foi mostrado a João seriam um testamento, um mandato legal. Escrito por dentro e por fora, era uma base celestial de dados com toda informação necessária para executar o plano da redenção. João percebeu que a abertura daquele livro significava salvação, portanto deveria ser aberto. Mas por quem? Essa foi a pergunta do anjo.

A resposta veio de um dos anciãos: “Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e seus sete selos” (v. 5). Cristo foi achado digno de abrir o livro. Ele é o Leão da tribo de Judá. “O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1:29). O Messias sofredor, que deu a própria vida como oferta pelo pecado de muitos, o único qualificado para aceitar o desafio de abrir aquele tratado sobre a redenção.

Como nosso Redentor, Jesus tomou nosso caso em Suas mãos como se fosse Dele mesmo. Viveu, sofreu, morreu, ressuscitou e venceu! Tirou-nos das garras do adversário. “Tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público triunfando sobre eles na cruz” (Cl 2:15, NVI). Seu propósito é nos levar ao Éden celestial. Soberano e régio, é um em poder e dignidade com Aquele que está sentado no trono. É o doador da vida, autor e consumador da fé. Comprometeu-Se a cumprir Sua responsabilidade redentora até às últimas consequências. Salvador e Senhor de todos nós, continua ativo no processo de salvação, como mediador entre Deus e o homem.

Sua missão será consumada apenas quando abrir o sétimo selo. Esse é o objetivo final da História. Então, o drama do pecado estará terminado. O mal não subsistirá para sempre. O paraíso restaurado será entregue de novo a Seu criador. Pela graça divina, nós o habitaremos conforme o plano de Deus. Não foi sem significado que o profeta presenciou a explosão de louvor “Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro” (Ap 5:13).

Alegre-se! Nosso passado, presente e futuro foram colocados nas mãos de Jesus. Se nos colocarmos nelas, estaremos no melhor lugar.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

GUARDE SEU CORAÇÃO


 Entregar 100% dos seus sentimentos a Deus: tudo o que você entrega, no altar do Senhor , como uma semente, o inimigo não poderá tocar, pois Deus é quem estará cuidando.
- Proteger suas emoções, utilizando-se da razão: você precisa abrir os seus olhos para a realidade, cuidando para não idealizar pessoas ou situações."

- Estabelecer e respeitar os limites dos relacionamentos
Se fechar para as amizades saudáveis com pessoas do sexo oposto".
"Temer as decepções, porque quem confia em Deus vive por princípios, sabe que está seguro"
"Guardar o coração = cuidar do coração, que é diferente de fechar o coração"
"Há um valor tremendo em estar solteiro: a oportunidade de semear em todas as áreas da sua vida... é perda de tempo gastar energia emocional no foco errado; precisamos investir nossas forças, primeiro, em nossa vida espiritual, familiar, profissional, social, entre outras, antes de pensar em entrar em um relacionamento amoroso".
"Valorize suas qualidades e, com sabedoria, seja um apoio para a superação dos defeitos do outro."
"O autogoverno é um fruto do Espírito em sua vida...(Gálatas 5:16). A ordem correta é andar em Espírito e, a partir disso, não satisfazer os desejos da carne."
"Ser tentado não é pecado. Pecado é ceder à tentação."

"Os nossos sentidos são as "portas" pelas quais recebemos todo tipo de informação. O que você vê, o que ouve, o que você toca influenciam no que você pensa e, consequentemente, em suas atitudes."
Trechos do livro "O valor de estar solteiro", de Simone Messina

sábado, 24 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 21 TRANSFORMADOS POR JESUS


 Tema: “O propósito de Jesus na sua vida: Jesus veio suprir as necessidades físicas, emocionais, financeiras, profissionais, familiares e eternas do homem.”
Versículo do Dia: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”  Filipenses 4:19

Quando imaginamos que alguém está passando por necessidade, logo nos preocupamos sobre o que oferecer a essa pessoa em questão de alimentos, vestimenta ou dinheiro por exemplo. O Apóstolo Paulo falando aos filipenses, ele é categórico em afirmar: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus” (Filipenses 4:19). Há um único Deus, mas Ele se relaciona conosco individualmente, o que quer dizer que se revela a nós como nós somos, no lugar onde estamos, no modo como nos sentimos. Só precisamos estar atentos. Observe que ele diz “O meu Deus” ele sabia quem realmente poderia satisfazer todas as necessidades, ele tinha intimidade com Deus. Onde há uma necessidade, Ele entra em ação. É com o verbo "suprir" que Ele sustenta o universo. É com este verbo que Ele supre a cada um de nós. Suprir é encher de novo; é acrescentar o que falta. Quando o povo de Israel peregrinava pelo deserto, para suprir suas necessidades de água, Deus fez ela brotar e jorrar em torrentes de uma rocha. Mesmo assim, pouco depois o povo perguntou: nosso Deus "conseguirá também dar-nos de comer? Poderá suprir de carne o seu povo?” (Salmo 78.20). Que não tenhamos a mesma atitude dos hebreus antigos. Precisamos saber que "Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça" (2Coríntios 9.10). 
Quão maravilhosa é a promessa que o Senhor nos faz, dando-nos a segurança de que Ele é o supridor de todas as nossas necessidades. Sempre nos pegamos tristes e preocupados com a possibilidade da falta de saúde, dinheiro, paz, segurança e, isso se torna um dos maiores temores que rodam nossas vidas. Qual o homem que não deseja ter a sua necessidade suprida? Porém, deixo uma observação nesta questão da necessidade, a que nós, na maioria das vezes, confundimos desejos com necessidades. As necessidades básicas vão se confundindo com necessidades secundárias, que se tornam primarias, num círculo sem fim. Às vezes queremos coisas que não necessitamos. Aí entra uma dificuldade de entendimento da palavra do Senhor. Pensamos que Deus nos suprirá com tudo o que desejamos, e não é bem assim. Você deve estar se questionando, mas a que necessidades Deus supre? Deus nos supre as necessidades que Ele considera como sendo necessidades, Ele sabe do que precisamos, do que não podemos viver sem e nos supre. Ele é o dono do ontem, hoje e amanhã! Você não sabe o que irá acontecer no amanhã, você apenas planeja, não tente ditar as regras, o operar é de Deus, Ele é o dono de Tudo! Só o criador entende a sua criação. "os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta" (Salmo 34.10). Por isto, "aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4.16). O que você acha necessário, pode ter consequências irreparáveis e, afetar muitos ao seu redor. Não queira por capricho, mas por vontade do Teu Deus! 
É difícil no início entender que nem tudo o que queremos é o que necessitamos e, somente o Senhor pode identificar isto. Nossa razão geralmente nos leva a misturar desejo com necessidade e isto traz muitas frustrações. Deus não nos suprirá com tudo o que queremos, mas com certeza absoluta Ele nos suprirá com tudo o que necessitamos. Ah se nos lembrássemos sempre que Deus é sábio! Ele faz que o sol e a chuva venham sobre todos, indistintamente. A natureza é expressão da bondade de Deus para todos. Ele não só construiu o mundo, mas o construiu de modo que possamos desfrutar dele. O Senhor fará tudo para nos suprir em nossas necessidades quer sejam elas espirituais e/ou materiais. O Senhor é o nosso provedor, o nosso supridor, não deixará em falta aqueles que o SERVEM SINCERAMENTE. Em nossa limitação até tentamos "fazer Deus entender" que precisamos de algo, como se ele não soubesse, e quase sempre esse "algo" não é vontade dEle para nós, no momento ou definitivamente. 
O nosso Senhor nos dará tudo o que pedirmos conforme a sua vontade e não simplesmente conforme a nossa, pois nesta última situação nós é quem seríamos senhores. A história de Jesus é a história de Deus se entregando a si mesmo. Sua riqueza é Ele mesmo e Ele se dá a si mesmo. Jesus é Deus conosco sempre. Jesus é Deus preparando uma casa definitiva para nós no céu. Em outras palavras, a glória e a plenitude da Sua divindade estão disponíveis para todo aquele que crê em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Quem assim crê tem Cristo e quem tem Cristo tem tudo. Quando oramos por algo a Deus, Ele nos dá mais do que pedimos. As riquezas de sua glória estão além de sua compreensão. Jamais conseguiremos pedir algo que Ele não tenha para nos dar. Ele "é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Efésios 3.20). Afinal, tudo pertence a Ele. A glória que lhe damos, com os lábios e com a vida, é a glória que Ele já tem. Quando vamos a Deus em busca da satisfação de uma necessidade genuína, Ele inevitavelmente faz mais do que pedimos, pois Ele, diferentemente de nós, não tem limites. Estamos aqui na terra para elevar a Sua gloria! Tenha calma e sabedoria, Deus sabe o momento certo de agir. 
“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6). Se vivermos pela fé nessa promessa da graça futura, será muito difícil que a ansiedade sobreviva. As “riquezas” de Deus “em glória” são inesgotáveis. Devemos combater a incredulidade da ansiedade com as promessas da graça futura. “O meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipense 4:19). Parece até um sonho, não? Ter todas as necessidades satisfeitas. Seja grato a Deus por tudo. “Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que dá vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus” (Filipenses 4:18). Deus tem interesse sim em satisfazer nossas necessidades; só que nós muitas vezes damos muito valor a essa busca e esquecemos de confiar Nele. Se Deus cuida até das aves, das plantas, Ele não se importaria em cuidar de nós? Que fomos criados para adorar ao Senhor? Deus é conhecedor de nossas necessidades. “De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas” (Mateus 6:32). 
Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que creem nEle. Peça a Deus que abençoe você e lhe dê a sabedoria para lidar com as questões simples do dia a dia. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada” (Tiago 1:5). Salomão teve essa rica oportunidade e ele pediu sabedoria ao Senhor para julgar o povo. “E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso’ (1 Reis 3:10). Quando estamos bem é tão fácil, para alguns, esquecer de quem o ajudou. Somos levados ao deserto para nos encontramos com Deus!
Nós passaremos por desertos e vales, pois saiba que nem tudo será um mar de rosas. Devemos estar preparados sabiamente e fortalecidos em Cristo, pois será neste momento que você aprenderá a viver por fé e não por aquilo que se ver. Você começará a desfrutar do milagre de Deus. A Bíblia conta que Elias foi um homem muito abençoado por Deus. Um homem obediente. E, certa vez, o rei Acabe queria matá-lo, justamente por ele ser tão firme com Deus. E então o Senhor falou para Elias fugir e se esconder no deserto, porque lá Deus ia protegê-lo e iria sustentá-lo. "Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá". (1 Reis 17:3,4). E você, aonde estiver, se tiver o compromisso verdadeiro com o Senhor, Jesus disse que você vai ser perseguido, você vai ser zombado, humilhado, e você deve aprender a depender do Senhor, porque Ele está no controle da sua vida.
Receba as bênçãos como bênçãos de Deus, não como fruto do acaso, nem como fruto do seu esforço pessoal. Que a sua benção também possa abençoar ao próximo, doe aos outros, e faça isto com prazer, não por necessidade, não como se fosse uma troca. Em Deus, você pode todas as coisas, todas as coisas que exaltarão a glória de Deus. Desenvolva a sua confiança. “Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortaleça no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito” (Efésios 3.16). Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que se acham fracos diante dEle. Deus deu uma nova direção para a vida de Elias, justamente quando aquelas águas que o estavam suprindo secaram. "Então a palavra do Senhor veio a Elias: Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida" (1 Reis 17:8,9). Que maravilha! Nesse momento Elias estava vivendo um tempo de sequidão, e Deus deu a ele mais uma nova estratégia.
Elias foi levado ao deserto, mas Deus supriu as suas necessidades. Você sabe por qual razão muitas vezes Deus permite que o deserto chegue na nossa vida? A resposta é simples, mas muitas vezes difícil de ser entendida, a princípio. Para que nós venhamos depender mais do provedor do que da nossa provisão. Nós devemos tirar os nossos olhos daquilo que achamos seguro e devemos colocar nossa segurança totalmente em Deus. Somos levados ao deserto, para nos tornamos sábios e servir e viver para Cristo e não mais ao mundo. Reflita aonde você está, o que levou você a este deserto? A esta perda? Ao abandono? Sempre pensamos que somos tão bons o suficiente, que nada faz sentido quando estamos à frente de um problema. Tomemos cuidado, somente Deus é perfeito! Você não enfrenta qualquer situação pelo acaso. Somos cobrados pelo que plantamos, e por nossos pecados. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23).
Se você está passando por um momento difícil na sua vida, saiba que Deus sabe aonde você está. Confie no Senhor, busque a Ele em oração, coloque os seus olhos nEle. Então, se você confia no Senhor, você deixa de depender das pessoas, porque você sabe que Deus é poderoso para te suprir por meio de Jesus Cristo. Deus sabe o que está acontecendo com você e Deus sabe para onde ele vai te levar a partir desse momento. Tudo o que você tem que fazer é não murmurar, não olhar a circunstância, não ficar prostrado eternamente, mas consultar a Deus, se entregar a Ele verdadeiramente. É no deserto que Deus não te levará para te enfraquecer, para cair e contemplar a sua derrota, pelo contrário, Ele quer te fortalecer, moldar você, dar a você uma nova chance. É nesse deserto, nessa crise em que vive, é aonde Deus vai te mostrar novas possibilidades, e nosso Senhor vai te mostrar que Ele nunca te abandonará, Ele nunca o desamparará. Ele precisa que você diga: Senhor, que a sua vontade, também seja a minha!
Então, meu irmão, obedeça quando Deus te der uma nova estratégia. Não fique olhando para os problemas e Deus vai te dar uma solução. Deus pode usar qualquer pessoa para trazer o suprimento nas suas mãos. Não tente imaginam como vai ser, como Deus vai agir. De onde vai vir a saída para a sua vida. Porque, muitas vezes, nós erramos e nós deixamos de ter fé porque nós ficamos pensando muito, tentamos adivinhar o que Deus vai fazer. E nós devemos confiar no Senhor de todo o nosso coração e não se apoiar em nosso próprio entendimento, porque só assim Deus vai endireitar os nossos caminhos. Então, meu irmão, não tente imaginar de onde vai vir o seu sustento, mas confie no Senhor. Ore e entregue totalmente os seus caminhos nas mãos de Deus e Ele promete que Ele vai endireitá-los.
Segredo para este dia: Qual é a sua necessidade? Conta ao Pai, que pode suprir todas as suas necessidades. Cada um de nós temos necessidades diferentes, mas saiba que Deus está abrindo a porta da vitória para você e a porta que Deus abre ninguém fecha. A Bíblia diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Confia em Deus, que este momento que você está passando, tristeza, solidão, desesperança, tudo isso vai passar e um novo dia vai raiar em sua vida. Nada que um dia após o outro, Deus pede que você confie, pois está surgindo em sua vida um novo dia de paz e de alegria! Todas as pessoas necessitam de algo, mas existem necessidades que são difíceis de serem resolvidas, aos olhos humanos, mas entendem que não há nada IMPOSSIVEL para Deus! Não se desespere, Deus pode suprir todas as suas necessidades, confie nele! "E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve” (I João 5:14). O suprimento de nossas necessidades será em glória, por Cristo Jesus. O louvemos em todos os momentos, por Ele que somos supridos. Assim sendo, bom para nós é sempre esperarmos no Senhor sem questionamentos, mas em louvor ao nome dEle! 
Foram 21 dias de muito aprendizado. Para cada dia, um tema diferente, um versículo com muito ensinamentos. E todos, com a certeza de que tudo é ter a mais íntima relação com Deus, de tê-lo em primeiro lugar nas nossas vidas. Quando recebi o convite para elaborar o devocional para esta linda campanha, confesso que fiquei com medo e sem saber o que escrever, pois imaginei: 21 dias, será se conseguirei? Ainda não conheço todas as histórias da Bíblia e pouco desse Deus maravilhoso, pois todo dia é um novo aprendizado, sempre a algo há mais para descobrimos de Deus. Iniciei minha caminha assim como vocês, alguns é claro, pela restauração, e depois que o conheci verdadeiramente, Ele se tornou o centro da minha vida, o meu primeiro amor! Percebam, eu me limitei sem antes me permitir. Você com certeza, em algum momento da sua vida já deixou muitas oportunidades passarem por não se achar capaz. Eu tomei coragem e aceite, de coração e confesso que foi uma experiência que nunca vou esquecer. A cada devocional, eu descobria muita mais de Deus e sua soberania e, de mim como serva.  Nossa caminhada é curta aqui na terra, então dedique o máximo de tempo para o nosso Senhor.  Não o busque apenas para suprir as suas necessidades, não espere as coisas chegarem ao fundo do poço, o momento de dor ou perda para somente assim buscar ao Pai. Deus é muito mais do que válvula de emergência, Ele é o nosso amigo, nosso Pai, nosso Mestre, nosso General, o NOSSO TUDO! O honre a todo instante, Ele é Soberano sobre todas às criaturas, circunstâncias, perdas, desafios e obstáculos. 
Olha a sua volta, o mundo é obra do Pai, seja feliz nas pequenas coisas. Não se conquista o reino dos céus com bens materiais, mas com (humildade e amor) Deixa Deus trabalhar na sua vida e no seu coração, não o limite pelas adversidades do tempo. Deus é maravilhoso. Como não amá-lo? Não tem como! Quando se tem uma íntima e verdadeira relação com Deus, você sente “fome” e “sede” dEle, é um alimento diário. Na verdade, é o melhor alimento que o ser humano possa ter. Que o Senhor seja o centro da sua vida e que você sempre esteja em uma busca diária dos seus ensinamentos. Que essas palavras possam entrar verdadeiramente em seu coração e que você trabalhe para que elas façam parte do seu dia, da sua vida. Busque ao Reino de Deus em primeiro lugar, faça essa reflexão: Se tivesse que escolher entre um carro e uma casa, uma bicicleta a um casamento, o que responderia? Sabe o que deve responder sem medo, “Eu prefiro o Reino dos Céus!” Buscai primeiro as coisas do alto e você viverá a verdadeira felicidade, meu irmão! 
Seja grato por tudo, comtemple essa linda natureza, ao invés de reclamar, por qualquer coisa, por tudo. Deus dá a você a chance de ser uma nova pessoa todos os dias, mas você está tão preocupado com pequenas coisas que, talvez tenha perdido tantas oportunidades e nem se deu conta disso. Não é só a vitória que gera conquistas, mas a derrota também. Voe, corra, saia dessa casca de vitimismo, você é grande e Deus quer que você se veja como Ele o enxerga! Não faça das suas fraquezas, perdas, derrotas e defeitos a sua vestimenta diária, se vista com a unção de Deus. Cresça em espirito, se renda a esse Deus maravilhoso, não espere cair para assim o conhecer, não espere a derrota para busca-lo e apenas receber sua vitória. O busque a todo instante, não espere a morte bater na sua porta para buscar ao nosso Senhor! Quem é Deus para você? Válvula de escape? Seu melhor amigo, Pai, Mestre, General? 
Não entre no seu quarto apenas para petições, converse com Ele, Deus ama ouvir seus filhos, e saber sobre o mundo com os nossos olhos, Ele já sabe o que vamos dizer, mas Ele precisa saber como você se sente! Como um Pai pode ajudar um filho, se ele nega – pelo cansaço, pela rotina, o trabalho, pela falta de tempo ou o sono que o rouba -, a contar-lhe sobre seu dia a dia? “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador. Prepara no verão o seu pão; na sega ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; Assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado” (Provérbios 6:6-11). Peça permissão, busque uma direção de Deus antes de tomar qualquer atitude, decisão ou uma conversa, saia de casa sempre após uma oração, e seus dias não serão mais os mesmos! PERMITA-SE e ARREPENDAM-SE! Sinta essa presença que não tem explicação, tenha sede por Deus. Neste Deserto, Deus é a sua água! 
De tempestades e bonanças
Não temo mais ondas e ventos
O que pra mim é impossível
Pra Deus é só questão de tempo
O mar é grande, eu sou pequeno
Mas Deus não vai me abandonar
Isso é historia pra eu viver
Experiência pra contar
Isso é Jesus a me moldar
Está sofrendo mas também 'tá aprendendo, né?
'Tá machucando, mas também 'tá te ensinando, então
Toda promessa tem o tempo de espera
Mas Deus já decretou vitória nessa guerra
Fica tranquilo, não se desespera
Se foi Deus quem prometeu
A promessa está de pé, somente espera
Mantenha a calma, não perca a fé!
Se o teu joelho está no chão
Teu inimigo não consegue ficar de pé
Fica tranquilo
Deus está providenciando um sorriso
Pra cada noite que você passou aflito
O seu gemido será substituído por um hino de vitória
Não ceda…

Fica Tranquilo - Kemilly Santos

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

COMO FAZER UM DEVOCIONAL

 Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas. Eclesiastes 7.8 a.

https://youtu.be/F5APQOxsV9A



DEVOCIONAL 20 TRANSFORMADOS POR JESUS

 


Tema: “Fidelidade: a fidelidade traz prosperidade. ”  

Versículo do Dia: “Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. ”  I tessalonicenses 5:24  

Todos os que estão unidos em Jesus estão seguros, tenha a certeza disso, e todos os justos firmam-se em seu caminho. Aqueles que entregam sua alma aos cuidados de Cristo, descobrem ao longo da caminhada aqui na terra, que Ele é imutável e fiel. A fidelidade é um dos atributos de maior conforto e doçura, ela pertence a Deus, e sua inconstância caracteriza o homem pecador. Nunca deixe de praticar a fidelidade, ela é travesseiro para a cabeça cansada, um estímulo ao coração que desfalece, e apoio para os joelhos fracos e feridos.  

 Você com certeza já se perguntou, por que para muita gente parece difícil vencer? Por que muita gente foi chamada há anos atrás e até hoje não mudou nada? A resposta é óbvia, mas muitos preferem não acredita; por que está tentando vencer tais situações pela carne, está tentando ser aperfeiçoado pela carne, e você não vai conseguir dessa forma. Não por força, mas pelo Espírito Santo! Isso significa pela Soberania, pela vontade de Deus, pelo teu andar em santidade a Palavra do Senhor. Tem tanta gente querendo que Deus faça a obra em sua vida, mas estão estacionados, parados, acomodados. Deus nunca decepcionará a alma que confia e sua fidelidade nunca falhará, e em todas as exigências da vida, podemos contar seguramente com ela. Podemos desfrutar de segurança mesmo aqui na terra, aquela segurança santa que surge da promessa infalível de Jesus de que nenhum dos que creem nEle perecerá, mas estará com Ele onde Ele está. “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel” (Deuteronômio 7:9).  

 Infidelidade é uma das características marcante da humanidade, e hoje, se sobressai. E de uma maneira ou outra, também não somos culpados deste pecado? A infidelidade está presente em muitos campos de nossas vidas, infelizmente. Ressalto aqui dois exemplos, no setor religioso, a infidelidade é tão notável quanto em qualquer outro setor. Homens que ensinam a crer na Bíblia acabam ignorando grandes ensinamentos dela, pregam o evangelho, mas não o praticam no dia a dia, até tentam explicações desfazendo o que está escrito nela. Não vamos longe, outro ponto no que se refere a infidelidade, é a conjugal, que tem se tornado um terrível mal. Os sagrados laços do matrimônio são rompidos com a facilidade de quem troca de roupa diariamente, ou troca algo velho por novo. A fidelidade de Deus, juntamente com Seu imenso poder é nossa esperança eterna. Os homens nos decepcionam por falta de fidelidade ou poder. Mas, olhem além das ruínas causadas pela infidelidade dos homens, e vejam, aquele que é grande em fidelidade, nosso Senhor! Tenham a certeza que “Porque fiel é o que prometeu” (Hebreus 10:23).  

Quando nos permitimos ao desejo da carne, o adversário tem facilidade em agir e se infiltrar, lançando ao coração de muitos que, o nosso Pai e suas Palavras são apenas ilusões, passando a questionar a existência da soberania do nosso Deus e de tudo que Ele criou. Tomemos cuidados, ao estarmos cercadas de pessoas que vão de encontro a tudo que nosso Pai nos ensinou e nos ensina até hoje. Pois quando não estamos em fervorosa comunhão com Deus, em constante oração e meditando nas suas Palavras, temos facilidade de crer facilmente em mentiras. É uma armadilha quase imperceptível! Tenham em mente que não é somente aqueles que estão longe dos caminhos do nosso Deus que estão nas garras do lobo, mas também todos aqueles que mesmo estando na Casa do Senhor, muitos estão com o coração frio, com a vida em pecado, com os pensamentos e o coração em iniquidade. Questione-se: A quem você foi e está sendo infiel? A infidelidade não é somente trair, mas enganar, roubar, caluniar. Lembre-se que as lágrimas causadas por nosso maltratar são guardadas no odre de Deus para serem evidência no dia de julgamento. “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro? ” (Salmo 56:8).  

A fidelidade é uma perfeição em Deus, pela qual Ele é fiel à sua Palavra. Ele nunca quebra um contrato, o que Ele propor, assim o fará, e o que prometeu, isto executará. “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo” (2 Timóteo 2:13). Quando Deus nos chama, Ele tem o prazer em concluir a obra, mas saibam que a conclusão da obra está no caminho estreito, no caminho apertado. E quanto mais apertado o caminho, mas Deus tem facilidade de moer o velho eu, quanto mais o caminho estreito, mas Deus tem facilidade de nos moldar. E é pelo Espírito de Deus, e se não há caminho estreito, não há Espírito, e se não há Espírito, não há conclusão da obra. Isso é mais que fato! É através do Espírito Santo que Deus conclui a obra. Você está preparado, meu irmão? Não espere o tempo passar, o tempo pertence a Deus, o hoje deve ser entregue a Ele, tenha pressa em busca-Lo. Não somos nós que faremos é o Senhor, mas Deus precisa ver em seu coração e em suas atitudes e esforços que realmente você quer que Ela faça. CRAVA ISSO NO SEU CORAÇÃO.  

 Todos nós queremos aberturas de portas, vitorias, queremos ser usados, queremos ser prósperos espirituais, queremos tantas coisas boas, mas para que isso aconteça, precisamos fazer a nossa parte, e isso implica em deixarmos verdadeiramente o Espírito Santo tomar as rédeas das nossas vidas e nos guiar. Mas não é por força, não é brigando com todos em sua volta, é se rendendo aos pés do Senhor. Só assim, o Deus poderá agir, e aqui somente aqueles que estão em fervorosa comunhão com Deus, aqueles que não vivem mais em si, e nosso Cristo que irá direcionar, aqueles que a carne já está mortificada e o Espírito vivo, com esses sim o Pai o toma e é fiel para completar a boa obra. Tenha comunhão com o Pai para que o seu chamado não seja em vão, é em comunhão com o Pai que a obra será feita e concluída em sua vida.  Não seja ansioso, bravo, inseguro ou carnal, assim não conseguirá nada. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que, mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai” (João 10:27-29). 

A obra do Espírito Santo não é mera tentativa para ver o quanto Ele pode fazer. Tenha essa verdade e certeza em seu coração, cremos em um Deus único e fiel, em um Espírito Santo invencível e em Cristo vitorioso. Mas, melhor ainda são as palavras proferidas pelos lábios da Verdade em carne. “Todo que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia” (João 6:37-40). 

 A base da nossa segurança é a fidelidade de Deus a seu Filho. “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo nosso Senhor” (1 Coríntios 1:9). Os que Ele chamou e justificou estão seguros enquanto Deus for fiel à Sua Palavra para com o Filho. “Se os seus filhos deixarem a minha lei, e não andarem nos meus juízos, se profanarem os meus preceitos, e não guardarem os meus mandamentos, então visitarei com vara, e a sua iniquidade com açoites. Mas não retirarei totalmente dele a minha benignidade, nem faltarei à minha fidelidade. Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Uma vez jurei por minha santidade que não mentirei a Davi. A sua descendência durará para sempre, e o seu trono será como o sol diante de mim”. Salmo 89:30-36. Deus é fiel na preservação de Seu povo. “Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos, eles são preservados para sempre”. (Salmo 37:28).  

 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará”. (1 Tessalonicenses 5:23-24). Aqui há a completa santificação e livramento do pecado e isto se dá pela dependência do cristão na fidelidade de Deus. Os chamados não são apenas justificados, mas também glorificados, pois Deus é fiel. Deus nunca chamaria os pecadores com o chamado eficaz de vida eterna para depois deixá-los pelo meio do caminho que leva à glória. A obra de Deus para com Seus filhos é perfeita. “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga” (Provérbios 13:24). 

 “E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hebreus 12:11). 

O segredo para este dia é:  MERGULHE aos pés de Jesus, se Deus te chamou, Ele vai concluir, mas fique na posição de cristão FIEL, de filho obediente e verás a mão de Deus em sua vida. Comtemple essa fidelidade! Permita-se, meu irmão! Deus, o Soberano Senhor, Ele é fiel no seu modo de agir e, fiel no seu modo de operar. Quando Ele chama aquela ovelha perdida que estava na escuridão, para luz, a tomando em sua mão, comtemplaremos o seu lindo trabalhar, e sabe como? O nosso Senhor se encarrega em tirar a pobre e fraca ovelha das garras do lobo e, Ele a resgata do abismo mais profundo, seus cuidados vão além da compreensão humana. Ele não só a chama, mas também se encarrega em curar e libertar. Ele a lava com o precioso Sangue de Jesus Cristo. A veste com roupas brancas, se encarrega em colocar a aliança indestrutível. Ele a guarda com o seu poder, a alimenta com a sua Palavra, e a cobre com a sua gloria. Percebam quanto que o Senhor nos mostra claramente o quão Ele é Fiel para nos aperfeiçoar, segundo o seu chamado e completar a boa obra em nossas vidas. Ainda duvidas da fidelidade de Deus? O que ainda falta para acreditar? Faça a sua parte para que Deus possa fazer a dEle. Oração, jejum, leitura Bíblica, persistência, perseverança. Sem isso ninguém vai conseguir.  A palavra nos fala Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.   

 Oh, Deus de Israel 

Eu sei que não vim a este mundo 

Pra adorar outro Rei 

Os leões estão rugindo sem parar 

Meu louvor incomodou 

A todos que são contra Ti, oh, Jeová 

Nada pode intercalar o louvor do meu coração 

Dos manjares eu abro mão, os palácios não quero, não! 

Eis-me aqui como Daniel, com os olhos focados no céu 

Com o risco de morrer, pois o que importa é Lhe obedecer 

Senhor, não vou dividir minha adoração 

Exclusivo é o meu coração 

Vivo só para Ti, não abro mão do céu 

Até diante da morte prefiro ser fiel 

Senhor, não vou dividir minha adoração 

Exclusivo é o meu coração 

Vivo só para Ti, não abro mão do céu 

Mesmo diante da morte prefiro ser fiel 

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo 

À sombra do Onipotente descansará 

Direi do Senhor, Ele é o meu Deus 

O meu refúgio, a minha fortaleza 

Ele me livra do laço do passarinheiro 

E da peste perniciosa 

Ele me cobre com Suas penas 

E debaixo de Suas asas estarei seguro 

Eu não temo espanto noturno 

Nem seta que voe de dia 

Nem peste que ande na escuridão 

Nem mortandade que assole ao meio-dia 

Não importa quantos caiam do meu lado 

Direita, esquerda, eu sou protegido 

Se eu for fiel, eu moverei o céu 

Ele envia anjos para me guardar 

 Fidelidade - Danielle Cristina

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 19 TRANSFORMADOS POR JESUS

 


Tema: “Prioridades: o sucesso só acontece quando nos concentramos naquilo que realmente importa.” 

Versículo do Dia: “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus  6:33 

 Jesus Cristo nos ensinou a buscar em primeiro lugar Reino de Deus, e as demais coisas serão acrescentadas. E as demais coisas, não são para nós, seus filhos, pouca coisa. Não se esqueça que temos a linda promessa com duas Bênçãos, a primeira de longo prazo que é a vida eterna e uma em curto prazo, aqui na terra, pois seremos benditos aonde colocarmos as nossas mãos e comeremos o melhor dessa terra, assim disse o nosso Senhor. Então, qual o sentido de andarmos ansiosos e preocupados, quando se reconhece a soberania e a providência divina? Buscar a vontade de Deus, significa que Ele deve estar em primeiro lugar em nossas vidas e nossa submissão a ele deve ser prioridade. A verdade é que a nossa maior preocupação deve ser o nosso relacionamento com Deus, de como O reconhecemos e O honramos como nosso Soberano e Pai, em todos os aspectos de nossa vida. Quando buscamos o Reino de Deus acima de tudo, Deus cuida de nossas outras necessidades, e nada é mais importante que o Reino de Deus, Ele está no controle e cuida de nós. 

 "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? "Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles” (Mateus 6:25-29). Antes de Jesus Cristo chamar a atenção de seus seguidores a buscar o Reino de Deus e a sua justiça, a sua fala foi muito clara a respeito da inutilidade de alguém viver ansioso com as coisas passageiras desta terra. A preocupação excessiva com as coisas do cotidiana é reflexo da pouca fé, e você acaba deixando transparecer a falta de confiança plena na bondade do Pai celeste, que conhece todas as necessidades de seus filhos. Quando buscamos primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, entendemos verdadeiramente quem cuida de nós. 

Nosso Senhor Jesus nos desafia a mudar nossas prioridades. É de costume as pessoas colocarem como prioridade a comida, a roupa, o dinheiro e muitas outras coisas, nosso Senhor Jesus nos pede que não nos concentremos apenas nisso, mas que entendamos que existe algo além, algo que é mais importante que todas essas coisas: o Reino de Deus. Ao invés de focarmos em nós, devemos focar primeiro em Deus. Se Ele é nosso rei, é Ele quem deve comandar nossas vidas e, o nosso trabalho principal deve ser procurar sempre a sua vontade. “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:9-10). Não seja como os ímpios que andam preocupados buscando desesperadamente coisas temporais, você que é conhecedor da Palavra, servo de Cristo, deve buscar antes de tudo, o Reino de Deus e a sua justiça. Como diz o apóstolo Paulo, nosso foco não deve estar nas coisas visíveis e temporais, mas nas invisíveis e eternas. ” Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2 Coríntios 4:18). 

Que outras coisas são essas que não vemos? As coisas que são essenciais na vida, aqui não há qualquer espaço para supostas promessas de riqueza e prosperidade. Deus sabe exatamente aquilo que precisamos para viver. “Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ Ou ‘que vamos beber? ’ Ou ‘que vamos vestir? ’Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas” (Mateus 6:31-32). Deus cuida das necessidades de Seu povo, todo nosso sustento vem dele. Deixo claro aqui, e faço a observação, para que entendam o que Jesus disse em Mateus 6:33, não é um tipo de motivação para uma vida de preguiça e comodismo ou que não precisamos fazer nada para conseguir nosso sustento. Nosso Senhor não está desestimulando o trabalho ou enfatizando que os homens devem ficar parados esperando seu sustento cair do céu. Pelo contrário, Ele nos ensina que quando confiamos em Deus, nosso Pai providencia tudo que precisamos e, que Ele deve ser nossa primeira prioridade. Pare de ficar nas seguranças humanas. Lance-se nas mãos de Deus e Ele cuidará de tudo. O que Ele quer é que você confie em Sua providência, e a providência não é receber coisas de Deus, pois, às vezes, Ele nos tira coisas ou não permite situações para que sejamos poupados.Observem que verdadeiramente aqueles que reconhecem Deus como o Senhor de suas vidas trabalham com muito empenho, não por meio de algo que haja em si próprios, mas pelo poder que lhes está sendo constantemente fornecido através do Espírito Santo. O apóstolo Paulo nos ajuda a entender muito bem isso quando diz: “[…] assim também operai a vossa salvação com temor e tremor”. E quando pensamos que essa ação vem de nossas próprias forças, ele explica mais uma vez diz: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:12,13). O conselho de Jesus de fato é: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça”. Podemos obedecer a essas palavras pelo poder do próprio Deus que opera em nós através do Espírito Santo. O amor do nosso Pai não tem limites, mesmo conhecendo cada um de seus filhos, nós recebemos o seu reino e a sua justiça. Mas, entenda que, deve haver uma verdadeira entrega da nossa vida, em completa devoção à Deus, a SUA vontade e dedicação à SUA obra, não fazendo todas as coisas apenas para a satisfação da carne, mas para a glória de Deus. Devemos entender que o reino de Deus e sua justiça são dons que nos são concedidos pela graça de Deus. O reino do nosso Pai e sua justiça não são frutos de nossas próprias virtudes, mas são de Deus e pertencem a Ele. Nosso Pai é quem nos concede graciosamente esses dons. Porém, ressalto aqui que Jesus nos aconselha diariamente a nos apropriar cada vez mais dessa dádiva divina. E essa busca implica em um esforço constante e comprometido para se obter algo. Entendam que Jesus é a expressão máxima da justiça de Deus. Ele não veio apenas para lavar nosso pecado, mas ao cumprimento da lei e estabelecer uma nova justiça baseada na fé. 

“Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:21-24). A justiça de Deus é a salvação pela fé em Jesus, e devemos colocá-la em primeiro lugar em nossas vidas, com sede em buscar essa justiça, e propagando aos nossos irmãos. Buscar a justiça de Deus resulta em buscar o bem, promovendo o que é certo e rejeitar o pecado, abandonando a injustiça. “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:6). O segredo para este dia é: ESVAZIE-SE de você mesmo, para que Deus, em sua Providência, possa ENCHÊ-LO do novo. “Pois, enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir. Portanto, temos sempre confiança e sabemos que, enquanto estamos no corpo, estamos longe do Senhor” (2 Coríntios 5:4-6). Viva Sua vida de esperança em Deus, não depositando suas expectativas no homem, somos falhos e quando alguém nos decepciona, tomamos atitudes erradas. Deus prometeu providenciar para os Seus, provendo por todas as necessidades. “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4:19). Entenda que algo que você precisa é muitas vezes diferente da vontade de Deus. E você só terá esse entendimento buscando ao Pai, fechando a porta do seu quarto ou em um lugar de sua preferência, meditando na Palavra e orando. 

Percebendo ou não, você está sendo guiado para o pecado, por más escolhas ou atitudes. Deus nos leva a lugares que só entenderemos no final da caminhada ou ao longo do percurso, e isso dependerá do QUÃO INTIMO, repito do QUÃO INTNIMO estará com Deus. Não será fácil, você será moldado e peneirado, o processo é doloroso, mas a transformação é inexplicável e valerá a pena toda caminhada. E quando você entender e enxergar além dos olhos humanos, que foi necessário passar por esse deserto, mudar de rota, vivenciar uma perda, de forma, geral, você compreenderá o quanto Deus o ama, mesmo sendo um pecador. Jesus continua a bater na porta, cansar de você, NUNCA! É só abrir e permitir que Ele transforme sua vida, e digo mais, serão transformações que nem mesmo vocês acreditarão! Vamos meditar um pouco, como exemplo, podemos ver nossa necessidade como riqueza ou progresso, mas Deus sabe do que realmente precisamos, que naquele momento, é um tempo de pobreza, perda ou solidão. Calma! Parece assustador, mas não tenham medo quando isso acontecer, estamos em boa companhia, a do nosso Pai, Deus de Abraão, Isaque e Jacó. A prova disso é o exemplo de Jó, Deus sempre o amou, mas permitiu que Satanás o devastasse. Nosso Pai acompanhou tudo com RESTAURAÇÃO e SUSTENTO. Há tantas outras histórias, se deleite no Senhor, e nos seus feitos para com seus filhos. “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não serão capazes” (Mateus 7:13). 

Eu preciso aprender um pouco aqui

Eu preciso aprender um pouco ali

Eu preciso aprender mais de Deus

Porque Ele é quem cuida de mim

Se uma porta se fecha aqui

Outras portas se abrem ali

Eu preciso aprender mais de Deus

Porque Ele é quem cuida de mim

Deus cuida de mim

Deus cuida de mim, na sombra das Suas asas

Deus cuida de mim, eu amo a Sua casa

E não ando sozinho não estou sozinho

Pois sei Deus cuida de mim

Se na vida não tem direção

É preciso tomar decisão

Eu sei que existe alguém que me ama

Ele quer me dar a mão

Se uma porta se fecha aqui

Outras portas se abrem ali

Eu preciso aprender mais de Deus

Porque Ele é quem cuida de mim

Deus cuida de mim

Deus cuida de mim – Kleber Lucas

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 18 TRANSFORMADOS POR JESUS

 


Tema: “Livre para prosperar: aquilo que conseguimos visualizar é o que conseguimos, pela fé, conquistar.”

Versículo do Dia: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. ”  Jeremias 29:11

Para Deus nada é impossível, tenha a certeza disso! Para quem é cético e desconfiado, saiba que o hábito de nunca fechar os olhos e a mente para possíveis soluções ajuda a conquistá-las. Ele é o Deus de milagres, e aquilo que é impossível aos homens, não é impossível a Deus. Tudo o que o Senhor quer nos dar começa pela visão. Só quem tem visão consegue enxergar o propósito de Deus. Se não tivermos unção nos olhos, não teremos a capacidade de enxergar as bênçãos e o chamado do Senhor. Fé é acreditar naquilo que não se pode ver, tomar posse do impossível que ainda não aconteceu. A fé é um dom do Espírito Santo, e para tê-la não se pode levar em conta apenas a razão, pois este é um dom repleto de muitos mistérios, é plena graça de Deus termos um coração confiante.

 “É preciso ter a certeza de que “tudo concorre para o bem dos que amam a Deus” (Romanos 8,19). Não há outro jeito. Precisamos esperar no Senhor, sofrer Suas demoras na certeza de que quem espera em Deus não é decepcionado. Entendam que nada pode nos separar do amor de Deus e podemos crer que os planos dEle para nossas vidas vão se cumprir e são os muito melhores do que podemos imaginar. Mesmo quando a situação diz o contrário. Ninguém impede o trabalhar de Deus, apenas confie no Pai, pois as promessas e planos que Ele tem se cumprirão, pois Deus zela pela sua Palavra. 

 Nada pode nos separar do amor de Deus e podemos crer que os planos dEle para nossas vidas vão se cumprir e são os muito melhores do que podemos imaginar. Mesmo quando a situação diz o contrário. Deus nos conhece desde quando estávamos no ventre de nossa mãe, e escreveu a história de todos nós, e entendam que Ele tem os melhores planos para todos os seus filhos. Jó teve essa experiência e disse: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido” (Jó 42:2). O plano de Deus não pode ser impedido, como Ele mesmo diz: “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá? ” (Isaías 43:13). Tudo que o Senhor nos mostra é nosso. Deus guiou ao povo de Israel através de muitas tribulações e provas em sua viagem desde Egito até a terra prometida, não para ver defeito, nem porque tinham pensamentos de maldade, mas sim “Para te humilhar, e para te provar, para no fim te fazer bem” (Deuteronômio 8:16). 

Hoje, qual o seu maior impossível? A cura de uma doença? O tão sonhado emprego? Ter a graça de gerar uma vida? A conversão de quem você ama? A reconciliação em seu matrimônio? Jesus mesmo proclamou: “Não te disse, que se creres, verás a glória de Deus? (Jo 11: 40). O que não temos mostra limitação em nossas vidas, resultando em deficiências de nosso caráter. A essas limitações não podem ser corrigidas apenas de forma superficial, mas profundamente, para o nosso crescimento. E, se não crescermos, não venceremos as limitações e viveremos para sempre com elas. Nossas limitações só são vencidas com o nosso crescimento espiritual. Precisamos aprender a não duvidar das promessas de nosso Senhor; é necessário confiar cegamente em sua infinita misericórdia. Nesta Terra sempre haverá lutas, desafios e sofrimentos, mas permaneça firme em Jesus, Ele está no controle de tudo. “Contudo, não se perderá um único fio de cabelo da vossa cabeça” (Lucas 21:18). Você sobreviverá perante qualquer obstáculo e contemplará a vitória!

Muitas ainda acham que Jesus só realizava milagres apenas no Seu tempo, porém, não acreditam que Jesus realiza milagres nos dias atuais, no nosso tempo, esquecendo que Ele é e sempre será o mesmo de ontem, hoje e sempre. O que é impossível para Deus? NADA!  Nossa limitação se estabelece por nossa fraqueza, e por isso é tão difícil vencer limitações, porque elas refletem algo mais profundo, as deficiências em nossas vidas e em nosso caráter. Essa é a diferença entre um vencedor e um perdedor são as suas limitações, o não se permitir. “Ao aflito livra da sua aflição, e na opressão se revela aos seus ouvidos” (Jó 36:15). Uma pessoa de fé tem ânimo mesmo em meio às dificuldades e angústias do dia a dia. Sabe por quê? Porque ela entendeu que, nesta Terra, não iremos ser plenamente realizados, mas apenas no Céu, onde contemplaremos a face de nosso Criador e encontraremos a felicidade, pois, alcançaremos a Vida Eterna!  Deus enviou seu filho a terra, e nosso Senhor Jesus deu sua vida em nosso lugar, nos deu um vivo e novo caminho. “Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz” (Salmos 37:37)

Contudo, a verdadeira fé vai muito além do conseguimos alcançar com nossas petições. Se Deus não nos conceder o que pedimos, não é porque Ele nos abandonou. Uma fé viva é, principalmente, quando não recebemos d’Ele o que pedimos, mas nossa confiança em Sua divina providência não se abala; permanecemos cheios de esperança. Deus é tão bondoso e sábio que não nos concede tudo o que Lhe pedimos, pois nem tudo o que queremos é o melhor para nós. Ele sabe de todas as coisas, o que queremos agora, por achar que nos fará bem, naquele momento, terá mais consequência do que possamos imaginar. Boas ou não, precisamos buscar ao nosso Pai, antes de qualquer coisa. Muitas vezes, não compreendemos, mas precisamos acreditar que os pensamentos de Deus são muito mais altos que os nossos. 

“Os outros discípulos disseram-lhe: Vimos o Senhor. Mas ele replicou-lhes: Se não vir nas suas mãos o sinal dos pregos, e não puser o meu dedo no lugar dos pregos, e não introduzir a minha mão no seu lado, não acreditarei! Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que creem sem ter visto! Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. (João 20:27-31). Que você tenha a graça de acreditar sem mesmo ver ou tocar! 

Por isso, quando percebermos que estamos com a fé abalada, suplique ao Pai, com consciência de que quem diz isso ao Senhor está pedindo mais oportunidades de praticar a fé. Aprenda a exercitá-la nas pequenas coisas, acredite que o Senhor nunca sairá do seu lado e o ajudará em tudo o que você fizer. Roguemos a Deus para que não sejamos iguais a Tomé, que precisou colocar o dedo no lado aberto para acreditar que era Jesus ressuscitado. A essa passagem de João, nos dá a convicção do quanto realmente precisamos estar mais íntimos do Pai, de conversar com Ele com confiança e pedir ajuda a compreender melhor aquilo que não se entende, aquilo que acontece em nossas vidas. Ele certamente o ouvirá e o ajudará a compreender melhor seus planos. “Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração” (Atos 17:28). Não tenha medo, Deus ama ouvir cada um de seus filhos, Ele é o nosso Pai!

O segredo para este dia: DEPOSITE sua fé em Deus! Faça da sua fé a arma principal nas batalhas que travar em sua vida, mantendo sempre o otimismo, tenha fé e não medo!! "Se podes?", disse Jesus. "Tudo é possível àquele que crê” (Marcos 9:23). Como anda o seu diálogo com Jesus? Ora com confiança, procurando conhecê-Lo mais e se conhecer? Tem tirado um tempo exclusivo para meditar em Sua Palavra? Jesus tem maravilhas a realizar em sua vida, basta você confiar e saber esperar! Você tem tempo para muitas coisas, mas se para Deus, seu Pai e Criador, você está sempre ocupado, sempre colocando Ele em último, cuidado! Reflita se você está vivendo assim, não abra portas que o levará a caminhos tortuosos e de sofrimento. Enquanto tiver Deus em seu coração, tudo é possível! 

Perante as tribulações da vida, jamais se desespere ou desista, pois elas apenas servem para testar a sua fé, demonstrando ao Senhor o seu compromisso e o seu amor. “Em verdade vos digo: se tiverdes fé do tamanho de um grão de mostarda, direis a esta montanha vai daqui para lá’ e ela irá. Nada vos será impossível” (Mateus 17:20). Mesmo quando sentir que não terá ninguém para caminhar, Deus continua ao seu lado e sempre continuará, e se cair, Ele o levantará e o ajudará. Acredite e confie em Deus, pois para Ele não existem impossíveis, e Ele apenas dá a cada um de nós aquilo que conseguimos suportar. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. “Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).

Pela fé

Pela fé, posso clamar

Pela fé, posso enxergar

Pela fé, posso tocar

Pela fé, pela fé

Cante

Não há muralhas.

Que ficarão de pé

Diante de mim.

Estou firmado em Cristo

Para sempre tenho

A luz em mim

Aleluia

Pela fé, posso mudar.

Pela fé, posso alcançar.

Pela fé posso viver.

Pela fé, pela fé.

Pela fé

Pela Fé – André Valadão

terça-feira, 20 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 17 TRANSFORMADOS POR JESUS

 


“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.”  Mateus 6:14

Vivemos em uma sociedade que tem como a verdade o individualismo e o egoísmo, e esse comportamento tem nos levado a cometermos muitos pecados. A palavra de Deus nos adverte que nenhuma raiz de amargura deve brotar em nosso coração. Falta de perdão, ódio e vingança, nunca levaram ninguém a uma vida melhor. Mas, Deus tem promessas maravilhosas de vitórias para aqueles que deixam o Espírito Santo agir e perdoar a quem o feriu. “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”. (Mateus 6: 14-15)

Saibam que a falta de perdão pode virar uma doença real e levar à morte, se não à física, à morte espiritual, psíquica e moral, nos mantendo em cativeiro. A falta de perdão mata sonhos, projetos, perspectivas. A falta de perdão abre a porta para doenças físicas e mentais e fortalezas demoníacas. Muitos não acreditam nisso, mas é a mais pura verdade. Além de doenças, a sua falta impede o perdão do Pai. Fomos perdoados de uma dívida que nunca poderíamos pagar, qualquer dívida para nós é minúscula em comparação ao que recebemos de Jesus.

Pode limitar ou até mesmo bloquear as bênçãos em nossa vida. Podemos bloquear nosso próprio perdão. A falta de perdão é um pecado que bloqueia a prosperidade. “E não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do Maligno. Porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém.  Pois, se perdoardes aos homens as suas ofensas, assim também vosso Pai celeste vos perdoará.  Entretanto, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Jejuar é adorar a Deus” (Mateus 6: 13-15). Problemas maus resolvidos no presente podem voltar para nos assombrar no futuro, tenha muito cuidado!

O perdão é um princípio essencial e fundamental para cada um de nós, mas nunca realmente executam o seu pleno significado. A falta de perdão na vida de uma pessoa é uma escravidão destrutiva que causa muitas consequências. Não existe perdão parcial ou pela metade ou ele é total ou não é. O perdão é como remédio, na hora pode ser amargo, mas faz bem, alivia o mal-estar interior, traz alívio para alma. Com o perdão subimos aos degraus que nos elevam e aproximam do nosso Senhor Jesus Cristo que tomou sobre si nossas culpas, mas também nos perdoou dos nossos pecados.

Tenha em mente que o perdão é uma ordem e não uma sugestão. Deus não quer falar conosco até que reconciliemos nossas diferenças com o outro. Ou seja, Deus não ouve oração de quem não perdoa. “Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta”. (Mateus 5:24). O perdão é um ato de querer, não um sentimento, mas uma decisão. É contínuo e vem do espírito - e não da carne, não a alma. Sei que é difícil, mas você não deve ver aquele que o machucou com inimigo, não como um desafio no caminho da vida, não como um obstáculo no seu caminho para o paraíso. Você também erra, entenda que não somos iguais, e nunca seremos. Prefira a paz sempre como a resposta. Não permita que áreas da sua vida falte o perdão. Devemos manter nossa consciência limpa e manter-nos em comunhão com os demais. 

Guarde no seu coração que o perdão é uma graça que Deus nos concedeu para seguirmos no caminho após um ferimento, e ele age como uma cauterização, curando de dentro para fora. Sim, a cicatriz permanece, pois as lembranças são a garantia de que, sempre teremos uma história. “Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também” (Colossenses 3:12-13).

Entendam, que não há limite para o perdão. Em Mateus 18:21-22, diz que: “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete”. Devemos aprender a perdoar como Deus perdoa. Você deve estar se perguntando: como assim, como nosso Criador perdoa?  Sim, meus irmãos, assim como Deus está constantemente nos perdoando, mesmo conhecendo todos os nossos atos e pensamentos, pois aqueles que se encontram em total sintonia com Ele sentem naturalmente o mesmo amor, isso é a verdadeira intimidade com Deus, esse amor transformador. 

Em seu coração precisa brotar a compaixão, aquela mesma que possibilitou a Jesus dizer: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Seu imenso amor abrange tudo. Reflitam, Deus poderia ter destruído seus inimigos a qualquer momento, mas, não o fez. Essa seja a média de vezes que Ele nos perdoa a cada dia, e por isso nos orienta assim fazer. Perdão é medida, revela o quão raso ou o quão profundo podemos ser. “Com a mesma medida que medirdes vós sereis medidos.” (Mateus 7:2)

Há pessoas que estão sempre prontas para receber benefícios e defender os próprios interesses, porém, não procedem da mesma forma para com o próximo. Comportando-se de forma contraditório, mesmo cientes de que somos carentes do perdão e da misericórdia de Deus. Não foi por acaso que Jesus incluiu na oração “Pai Nosso” a sentença: “Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” (Mateus 6:12). Quem perdoa não conserva ressentimentos, pelo contrário, ajuda o ofensor, sem que este saiba, na maioria das vezes. 

Nosso mestre Jesus nos deixa um antídoto: “Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento” (Efésios 4:26). A esse antidoto se aplica tanto no externo, que é a pratica do perdão para com o outro, como internamente, que é o perdão para consigo mesmo.  Você nunca parou para pensar assim, mas saiba que as vezes, a falta de perdão é de nós para nós mesmos. Nos Culpando por tantas coisas, por isso, por aquilo, guardamos mágoa, tristeza, ressentimento, medos de nós mesmos, mas nos esquecemos de nos perdoar. O inimigo faz a festa quando nos sentimos assim, e você sem perceber, começa a morrer espiritualmente. 

Sem mencionar que deixamos para “amanhã” as conversas de reconciliação, os pedidos de perdão a um amigo, um irmão, o cônjuge. Essa demora, vai abrindo espaço para a mente criar situações irreais e até mesmo destruir relações. Errou, reconheça, seja humilde, peça perdão. Porém, seja sábio, não se deve atropelar nada, é preciso dar tempo para si mesmo e aquele a quem machucamos, entender os sentimentos e até as reações diante de uma situação que exija reconciliação. Ore e busque a Deus, Ele dará as direções certas, até as palavras certas a serem ditas. Perdão é chave que abre e fecha as portas das relações, dos sentimentos, a porta da confiança e da esperança. Quando você perdoa de coração, você nunca mais será o mesmo, é libertador. 

Segredo para este dia: O perdão é CHAVE, REMÉDIO e DOM. A ira e o ódio nada constroem, só nos leva para mais fundo do abismo. O amor traz recompensa, e uma via de mão dupla, a única maneira de conquistar é pelo amor. E quando não puder conquistar, apenas guarde silêncio, ore pela pessoa, deixe Deus trabalhar. Esse é o modo como você tem de amar. Se colocar isso em prática na sua vida, você terá uma paz maior do que possa imaginar. Peça sempre a Deus que o ajude a perdoar, se para você é tão difícil, você fará grandes descobertas. 

Nosso Pai conhece você verdadeiramente, não finja perdão, seu coração é a chave para o reino dos céus. Mas lembre-se, atitudes valem mais do que palavras, permita-se ser transformado de dentro para fora. Deixe o Espirito Santo o instruir nessa caminhada, você abrirá muitas portas que se fecharam em sua vida. A escolha é sua, viver amargurado e cheio de rancor, em uma vida infeliz e sem Deus, ou escolhe o perdão, que é libertador! 

Somos um jardim diante do Senhor

Jardim regado pela Sua graça e Seu amor

Somos o bom perfume de Cristo

Exalando o cheiro de vida

Somos um jardim diante do Senhor

Jardim regado pela Sua graça e Seu amor

Sempre que você precisar, irmão

O perdoarei de coração

Essa é a vontade do Pai

Que me perdoou em Cristo Jesus

Somos devedores uns dos outros

No amor que flui de Deus

Que nos tem feito um em Cristo

Tendo tudo em comum

Meu querido irmão, se na caminhada

Algo se levantar para quebrar a comunhão

O meu coração, na força do Senhor

Pra você vai liberar perdão

Perdão - Fernandinho

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 16 TRANSFORMADOS POR JESUS

 

Tema: “A condição da mente: você é o resultado dos seus próprios pensamentos. Tome o controle de sua mente.” 

Versículo do Dia: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.”  I Pedro 5:7 

 A Bíblia nos ensina que devemos confiar no Senhor e lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades. O versículo bíblico é bem claro: “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7).  Às vezes passamos por momentos muito difíceis, por situações ruins e que nos trazem dor. Porém, se estamos em Deus podemos ter a certeza de que Ele nos ama e de que estas palavras valem também para nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29:11). Isso significa que você deve render a Deus, TUDO o que você é! Muitos dizem que entregam tudo a Deus, mas no fundo, deixam de entregar a sua área emocional a Ele.  

 Renda-se a Ele, coloque tudo o que você tem e o que você é a disposição Dele. Obviamente, isso não é fácil de ser feito, por isso exige relacionamento com Jesus. Ele também mostra que não há motivos para nos preocuparmos demasiadamente com as coisas que nos afligem. Quanto mais intimidade com Deus você tiver, mais entendimento de como é bom confiar nele. É como uma criança que se lança nos braços de um pai. Ela tem a certeza de que esse pai vai segurá-la.  

 Muitas vezes temos dificuldades em saber exatamente como lançar toda a nossa ansiedade sobre Deus. Queremos as coisas aqui e agora, e do nosso jeito, isso principalmente, por sermos imediatistas e egoístas. Mas com Deus esse tipo de pressão não funciona, o tempo do nosso Senhor é perfeito. Portanto, você precisa saber que lançar sobre Ele toda a vossa ansiedade é um exercício de fé, humildade, paciência e perseverança. Se andamos angustiados e ansiosos com as coisas deste mundo, é porque ainda não entendemos que o Senhor tem planos para nossa vida, e que Ele zela por cumprir sua palavra. Seus pensamentos são de paz para nossa vida, por isso quando andamos e esperamos no Senhor, temos toda certeza que o melhor Ele fará.  

 Entendam que não é no seu tempo, é no tempo Dele, de Deus! Não queira apressar o tempo. Somos todos diferentes, e isso demonstra a criatividade do nosso Pai. Não queira ter algo, por capricho, pois alguém ao seu lado tem, nosso Senhor sabe o que cada um de nós precisamos e que nos fará feliz. Deus te fez diferente e seu tempo é diferente do dela ou dele! Deus tem o tempo específico para cada um de nós. Faça sua parte, prepare-se espiritual, esteja alinhado aos planos de Deus. São muitos os sonhos de Deus para a nossa vida, e muitas vezes não os entendemos, mas sua vontade se cumprirá em nossa vida, no tempo certo.  

Mas como lançamos toda a nossa ansiedade a Deus? Deus é o conhecedor de todas as coisas. Ele conhece seu coração mais do que você mesmo e sabe melhor que você o que é melhor para sua vida. Isso nos leva até outro sábio versículo: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:7). A paz que excede todo o entendimento. Reflita um pouco, uma pessoa que perdeu o emprego, mas não se desespera, não deixa o medo tomar contar, pois ela sabe que Deus está cuidando do seu caminhar.  

 Então o que o apóstolo Pedro diz é que devemos lançar as nossas ansiedades para longe de nós, porém, não sobre qualquer alvo, mas sobre o Senhor. Seja como for, a verdade é que a ansiedade é um fardo pesado demais para qualquer pessoa. Saiba que essa ansiedade não é um problema para Deus, pelo contrário, a Palavra do Senhor convida você a estar lançando sobre Ele toda ansiedade. Então, confie plenamente em Deus, aceite o seu propósito para sua vida, e tenha consciência da segurança que desfrutará debaixo da sua poderosa mão. 

 É importante entender que quando lançamos a nossa ansiedade sobre o nosso Deus, isso não quer dizer que todos os problemas das nossas vidas cotidianas cessam de um dia para o outro. Saibam que nem sempre Deus nos livra dos problemas, mas nos livra nos problemas. O conforto está em saber que Deus cuida de nós, ainda que os problemas persistam. Além dos seus cuidados diários, outra certeza que temos de que estamos debaixo da provisão e proteção do Senhor vem da sua própria Palavra. As Escrituras registram claramente as promessas do Senhor que garantem sua presença, cuidado e proteção para os que n’Ele confiam.” Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5). Então cabe a nós escutarmos o conselho bíblico: "Entrega o teu caminho ao Senhor,"confia nele, e o mais ele fará” (Salmo 37:5). 

 "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ou que vamos beber? ou que vamos vestir?  Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas” (Mateus 6:25-32). Portanto, se você está aflito e ansioso, descanse na certeza do cuidado do Senhor. Prossiga firme e constante, com humildade e confiança, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade.  

 Deixo aqui, mais um segredo: Sede sempre sóbrios e vigiai! Quanto mais conhecimento bíblico e relacionamento com Deus, mais sábio e astuto você fica. Quanto mais tempo você passa com Deus, mais sábio você se torna. Quantas e quantas pessoas deixaram de cumprir o seu chamado devido a pecado? Quantos não abandonaram a espada porque acharam que não poderiam vencer? Contudo, não é em nosso braço que vem a vitória. Não é em nossa sabedoria que alcançamos triunfo. É através da fé! Através da fé é que nós alcançamos a paz que excede todo entendimento. É a sua fé em Jesus que te fará vencer todo obstáculo!  Existem muitas pessoas que tem a mesma luta. 

 Lança sobre Ele tua ansiedade

Pois de tua vida, irmão, e do teu coração

Deus cuida de verdade

Lança sobre Ele tua preocupação

Oh, não temas, descansa

É o Senhor quem garante

Glorifica, então 

Circunstâncias da vida

Não podem te afastar do Senhor

Pois quando te afastas

Da tua boca foge o louvor

Oh, volta a sorrir!

Os teus problemas, confia a Jesus

Pois enquanto dormes

Deus faz questão de tudo suprir

Sobre Ele 

Não cai uma folha da árvore sem d'Ele a permissão

Deus quer te ensinar na prova o Seu nome adorar 

Lança sobre Ele tua ansiedade

Pois de tua vida, irmão, e do teu coração

Deus cuida de verdade (Cuida de verdade)

Lança sobre Ele (Lança sobre Ele)

Tua preocupação

Oh, não temas, descansa

É o Senhor quem garante

Glorifica, então

Oh, não temas, descansa

É o Senhor quem garante

Glorifica, então 

 Tatiana Malafaia - Sobre Ele tua Ansiedade

domingo, 18 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 15 TRANSFORMADOS POR JESUS

 


Tema: “Honra: a honra é um mandamento que prolonga a vida.”

Versículo do Dia: “… porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.”  I Samuel 2: 30

Honra, uma palavra pequena, mas que carrega um grande poder extraordinário e disponível para aqueles que caminham nela. Existe uma consequência quando nós não honramos, mas existe uma recompensa quando nós aprendemos a honrar. Portanto se devemos honra, temos que dá-la a quem de direito. Ser honrado por Deus todos nós queremos, no entanto só acontece quando nós propomos honrá-Lo em primeiro lugar, em todas as situações, em todos os momentos. Honrar é reverenciar, é respeitar, é obedecer, é amar. É assim que eu e você devemos ser para com Ele, nosso Criador e Redentor.

Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos”. (Marcos 6: 1-5)

As pessoas ouviam Jesus impressionadas na sinagoga, até eles o reconheceram e começarem a questionar a autoridade de Jesus, pois Ele não era a pessoa que eles estavam esperando. “Espera aí, esse sujeito que está querendo nos ensinar aqui não é o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão?” (Mateus 10: 40-42). Chegamos ao ponto interessante desta história, que como consequência dessa desonra Jesus não pôde fazer os milagres que Ele queria fazer naquele lugar. Assim como a honra produz um galardão, a desonra também trava o mover de Deus nas nossas vidas. Tem muita gente que está com a vida travada, que não consegue ver o milagre de Jesus na sua vida, que nada dá certo, simplesmente porque ainda não aprenderam o princípio da honra. Não aprenderam a respeitar e a reconhecer aqueles que Deus levantou sobre a sua vida e, até mesmo, honrar a Deus em primeiro lugar.

O fato é que o Senhor foi tão desonrado naquele lugar. E, infelizmente, muitas vezes nós temos a tendência de agir da mesma forma. Crucificamos aqueles que Deus enviou para nos abençoar simplesmente porque veio numa embalagem que você não gosta ou porque não está de acordo com seu padrão de qualidade. “E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa”. (Mateus 13:57)

“Deem honra ao SENHOR e anunciem a sua glória nas terras do mar”. (Isaías 42.12). A honra é uma chave divina, disponível aos humildes de coração, para o acesso sobrenatural a uma vida de milagres em todas as áreas. Em primeiro lugar, acima de tudo, devemos honrar a Deus em todas as coisas, através da nossa vida, família, ministério e finanças. A Ele TODA A HONRA! Honrar a Deus, também é honrar a sua palavra. “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”. (Provérbios 3.9,10). 

Aos coríntios Paulo adverte: “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.” (1Co 12.26). Quando não damos a honra devida a alguém, não estamos desonrando apenas a pessoa, mas a nós mesmos e ao corpo de Cristo. Quando honramos, também estamos sendo honrados, e estamos honrando todo o corpo de Cristo. 

Porém, quando não honramos perdemos muita coisa preciosa da parte de Deus, como exemplo, no nosso casamento, na nossa vida profissional, no meio da igreja porque nós não honramos da maneira que devemos honrar. E, não tem jeito, o Senhor sempre age no ambiente de honra! Onde existe desonra Deus não vai agir! É assim que funciona! Quando honramos uns aos outros trazemos sobre nós a alegria do Senhor, nos tornamos mais semelhantes a Jesus, e enchemos a terra da glória de Deus.

Deus quer que você experimente a honra, e muito mais. É muito importante entendermos e aceitarmos que, embora nem todos sejam dignos de honra, ou que honestamente falando, ninguém seja digno de honra, todos devemos honrar ao outro. Deus quer assim, esta é a Sua natureza. Se nós queremos o Senhor, se queremos servi-lo, é bom que o aceitemos como Ele é, e nos tornemos como Ele. Embora haja hierarquia e honrarias diferenciadas, somos convidados por Deus a honrarmos a todos e a andarmos por um. Deus nos convida a honrarmos aos que, aos nossos olhos, não merecem honra! O que acontece com aqueles que honram aos outros: eles são supridos em suas necessidades! Vemos na experiência do naufrágio de Paulo, todos os nativos daquela ilha honraram aos náufragos, por isso todos os enfermos da ilha foram curados! 

“Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio. Paulo ajuntou um monte de gravetos; quando os colocava no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se à sua mão. Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: "Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a Justiça não lhe permite viver". Mas Paulo, sacudindo a cobra no fogo, não sofreu mal nenhum.

Eles, porém, esperavam que ele começasse a inchar ou que caísse morto de repente, mas, tendo esperado muito tempo e vendo que nada de estranho lhe sucedia, mudaram de ideia e passaram a dizer que ele era um deus. Próximo dali havia uma propriedade pertencente a Público, o homem principal da ilha. Ele nos convidou a ficar em sua casa e, por três dias, bondosamente nos recebeu e nos hospedou. Seu pai estava doente, acamado, sofrendo de febre e disenteria. Paulo entrou para vê-lo e, depois de orar, impôs-lhe as mãos e o curou.

Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados. Eles nos prestaram muitas honras e, quando estávamos para embarcar, forneceram-nos os suprimentos que necessitávamos”. (Atos 28:1-10)

O segredo para este dia é: Seja qual for a sua necessidade, busque em PRIMEIRO lugar o Reino de Deus e a Sua JUSTIÇA. Submeta-se a Deus em todos os aspectos de sua vida, incluindo a honra que devemos aos outros. Ele se compromete em nos suprir plenamente, e mais que isso, Deus fará os seus pés como os das corças, e o fará andar de um modo muito mais excelente, pelo caminho do Seu amor. Este é o nosso Deus! O Senhor quer gerar esse ambiente de honra a sua volta. Onde existe honra, existe recompensa, onde existe honra existe mover de Deus, onde existe honra o Senhor opera milagres. Mas, onde não existe honra, as coisas ficam travadas!  

Teu reino será para sempre

Cantem ao Eterno Deus

Pois nada consegue se comparar

Cantem ao eterno Deus

Louvor e honra, poder e glória

Pertencem ao nosso Deus

Todos os povos, tudo que existe

Louvem ao eterno Deus

Toda língua confessará

Tua grande glória

Todo joelho se dobrará em louvor

Exaltado sempre serás

E o teu reino jamais passará

Oh eterno Deus

Teu reino é eterno Senhor

O teu reino Deus

Teu reino será para sempre 

Cantem ao eterno Deus (pois nada, nada, nada)

Pois nada consegue se comparar

Cantem ao eterno Deus

Toda língua confessará


Paulo César Baruk - Louvor e Honra (Ancient Of Days)

sábado, 17 de outubro de 2020

DEVOCIONAL 14 TRANSFORMADOS POR JESUS


“E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.”  I Samuel 30:6


Neste momento ou no passado, você deve ter se identificado com a situação descrita em 1 Samuel. Claro que não habitamos em Ziclague nem vivemos nos tempos de Saul e Davi. Mas, temos muito mais em comum com Davi e seus homens do que possamos imaginar. O inimigo pode invadir nosso território, no momento em que nós estivermos fora ou “dormindo”, ou em um caminho fora da vontade de Deus, e ele pode nos roubar coisas muito valiosas para nós, e isso no final pode ser traduzido em desapontamento, perda de esperanças, perda de visão e de entusiasmo, e o pior de tudo, a perda da fé. 

Todos naquele momento estavam em prantos, ninguém reage à dor com alegria, ela resulta em lágrimas. Contudo, depois do primeiro choque houve duas reações. Todos os outros continuaram a chorar e eles ficaram com raiva de Davi, o culpando por tudo, mas Davi tomou-se de coragem no Senhor e se encheu de esperança, pois conhecia muito bem esse Deus e que poderia clamar por Ele! Davi orou ao Senhor e como resposta ele foi a batalha e recuperou aquilo que havia perdido. 

E exatamente nesse momento o inimigo perdeu a batalha. Porque nesse momento eles pararam de chorar e começaram a lutar. E pela luta, eles recuperaram TUDO. Davi foi para uma batalha, mas quando voltou, sua cidade estava incendiada, completamente destruída, mas ele se fortaleceu, porque na adversidade ou você se amargura ou se fortalece. Davi se fortaleceu, conhecia a história dos seus irmãos, ele conhecia o conceito, o princípio. Você também é conhecedor deste princípio, nosso Senhor nos deixou mais que um livro, mas a SAGRADA ESCRITURA, a tenha como alimento diário.

Davi não perdeu tempo queixando-se da sua perda, assim como acontece com muitos de nós, que perde tempo com perguntas do tipo “por que, Deus?” Tenham em mente, toda vez que esta questão vai mais além do que uma expressão genuína do coração, como fez Jó, então ela não o conduzirá a nenhum lugar. Lembre-se “TODAS as coisas contribuem juntas para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28)! 

TODAS, tanto aquelas que pensamos como más como aquelas que pensamos como boas. Sua vida NÃO está nas mãos do inimigo comum, mas nas mãos de Deus. O nosso inimigo não objetiva em somente destruir ou roubar algo de você, seu propósito final é roubar a sua esperança, seu entusiasmo, seu CORAÇÃO. Ele sabe que somente os corações esperançosos são corações vivos. Mesmo que alguém o tenha ferido, sempre existirá uma forma de se recuperar! Entenda que a questão, não é “por que, Deus"? E sim, se você resistir, se encorajar no Senhor, não aceitará a perda. Resista, e então você recuperará tudo.  

As “cidades” das pessoas boas pode ser invadida pelo inimigo de nossas almas. Em resposta a perda, muitos de nós escolhemos anestesiar os nossos corações de forma que é melhor não sentir mais dor, e deixarmos de executar a “estrada da fé” – é uma estrada cheia de serviço e trabalhos -, e você deve sempre exercitá-la. Muitos se sentem acomodados com situações de perda e se negam a admitir que ainda podem recuperar aquilo que se perdeu. Vivendo somente para sobreviver, sem esperança nem sonhos, em vez de buscar novamente o relacionamento vivo que eles tinham com Deus. A decisão é sua: Você escolhe dá a volta por cima ou aceita a perda. 

Se hoje você está machucado, seu ferimento não será curado pela aceitação da derrota e a perda ou da falsa ideia de que “é impossível ter sucesso novamente”. Os ferimentos serão curados somente se você parar de chorar e buscar direção no Senhor. Deus não muda, Ele é o mesmo de ontem e hoje. Ele é exatamente o mesmo Deus como quando você o encontrou primeiro. Nós podemos ser feridos, mas não encontraremos cura na resignação, senão no "encorajamento de nós mesmos no Senhor" e resistindo para recuperar tudo. Não é com trabalhos religiosos que muitos costumam cobrir o vazio de seu relacionamento verdadeiro com Deus. Você quer encontrar o nível de seu relacionamento com Deus? Não olhe para suas atividades, vá além, mergulhe neste amor, Jesus está a porta, ABRA e seja guiado!

Nós podemos chorar o quanto quisermos, nós podemos ver que a vida é dura. E ela é! Contudo, conforme Davi e seus homens fizeram, você precisa tomar uma decisão: ou você persiste ou continua na derrota culpando os outros pela sua perda. Escondendo provavelmente sua frustração por anestesia, apatia e atividade religiosa. Se encoraja no Senhor, como fez Davi, e vá a batalha para recuperar tudo. Esta é verdadeiramente uma decisão crítica, uma decisão de vida ou morte espiritual. A escolha é sua, viver espiritualmente ferido, ou como herói espiritual.  "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". (João 16:33).

Quando a emoção toma o controle, ela obscurece a razão. Pessoas amarguradas não pensam, falam bobagens, blasfemam, porque a amargura é um sentimento muito negativo, muito ruim. Davi também ficou muito triste, muito perturbado, afinal de contas, ele também fora atingido, porém, não se deixou levar pela emoção, ele protegeu o seu coração, a sua unção. Então, guarde o seu coração da amargura, ou ela o derrotará. Saiba o que derrota você, não é somente as circunstâncias de fora, mas a atitude que há dentro do seu coração. O que aconteceu lá fora foi um desastre e não poderia ser pior, mas Davi se fortaleceu no Senhor. Mas e você, o que lembra na hora da adversidade? O que passa na sua cabeça ou qual o primeiro pensamento que vem? A quem recorrer ou aonde ir? O que você faz na hora da adversidade? Fortaleça-se no Senhor. Entre na presença de Deus, abra a sua mente, ouça a palavra, deixe o Espírito Santo falar com você, porque você estando fortalecido, saberá por onde começar.      

O inimigo tocou nas finanças, na sua família, perdeu alguém que ama muito para o mundo, você foi tocado na saúde, o inimigo criou contenda, aonde tenha sido a perda, REAJA e LUTE, pois Deus é contigo! “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” (1 Coríntios 15:58). Entenda a vontade do nosso Pai, para que assim você possa lutar. “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor” (Efésios 5:17).

Segredo para este dia: Na adversidade, primeiramente BUSQUE a Deus, OUÇA o que Ele tem a falar. Coloque em seu coração que a VONTADE de Deus deve prevalecer sobre tudo. “Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:18). Tenha FÉ e seja FIEL, Deus quer ver uma fé autêntica e pura, “sem fé é impossível agradar a Deus!” (Hebreus 11.6). E não esqueça a chave: guarde as suas emoções e não entre em desespero. Não se amargure. Guarde o seu coração, mesmo que você tenha sido atingido, mesmo que tenha algo te machucando, guarde o seu espírito, as emoções feridas, envolvidas e atingidas, porque o Senhor te devolverá várias vezes mais, porque na adversidade você irá crescer. Dobre os seus joelhos no chão e clame ao Senhor teu Deus, porque ele reverte qualquer situação. "Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 29:12-13)

Quem é o Homem que teve o poder

De andar sobre o mar?

Quem é Ele que pode fazer o mar se calar?

No momento em que

A tempestade vier te afogar

Ele vem com toda autoridade

E manda acalmar

Quem é Homem que teve

O poder de fazer Israel

Caminhar por entre as águas do Mar Vermelho

Fez caminho no meio do mar

Para o povo de Israel passar

Do outro lado com os pés enxutos

Puderam cantar o hino da vitória

Quando estiver frente ao mar

E não puder atravessar

Chame este Homem com fé

Só Ele abre o mar

Não tenha medo, irmão, se atrás vem Faraó

Deus vai te atravessar

E você vai entoar o hino da vitória

Toda vez que o Mar Vermelho

Tiver que passar

Chame logo este Homem para te ajudar

É nas horas mais difíceis que Ele mais te vê

Pode chamar este Homem que Ele tem poder

Se passares pelo fogo não vai te queimar

Se nas águas tu passares não vão te afogar

Faça como Israel que o mar atravessou

E no nome do Senhor um hino de vitória

Do outro lado cantou

Hino da vitória - Cassiane